Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

… em Winterswikj, na Holanda, no colégio com o nome do escritor holandês que viveu, em Vila Pouca da Beira.

Durante seis dias, vão ser vários os desafios colocados aos alunos da turma de Restauração- variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar e professoras que os acompanham, com o objetivo de darem a conhecer a gastronomia da nossa região. A comitiva que parte de Oliveira do Hospital vai confecionar e servir um almoço para 25 pessoas, um jantar para 50 pessoas e dinamizar um workshop de gastronomia portuguesa. Os alunos visitarão ainda um restaurante da cidade, galardoado com uma estrela Michelin. Cristina Borges, sub diretora do Agrupamento e professora de Inglês que vai acompanhar os estudantes, reconhece a importância deste intercâmbio, entendendo ser uma “experiência única” e uma “mais valia” para cada um dos alunos.

O intercâmbio com o Gerrit Komrij College estará diretamente associado ao facto de aquele conhecido escritor holandês ter residido em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, tendo motivado a visita do diretor ao Agrupamento de Escolas oliveirense com o propósito de um intercâmbio literário, que acabou por se “estender ao intercâmbio gastronómico”, como explicou Cristina Borges, por naquele colégio também existir um curso de restauração.

A realização deste intercâmbio vem provar a importância que o curso de restauração tem vindo a conquistar. “Temos investido muito na preparação destes alunos. Têm saído ótimos profissionais” já colocados em “unidades de grande qualidade”, refere a sub diretora do Agrupamento Escolas, certa de que “esta iniciativa vem cimentar ainda ais este curso e incentivar a frequência de outros alunos”.

Cristina Manuela é a professora de Restaurante/ Bar que acompanha estes alunos à Holanda e que com eles leva a efeito uma espécie de treino intensivo. “Vamos servir de embaixadores da gastronomia”, referiu à Rádio Boa Nova a professora que não tem dúvidas de que “os jovens estarão à altura” do desafio. Caso contrário, refere, “não teríamos ingressado num projeto destes”.

Da ementa farão parte, como explicou Sónia Rendeiro, professora de serviços de cozinha e pastelaria, “pratos típicos portugueses” com bacalhau, lombo, queijo serra da estrela, entre outros. Entre as sobremesas destaque para o leite creme e arroz doce. No workshop vão ser confecionadas outras iguarias como pastéis de nata, arroz de suã e ameijoa à bolhão pato. De acordo com a docente tudo está a ser preparado para que “corra tudo bem”.

Quase de partida, os alunos não escondem a motivação de poder confecionar refeições num outro país. Joana Freie encara a experiência positiva, pelo facto de poder contactar com pessoas de nacionalidade diferente. Sente-se confiante, já que esta é uma área que gosta e a qual pretende seguir a nível profissional.

Já o colega Rodrigo encara o intercâmbio como uma “oportunidade para todos”, sendo que a diferença do que têm feito até aqui, se prende com o facto de a confeção acontecer noutro país.

O intercâmbio não se esgota na confeção das refeições. Os alunos devem ainda fazer a apresentação dos pratos em inglês.

A par do intercâmbio gastronómico, decorre ainda o intercâmbio literário participado por outro grupo de alunos.

 

 

image_pdfimage_print
Previous Casimiro Santos, do L'artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo
Next Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

Artigos Relacionados

Sociedade

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …

Desporto

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Sociedade

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Sociedade

Xanana Gusmão visita esta sexta feira Oliveira do Hospital

Esta sexta feira pelas 10h30 Xanana Gusmão, ex líder de Timor Leste, visita Oliveira do Hospital, Um gesto de solidariedade para com todas as vitimas dos incêndios de domingo, com

Informação

Homem detido por incêndio florestal no concelho da Guarda

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no concelho da Guarda, um homem de 49 anos, pela alegada autoria de dois crimes de incêndio florestal ocorridos …

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Sociedade

Eptoliva festejou 25 anos de ensino profissional

A Eptoliva comemorou na sexta feira, dia 11, 25 anos de ensino profissional em Oliveira do Hospital e na região. César Oliveira, Maria Antónia Matos e Ivo Portela, fundadores da

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Última Hora

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Nacional

GNR deteve 166 pessoas no fim de semana

A GNR deteve 166 pessoas em flagrante delito no fim de semana, 89 das quais por condução sob o efeito de álcool e seis por tráfico de droga.

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Região

Camião virou-se à entrada para o IC6

Um camião virou-se esta manhã à entrada para o IC6, no concelho de Tábua. O acidente aconteceu cerca das 07h40 e provocou ferimentos ligeiros no condutor do pesado.

Região

Tábua recebe o “Mercado Noturno”

Tábua vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Mercado Noturno”, que irá ter lugar no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h30.

Cultura

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.

Educação

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Última Hora

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Sociedade

Misericórdia de Galizes vai criar Centro de Acolhimento Temporário para a deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes vai apostar numa nova valência. Trata-se de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens deficientes…

Desporto

Desporto – Resultados

No Distrital de Honra da AFC, o FCOH dividiu pontos ao empatar com o Sourense 0-0. Quem beneficiou foi o Condeixa que venceu o Ançã por 2-0, assumindo o 1º

Última Hora

Dois feridos graves em choque frontal em Oliveira do Hospital

Dois jovens ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no sábado à noite na EN17, localidade de Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Os dois jovens, residentes no

Destaque

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Última Hora

Ministro Adjunto diz que BLC3 é “uma referência e tem que ser mais conhecida”

O ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, visitou na sexta feira à tarde a BLC3_ Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital.