Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

… em Winterswikj, na Holanda, no colégio com o nome do escritor holandês que viveu, em Vila Pouca da Beira.

Durante seis dias, vão ser vários os desafios colocados aos alunos da turma de Restauração- variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar e professoras que os acompanham, com o objetivo de darem a conhecer a gastronomia da nossa região. A comitiva que parte de Oliveira do Hospital vai confecionar e servir um almoço para 25 pessoas, um jantar para 50 pessoas e dinamizar um workshop de gastronomia portuguesa. Os alunos visitarão ainda um restaurante da cidade, galardoado com uma estrela Michelin. Cristina Borges, sub diretora do Agrupamento e professora de Inglês que vai acompanhar os estudantes, reconhece a importância deste intercâmbio, entendendo ser uma “experiência única” e uma “mais valia” para cada um dos alunos.

O intercâmbio com o Gerrit Komrij College estará diretamente associado ao facto de aquele conhecido escritor holandês ter residido em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, tendo motivado a visita do diretor ao Agrupamento de Escolas oliveirense com o propósito de um intercâmbio literário, que acabou por se “estender ao intercâmbio gastronómico”, como explicou Cristina Borges, por naquele colégio também existir um curso de restauração.

A realização deste intercâmbio vem provar a importância que o curso de restauração tem vindo a conquistar. “Temos investido muito na preparação destes alunos. Têm saído ótimos profissionais” já colocados em “unidades de grande qualidade”, refere a sub diretora do Agrupamento Escolas, certa de que “esta iniciativa vem cimentar ainda ais este curso e incentivar a frequência de outros alunos”.

Cristina Manuela é a professora de Restaurante/ Bar que acompanha estes alunos à Holanda e que com eles leva a efeito uma espécie de treino intensivo. “Vamos servir de embaixadores da gastronomia”, referiu à Rádio Boa Nova a professora que não tem dúvidas de que “os jovens estarão à altura” do desafio. Caso contrário, refere, “não teríamos ingressado num projeto destes”.

Da ementa farão parte, como explicou Sónia Rendeiro, professora de serviços de cozinha e pastelaria, “pratos típicos portugueses” com bacalhau, lombo, queijo serra da estrela, entre outros. Entre as sobremesas destaque para o leite creme e arroz doce. No workshop vão ser confecionadas outras iguarias como pastéis de nata, arroz de suã e ameijoa à bolhão pato. De acordo com a docente tudo está a ser preparado para que “corra tudo bem”.

Quase de partida, os alunos não escondem a motivação de poder confecionar refeições num outro país. Joana Freie encara a experiência positiva, pelo facto de poder contactar com pessoas de nacionalidade diferente. Sente-se confiante, já que esta é uma área que gosta e a qual pretende seguir a nível profissional.

Já o colega Rodrigo encara o intercâmbio como uma “oportunidade para todos”, sendo que a diferença do que têm feito até aqui, se prende com o facto de a confeção acontecer noutro país.

O intercâmbio não se esgota na confeção das refeições. Os alunos devem ainda fazer a apresentação dos pratos em inglês.

A par do intercâmbio gastronómico, decorre ainda o intercâmbio literário participado por outro grupo de alunos.

 

 

image_pdfimage_print
Previous Casimiro Santos, do L'artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo
Next Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

Artigos Relacionados

Nacional

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Informação

Seia apaga as luzes pelo Planeta

O Município de Seia vai desligar as luzes de edifícios públicos no dia 19 de março de 2016, entre as 20h30 e as 21h30, em associação ao maior movimento global

Última Hora

Sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Rádio Boa Nova

O habitual sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital realiza-se esta tarde, pelas 14h15, na Rádio Boa Nova.

Sociedade

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…

Sociedade

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Sociedade

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a “transparência”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves aplaude performance de Oliveira do Hospital no Índice de Transparência.

Última Hora

Micro e pequenas empresas de Oliveira do Hospital podem candidatar-se a fundos comunitários

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de divulgação e informação sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) através do qual é disponibilizado…

Região

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Informação

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Informação

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Sociedade

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,… … no âmbito do projeto “Igualdade

Sociedade

GNR deteve 166 pessoas no fim de semana

A GNR deteve 166 pessoas em flagrante delito no fim de semana, 89 das quais por condução sob o efeito de álcool e seis por tráfico de droga.

Desporto

Desporto – Resultado de fim de semana

Na jornada 10 do Campeonato Nacional Prio, o Lusitano FCV venceu o Nogueirense enquanto o Tourizense foi ao Mortágua perder por 4-2. Destaque para o Anadia que goleou a Académica

Região

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Informação

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Informação

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Informação

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Informação

Rádio Boa Nova esteve em simultâneo com a Antena 3

A Rádio Boa Nova esteve hoje em simultâneo com a Antena 3. Liliana Lopes e Zé Manel Conde conversaram com Ana Galvão e Joana Marques, no programa “As Donas de

Última Hora

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Informação

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …