“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)
23 Maio, 2019 445 Views

“Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida” (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 26 de maio, que inicia mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que decorre até 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral.

Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital e responsável pela organização do certame referiu que o objetivo é promover a aquisição do livro e hábitos de leitura. “Um livro é um ótimo companheiro da nossa vida”, assegurou.

Às portas do certame, que conta com a participação de mais de 50 editoras, mais de 500 títulos e mais de cinco mil livros, Graça Silva desafiou hoje, em direto no noticiário das 12h00, toda a população a “acompanhar a programação da Feira do Livro até ao dia 29 de maio, das 10h00 às 22h00”, garantindo que está preparado um programa “muito vasto e diverso dirigido a todo público, focando sempre a aquisição de livros, para que o livro possa continuar a ser um amigo, um aliado, um elemento não esquecido, uma oferta, uma prenda, uma lembrança e um ótimo companheiro da nossa vida”. Aos que “leem pouco”, a responsável assegura que “um livro continua a ser um bom companheiro da nossa vida e tem sempre muito para nos contar e para nos dizer”.

A Feira do Livro de Oliveira do Hospital vai decorrer na tenda instalada no Largo Ribeiro do Amaral e tem inauguração prevista paras as 14h30, pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, que nessa tarde dará também as boas vindas ao autor nacional Francisco Moita Flores que vem apresentar, pelas 16h00 o livro “O Mistério do Caso de Campolide”. Este será o “Livro do Dia” no arranque da Feira do Livro que, ao longo dos quatro dias, reúne um conjunto vasto de iniciativas, entre oficinas experimentais promovidas pela BLC3, exposições, jogos, pinturas faciais e modelagem de balões, entre outras iniciativas. O encontro dos autores do concelho também marcará o primeiro dia da Feira do Livro.

No dia 27 de maio, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos e do Secundário, entre as várias iniciativas previstas, destaca-se às 15h00, a apresentação do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova, por ocasião do 33º aniversário da estação e que reúne um conjunto de notícias e fotografias alusivas ao grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e capacidade de recuperação dos oliveirenses após a tragédia. Este livro foi escolhido pela organização, como o Livro do Dia.

“Roubar ao Mar” da autora Carmen Zita Ferreira é o livro que se destaca a 28 de maio, dia dedicado ao 1º Ciclo, dia que entre outras iniciativas se destaca a sessão de entrega dos Diplomas aos candidatos certificados pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No último dia do certame, 29 de maio, dedicado ao Pré-Escolar, destaca-se “Dois Dedos de Conversa” de Carmen Zita Ferreira, enquanto “Livro do Dia”.

Em cada ano, a preocupação do Município vai no sentido de “melhorar” a organização da Feira do Livro, mantendo porém a tónica no incentivo ao comércio local. “Vamos ter connosco a Meio Mundo e a papelaria Nova Pérola, mas temos que nos preocupar em ter livros diversificados, contando com 12 expositores ”. À Rádio Boa Nova, Graça Silva notou que há já “um conjunto de editoras que reconhecem a nossa feira e que vão estar como expositores”. A vereadora ambiciona por isso a expansão da feira “a nível regional, para que possamos ter também maior diversidade de livros”.

Conheça aqui toda a programação da Feira do Livro

 

Previous Queda de varanda mata homem em Lamego
Next CIM da Região de Coimbra promove Expo Empresas e final do concurso intermunicipal em Vila Nova de Poiares

Artigos Relacionados

Destaque

Cerca de 70 atletas participam em Encontro de Desporto Adaptado em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Atividade Física, que hoje se assinala, fica marcado no concelho de Oliveira do Hospital, pela realização do terceiro Encontro de Desporto Adaptado, …

Última Hora

Secção do Centro alerta para “inundação” de médicos na próxima década

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, alertou hoje que na próxima década vai ocorrer uma “inundação” …

Destaque

Entregues mais três casas no concelho oliveirense. “Na região, cerca de 55% estão concluídas e pagas”

Foram entregues mais três habitações que foram destruídas pelo grande incêndio de 2017, no concelho de Oliveira do Hospital. “Na região Centro, das cerca de 800 habitações incluídas no programa

Informação

Parlamento Europeu vota a favor da abolição da mudança de hora

O Parlamento Europeu pronunciou-se esta terça-feira, em Estrasburgo, a favor da proposta de fim da mudança de hora bianual, mas apenas em 2021,…

Região

Um morto em acidente com trator agrícola em Penacova

Um homem com cerca de 60 anos morreu, ontem à tarde, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia em Penacova.  

Sociedade

Oliveira do Hospital vai candidatar aldeias às “7 Maravilhas de Portugal”

O Município de Oliveira do Hospital vai entrar na nova competição das “7 Maravilhas de Portugal” agora dedicada às aldeias.

Informação

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Informação

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…

Última Hora

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Sociedade

Câmara de Oliveira do Hospital assegura que água “pode ser consumida sem qualquer restrição”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou hoje, em comunicado, que a água de abastecimento público que está a ser distribuída aos munícipes, …

Última Hora

Benfiquistas preparam festa do tetra na “rotunda do cavaleiro”

A “rotunda do cavaleiro”, em Oliveira do Hospital, está desde o início da semana reservada pelos benfiquistas para a eventual festa do “tetra” que, este ano, pode acontecer amanhã, dia

Região

Tondela: Doente internado em Coimbra com prognóstico reservado. Em Viseu os feridos estão estáveis

Um dos feridos no incêndio de sábado numa associação recreativa em Tondela, que está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresenta-se com prognóstico reservado, disse hoje fonte