Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

… em Winterswikj, na Holanda, no colégio com o nome do escritor holandês que viveu, em Vila Pouca da Beira.

Durante seis dias, vão ser vários os desafios colocados aos alunos da turma de Restauração- variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar e professoras que os acompanham, com o objetivo de darem a conhecer a gastronomia da nossa região. A comitiva que parte de Oliveira do Hospital vai confecionar e servir um almoço para 25 pessoas, um jantar para 50 pessoas e dinamizar um workshop de gastronomia portuguesa. Os alunos visitarão ainda um restaurante da cidade, galardoado com uma estrela Michelin. Cristina Borges, sub diretora do Agrupamento e professora de Inglês que vai acompanhar os estudantes, reconhece a importância deste intercâmbio, entendendo ser uma “experiência única” e uma “mais valia” para cada um dos alunos.

O intercâmbio com o Gerrit Komrij College estará diretamente associado ao facto de aquele conhecido escritor holandês ter residido em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, tendo motivado a visita do diretor ao Agrupamento de Escolas oliveirense com o propósito de um intercâmbio literário, que acabou por se “estender ao intercâmbio gastronómico”, como explicou Cristina Borges, por naquele colégio também existir um curso de restauração.

A realização deste intercâmbio vem provar a importância que o curso de restauração tem vindo a conquistar. “Temos investido muito na preparação destes alunos. Têm saído ótimos profissionais” já colocados em “unidades de grande qualidade”, refere a sub diretora do Agrupamento Escolas, certa de que “esta iniciativa vem cimentar ainda ais este curso e incentivar a frequência de outros alunos”.

Cristina Manuela é a professora de Restaurante/ Bar que acompanha estes alunos à Holanda e que com eles leva a efeito uma espécie de treino intensivo. “Vamos servir de embaixadores da gastronomia”, referiu à Rádio Boa Nova a professora que não tem dúvidas de que “os jovens estarão à altura” do desafio. Caso contrário, refere, “não teríamos ingressado num projeto destes”.

Da ementa farão parte, como explicou Sónia Rendeiro, professora de serviços de cozinha e pastelaria, “pratos típicos portugueses” com bacalhau, lombo, queijo serra da estrela, entre outros. Entre as sobremesas destaque para o leite creme e arroz doce. No workshop vão ser confecionadas outras iguarias como pastéis de nata, arroz de suã e ameijoa à bolhão pato. De acordo com a docente tudo está a ser preparado para que “corra tudo bem”.

Quase de partida, os alunos não escondem a motivação de poder confecionar refeições num outro país. Joana Freie encara a experiência positiva, pelo facto de poder contactar com pessoas de nacionalidade diferente. Sente-se confiante, já que esta é uma área que gosta e a qual pretende seguir a nível profissional.

Já o colega Rodrigo encara o intercâmbio como uma “oportunidade para todos”, sendo que a diferença do que têm feito até aqui, se prende com o facto de a confeção acontecer noutro país.

O intercâmbio não se esgota na confeção das refeições. Os alunos devem ainda fazer a apresentação dos pratos em inglês.

A par do intercâmbio gastronómico, decorre ainda o intercâmbio literário participado por outro grupo de alunos.

 

 

image_pdfimage_print
Previous Casimiro Santos, do L'artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo
Next Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

Artigos Relacionados

Última Hora

Ex-deputada do PSD começa hoje a ser julgada por peculato no Tribunal da Guarda

O Tribunal da Guarda começa, esta manhã, a julgar pelos crimes de peculato e de falsidade informática a antiga presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS)

Última Hora

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Destaque

Associação de Vítimas pondera avançar com ação coletiva contra o Estado

Luís Lagos, presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), anunciou, ontem, a “intenção de colocar uma ação coletiva contra o Estado”…

Informação

Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Coimbra, identificou, no passado dia 18 de maio, dois homens por infração à lei

Última Hora

PJ deteve alegado incendiário no concelho da Sertã

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 61 anos, que é suspeito de ter ateado um incêndio florestal no concelho da Sertã, no distrito de

Informação

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Última Hora

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Cultura

Jovem de 13 anos surpreende com novo vídeo promocional de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Duarte Gouveia, jovem oliveirense com 13 anos, produziu mais um vídeo no âmbito do “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, que foi divulgado na inauguração da EXPOH 2017.

Informação

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Última Hora

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Última Hora

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta

O incêndio que lavrou esta semana no concelho da Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de diferentes povoamentos florestais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, José

Informação

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Última Hora

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Informação

Roubaram pneus de carrinha da Cáritas em S. Paio de Gramaços

Uma carrinha da Cáritas, ao serviço do centro localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital foi objeto de furto na última noite.

Cultura

Luís Antero e Tiago Cerveira voltam ao CineEco com “O rio-parte3”

A curta documental “O rio – parte 3”, da dupla de Oliveira do Hospital Luís Antero e Tiago Cerveira, marca presença no XXII CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental,

Última Hora

Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Num comentário ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizado ontem à noite, …

Última Hora

Equipa médica de Coimbra vai operar crianças refugiadas sírias na Jordânia

Uma equipa médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, parte no sábado para a Jordânia onde prevê realizar mais de uma dezena

Informação

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Última Hora

Oliveira do Hospital recebe extensão do Cine’Eco

O Município de Oliveira do Hospital promove, como vem sendo hábito nos últimos anos, mais uma extensão do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, realizado anualmente no vizinho

Região

Governo apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Alvôco de Várzeas

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta 20 novas equipas de sapadores florestais, na quinta-feira, em Oliveira do Hospital, onde há 10 anos foi criada a primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF)

Região

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Politica

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Região

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.