Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

… em Winterswikj, na Holanda, no colégio com o nome do escritor holandês que viveu, em Vila Pouca da Beira.

Durante seis dias, vão ser vários os desafios colocados aos alunos da turma de Restauração- variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar e professoras que os acompanham, com o objetivo de darem a conhecer a gastronomia da nossa região. A comitiva que parte de Oliveira do Hospital vai confecionar e servir um almoço para 25 pessoas, um jantar para 50 pessoas e dinamizar um workshop de gastronomia portuguesa. Os alunos visitarão ainda um restaurante da cidade, galardoado com uma estrela Michelin. Cristina Borges, sub diretora do Agrupamento e professora de Inglês que vai acompanhar os estudantes, reconhece a importância deste intercâmbio, entendendo ser uma “experiência única” e uma “mais valia” para cada um dos alunos.

O intercâmbio com o Gerrit Komrij College estará diretamente associado ao facto de aquele conhecido escritor holandês ter residido em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, tendo motivado a visita do diretor ao Agrupamento de Escolas oliveirense com o propósito de um intercâmbio literário, que acabou por se “estender ao intercâmbio gastronómico”, como explicou Cristina Borges, por naquele colégio também existir um curso de restauração.

A realização deste intercâmbio vem provar a importância que o curso de restauração tem vindo a conquistar. “Temos investido muito na preparação destes alunos. Têm saído ótimos profissionais” já colocados em “unidades de grande qualidade”, refere a sub diretora do Agrupamento Escolas, certa de que “esta iniciativa vem cimentar ainda ais este curso e incentivar a frequência de outros alunos”.

Cristina Manuela é a professora de Restaurante/ Bar que acompanha estes alunos à Holanda e que com eles leva a efeito uma espécie de treino intensivo. “Vamos servir de embaixadores da gastronomia”, referiu à Rádio Boa Nova a professora que não tem dúvidas de que “os jovens estarão à altura” do desafio. Caso contrário, refere, “não teríamos ingressado num projeto destes”.

Da ementa farão parte, como explicou Sónia Rendeiro, professora de serviços de cozinha e pastelaria, “pratos típicos portugueses” com bacalhau, lombo, queijo serra da estrela, entre outros. Entre as sobremesas destaque para o leite creme e arroz doce. No workshop vão ser confecionadas outras iguarias como pastéis de nata, arroz de suã e ameijoa à bolhão pato. De acordo com a docente tudo está a ser preparado para que “corra tudo bem”.

Quase de partida, os alunos não escondem a motivação de poder confecionar refeições num outro país. Joana Freie encara a experiência positiva, pelo facto de poder contactar com pessoas de nacionalidade diferente. Sente-se confiante, já que esta é uma área que gosta e a qual pretende seguir a nível profissional.

Já o colega Rodrigo encara o intercâmbio como uma “oportunidade para todos”, sendo que a diferença do que têm feito até aqui, se prende com o facto de a confeção acontecer noutro país.

O intercâmbio não se esgota na confeção das refeições. Os alunos devem ainda fazer a apresentação dos pratos em inglês.

A par do intercâmbio gastronómico, decorre ainda o intercâmbio literário participado por outro grupo de alunos.

 

 

image_pdfimage_print
Previous Casimiro Santos, do L'artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo
Next Sampaense apresenta equipa em jogo com o Illiabum

Artigos Relacionados

Informação

FAAD contemplada com prémio BPI Sénior de mais de 18 mil Euros

A Fundação Aurélio Amaro Diniz foi contemplada pelo projeto de responsabilidade social promovido pelo BPI – o BPI Sénior – com um apoio de 18.275 Euros.

Região

IP3 cortado na zona de Tondela após acidente com sete feridos

Sete pessoas ficaram feridas hoje de manhã num acidente no Itinerário Principal (IP) 3, via que se encontra cortado no sentido Santa Comba Dão – Tondela, …

Informação

Já está escolhido o “Postal de Natal Digital 2016”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Postal de Natal Digital” dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino

Informação

Acessibilidades adiam decisão de recandidatura de José Carlos Alexandrino à Câmara de Oliveira do Hospital

O PS deu ontem provas da forte mobilização em torno do projeto autárquico em Oliveira do Hospital. Porém, nem os muitos militantes e simpatizantes chegaram …

Última Hora

Jovens detidos pelo cultivo de canábis em Mangualde

A GNR de Mangualde deteve, na passada segunda-feira, três jovens pelo cultivo de canábis, uma operação na qual foram levadas a cabo seis buscas.

Sociedade

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Última Hora

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira

O Rali de Portugal começou a mexer esta manhã com a afinação das máquinas, com o tradicional “shakedown”, entre Paredes e Baltar.

Última Hora

Empresas: “Os nossos clientes têm sido espetaculares connosco”

A assinalar 19 anos de atividade, a Papelaria e Livraria Meio Mundo ampliou e melhorou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Uma aposta a pensar nos clientes

Região

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Sociedade

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Região

Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Durante os últimos 9 meses, a Associação Geopark Estrela, promoveu 9 conferências em 9 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas…

Sociedade

Festival de Tunas Académicas em Oliveira do Hospital

A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, promove no dia 29 de abril, pelas 21h30, “VI fesTA.coh – Festival de Tunas Académicas cidade Oliveira

Região

Estrada da Beira entrou hoje em obra. Trabalhos deverão demorar nove meses

Arrancaram, esta manhã, as obras de requalificação da EN17 (Estrada da Beira) numa intervenção estimada em 2,2 milhões de Euros e prazo de execução de nove meses.

Informação

Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza 32º Festival

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza amanhã, dia 27 de maio, o 32º Festival de Folclore. O evento tem um “sabor especial” por coincidir…

Sociedade

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Desporto

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Destaque

“O Medronho passou a ter bastante mais protagonismo público na região da Beira Serra”

O medronho e o medronheiro assumem particular destaque no próximo domingo, dia 20, em mais um capítulo da Confraria do Medronho. O objetivo é “continuar a divulgar este fruto”  que

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear fogo em terreno privado que colocou em risco casas contíguas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve , ontem, o presumível autor de um crime de incêndio florestal, …

Nacional

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Última Hora

Incêndio na prisão de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros

Um incêndio que, ontem à noite, deflagrou no Estabelecimento Prisional de Coimbra provocou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital.

Informação

Covilhã triplica IMI para prédios abandonados e em ruínas

A Câmara Municipal de Covilhã vai manter em 2017 as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas triplicará e duplicará, respetivamente, …

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Cultura

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Última Hora

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…