Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem sido escolhidas…

… pelo voto popular, figurando entre as sete vencedoras no concurso “7 Maravilhas À Mesa”.

As escolhas dos portugueses foram conhecidas ontem, numa gala da RTP que encerrou o programa. Ambas as Mesas ultrapassaram com sucesso várias fases, até se sagrarem como vencedoras finais do programa.

A Mesa da Bairrada ao Mondego, promovida pela AD-Elo (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), juntou os concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, numa candidatura que assentou em sete propostas gastronómicas e patrimoniais. Os elementos propostos visaram ser um ponto de partida para explorar um território muito rico e vasto, desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara e pelo interior serrano até à costa marítima.

Os vinhos da casta baga da Bairrada, o Leitão Assado à Bairrada, o Arroz (carolino do Baixo Mondego) de Lampreia, e a Sardinha na Telha, com o sal das salinas da Figueira da Foz, foram algumas das iguarias que fizeram desta uma proposta vencedora, assim como o roteiro turístico associado, destacando-se o Castelo e Vila de Montemor-o-Velho e a monumentalidade do Luso/Buçaco.

A Mesa Terras da Chanfana, promovida pela Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça), reuniu os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, com grande sucesso. A candidatura teve como base a Chanfana, denominador comum gastronómico dos quatro municípios.

Além dos sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, confecionada com carne de cabra e vinho tinto, a Mesa Terras da Chanfana incluiu iguarias como o Queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, o Licor Beirão e o vinho da Quinta de Foz de Arouce, e como atrações turísticas o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os trilhos da natureza da Serra da Lousã.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entidade que apoiou desde a primeira hora as propostas da região, manifestou a sua satisfação pelo resultado. “Presto tributo a todos quantos se empenharam para que a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana tenham atingido o êxito de serem coroadas 7 Maravilhas de Portugal. O Centro de Portugal está mais rico e mais convidativo com o vosso sucesso! Uma palavra também para a outra finalista da região, a Mesa de Tomar / Templários, que figurou igualmente entre as melhores”, sublinhou.

As mesas de Monção, Lajes do Pico, Vila Real, Albufeira e Mirandela foram as restantes cinco vencedoras do programa, o que denota o riquíssimo património gastronómico, histórico e paisagístico português.

Previous MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio
Next “Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

Artigos Relacionados

Nacional

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Informação

Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de quatro milhões de euros

A construção da nova captação de água do subsistema Alagoa/Feijoal, em Arganil, vai ser alvo de um investimento de 900 mil euros por parte da empresa Águas do Centro Litoral

Última Hora

Eptoliva comemorou Semana Europeia do Desporto, Dia Mundial do Turismo e Dia Mundial do Coração

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemorou a Semana Europeia do Desporto que, este ano, e sob o mote da campanha #BEACTIVE,…

Região

Homem foi atropelado mortalmente na Figueira da Foz

Um homem, com 63 anos, foi atropelado mortalmente pelo próprio carro, ontem ao final da tarde, na Rua das Rosas, na localidade de Buarcos, …

Região

Altice inicia em Seia a apresentação do projeto de infraestruturação de fibra ótica na Serra da Estrela

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, apresenta amanhã (10 de fevereiro), em Seia, no decorrer de um almoço com empresários, autarcas e demais instituições locais, …

Informação

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Última Hora

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Região

Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia.

Informação

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Informação

Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital

As “Oficinas Criativas das Férias da Páscoa”, promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pelo Município de Oliveira do Hospital, iniciaram esta quarta-feira, 5 de abril.