Um rebanho de ovelhas vai ‘invadir’ Lisboa em defesa do queijo da Serra da Estrela
6 Março, 2017 3176 Views

Um rebanho de ovelhas vai ‘invadir’ Lisboa em defesa do queijo da Serra da Estrela

Um rebanho de ovelhas vai deslocar-se a Lisboa com um pastor, na terça-feira, numa iniciativa da Câmara de Oliveira do Hospital para alertar para a ameaça de extinção do queijo genuíno da Serra da Estrela.

Com início às 15h00, no Parque Eduardo VII, a ação visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar o queijo certificado, com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Estrela, “uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa”, feito com leite de ovelhas de raças autóctones.

O programa na capital destina-se também a divulgar a 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorrerá nesta cidade do distrito de Coimbra no sábado e no domingo, com a presença de 300 expositores, entre produtores de queijo e de outros bens locais.

Pelo segundo ano consecutivo, a feira do queijo de Oliveira do Hospital é apadrinhada pelo ator e apresentador de televisão Fernando Mendes, que protagoniza um vídeo promocional do evento, partilhando algumas cenas com o pastor António Lameiras.

A Câmara Municipal, presidida por José Carlos Alexandrino, “pretende gerar mais um alerta para a necessidade de preservação e valorização de um dos grandes tesouros da gastronomia portuguesa e contra o perigo de extinção de um dos mais antigos produtos tradicionais de Portugal”, refere a autarquia em comunicado.

“É fundamental criar medidas de incentivo financeiro para a aquisição de animais de raças autóctones, por forma a garantir a biodiversidade animal e a genuinidade do produto”, defende o autarca, citado na nota.

Na sua opinião, importa ainda “fomentar o aparecimento de jovens no setor”, concedendo “inovação, dinâmica e viabilidade económica” a esta atividade milenar dos 18 municípios ligados à Serra da Estrela, nos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

Realçando a “anunciada publicação de legislação que torna obrigatória a menção da origem do leite que está na base da produção do queijo Serra da Estrela”, José Carlos Alexandrino diz estar “consciente das dificuldades com que muitos produtores se debatem ao nível do processo de certificação” do produto endógeno.

Nos últimos dias, a Câmara de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição de um apoio de 5.000 euros às queijarias do concelho que produzem queijo DOP Serra da Estrela.

“Tudo faremos para conservar este grande legado patrimonial, dando aos consumidores garantias de qualidade e de que estão a comprar o que é nosso, porque ninguém nos perdoará se deixarmos perder um dos maiores tesouros gastronómicos do país”, sublinha o presidente do município.

Na terça-feira, em Lisboa, após um desfile das ovelhas acompanhadas pelo pastor com o seu traje tradicional da Serra da Estrela, os presentes são convidados para uma degustação de queijo DOP, podendo ainda visionar uma exposição ligada à pastorícia e à produção do queijo.

com:noticiasaominuto.com

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu
Next CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD

Artigos Relacionados

Informação

“Há Festa…” animou Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A zona antiga da cidade de Oliveira do Hospital já não passa sem o “Há Festa na Zona Histórica”.

Última Hora

Fibra Óptica chega a Oliveira do Hospital, mas está longe de servir todo o concelho

A Meo está a proceder à instalação de uma rede de fibra ótica no concelho de Oliveira do Hospital, ficando limitada numa primeira fase à cidade e freguesias limítrofes, num

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Região

Confraria do Bucho de Arganil celebra o 10º capítulo

Sob a égide “Dez Anos de Confraria – Dez Capítulos de Tradição com Sabor a História”, a Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil realiza, dia 8 de outubro, o X

Informação

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Região

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Última Hora

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e

Última Hora

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu

Última Hora

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Última Hora

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Última Hora

Arganil: Candidato do PSD promove reuniões participativas nas freguesias

A candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil iniciou este mês na União de Freguesias de Cardeira e Moura da Serra os encontros que pretende realizar em todo

Nacional

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

  A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e para a fé.

Sociedade

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Última Hora

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Informação

Região: PJ deteve suspeito de atear fogo à própria casa

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, de 24 anos, suspeito de no dia de ontem, pelas 06h00, ter ateado fogo…

Informação

Ricardo Pereira Alves é cabeça de lista à Assembleia Municipal de Arganil pelo PSD

A candidatura Confiança no Futuro, pelo PSD, à Câmara Municipal de Arganil confirma o nome de Ricardo Pereira Alves, atual presidente do Município, como cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Cultura

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Sociedade

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Bombeiros de Lagares comemoram 70º aniversário com remodelação do quartel

A inauguração da ampliação e remodelação do quartel vai marcar no próximo domingo, 5 de junho, a comemoração do 70º aniversário da Associação Humanitária…

Última Hora

Operação Natal da GNR, terminou com mais acidentes.

Terminou com mais acidentes a operação Natal Tranquilo da GNR. Este ano, entre sexta e domingo, houve 594 acidentes, mais do que em 2015. Por outro lado, foram menos as

Região

GNR capturou foragido e apreendeu várias armas de fogo

A GNR deteve um homem de 38 anos em cumprimento de um mandado de detenção para cumprimento de pena, tendo ainda apreendido várias armas de fogo nos distritos de Aveiro

Sociedade

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…