Um rebanho de ovelhas vai ‘invadir’ Lisboa em defesa do queijo da Serra da Estrela
6 Março, 2017 9222 Views

Um rebanho de ovelhas vai ‘invadir’ Lisboa em defesa do queijo da Serra da Estrela

Um rebanho de ovelhas vai deslocar-se a Lisboa com um pastor, na terça-feira, numa iniciativa da Câmara de Oliveira do Hospital para alertar para a ameaça de extinção do queijo genuíno da Serra da Estrela.

Com início às 15h00, no Parque Eduardo VII, a ação visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar o queijo certificado, com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, “uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa”, feito com leite de ovelhas de raças autóctones.

O programa na capital destina-se também a divulgar a 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorrerá nesta cidade do distrito de Coimbra no sábado e no domingo, com a presença de 300 expositores, entre produtores de queijo e de outros bens locais.

Pelo segundo ano consecutivo, a feira do queijo de Oliveira do Hospital é apadrinhada pelo ator e apresentador de televisão Fernando Mendes, que protagoniza um vídeo promocional do evento, partilhando algumas cenas com o pastor António Lameiras.

A Câmara Municipal, presidida por José Carlos Alexandrino, “pretende gerar mais um alerta para a necessidade de preservação e valorização de um dos grandes tesouros da gastronomia portuguesa e contra o perigo de extinção de um dos mais antigos produtos tradicionais de Portugal”, refere a autarquia em comunicado.

“É fundamental criar medidas de incentivo financeiro para a aquisição de animais de raças autóctones, por forma a garantir a biodiversidade animal e a genuinidade do produto”, defende o autarca, citado na nota.

Na sua opinião, importa ainda “fomentar o aparecimento de jovens no setor”, concedendo “inovação, dinâmica e viabilidade económica” a esta atividade milenar dos 18 municípios ligados à Serra da Estrela, nos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Realçando a “anunciada publicação de legislação que torna obrigatória a menção da origem do leite que está na base da produção do queijo Serra da Estrela”, José Carlos Alexandrino diz estar “consciente das dificuldades com que muitos produtores se debatem ao nível do processo de certificação” do produto endógeno.

Nos últimos dias, a Câmara de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição de um apoio de 5.000 euros às queijarias do concelho que produzem queijo DOP Serra da Estrela.

“Tudo faremos para conservar este grande legado patrimonial, dando aos consumidores garantias de qualidade e de que estão a comprar o que é nosso, porque ninguém nos perdoará se deixarmos perder um dos maiores tesouros gastronómicos do país”, sublinha o presidente do município.

Na terça-feira, em Lisboa, após um desfile das ovelhas acompanhadas pelo pastor com o seu traje tradicional da Serra da Estrela, os presentes são convidados para uma degustação de queijo DOP, podendo ainda visionar uma exposição ligada à pastorícia e à produção do queijo.

com:noticiasaominuto.com

Previous Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu
Next CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

Artigos Relacionados

Sociedade

Dois detidos em Cantanhede por posse de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede detiveram dois homens de 27 e de 28 anos, por posse ilegal de produtos estupefacientes, em Cantanhede – Coimbra.

Última Hora

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Região

Figueira da Foz: Homem mata mulher a tiro

Uma mulher foi morta a tiro, esta manhã, em Quiaios, na Figueira da Foz.

Informação

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Informação

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

Última Hora

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia

Informação

Oliveira do Hospital apela à solidariedade para com as vítimas de Pedrógrão

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso uma campanha de recolha de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógrão Grande.

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Região

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

Informação

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, nos dias 29 e 30 de janeiro, deteve três homens e uma mulher …

Região

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Última Hora

Mulher de 40 anos que desapareceu na Guarda já foi encontrada

Uma mulher de 40 anos que se encontrava desaparecida em Gonçalo, na Guarda, já foi encontrada, confirmou fonte da GNR.