Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem sido escolhidas…

… pelo voto popular, figurando entre as sete vencedoras no concurso “7 Maravilhas À Mesa”.

As escolhas dos portugueses foram conhecidas ontem, numa gala da RTP que encerrou o programa. Ambas as Mesas ultrapassaram com sucesso várias fases, até se sagrarem como vencedoras finais do programa.

A Mesa da Bairrada ao Mondego, promovida pela AD-Elo (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), juntou os concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, numa candidatura que assentou em sete propostas gastronómicas e patrimoniais. Os elementos propostos visaram ser um ponto de partida para explorar um território muito rico e vasto, desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara e pelo interior serrano até à costa marítima.

Os vinhos da casta baga da Bairrada, o Leitão Assado à Bairrada, o Arroz (carolino do Baixo Mondego) de Lampreia, e a Sardinha na Telha, com o sal das salinas da Figueira da Foz, foram algumas das iguarias que fizeram desta uma proposta vencedora, assim como o roteiro turístico associado, destacando-se o Castelo e Vila de Montemor-o-Velho e a monumentalidade do Luso/Buçaco.

A Mesa Terras da Chanfana, promovida pela Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça), reuniu os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, com grande sucesso. A candidatura teve como base a Chanfana, denominador comum gastronómico dos quatro municípios.

Além dos sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, confecionada com carne de cabra e vinho tinto, a Mesa Terras da Chanfana incluiu iguarias como o Queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, o Licor Beirão e o vinho da Quinta de Foz de Arouce, e como atrações turísticas o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os trilhos da natureza da Serra da Lousã.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entidade que apoiou desde a primeira hora as propostas da região, manifestou a sua satisfação pelo resultado. “Presto tributo a todos quantos se empenharam para que a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana tenham atingido o êxito de serem coroadas 7 Maravilhas de Portugal. O Centro de Portugal está mais rico e mais convidativo com o vosso sucesso! Uma palavra também para a outra finalista da região, a Mesa de Tomar / Templários, que figurou igualmente entre as melhores”, sublinhou.

As mesas de Monção, Lajes do Pico, Vila Real, Albufeira e Mirandela foram as restantes cinco vencedoras do programa, o que denota o riquíssimo património gastronómico, histórico e paisagístico português.

image_pdfimage_print
Previous MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio
Next “Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

Artigos Relacionados

Última Hora

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Cultura

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Última Hora

Santa Comba Dão: Jovem assassinado no Porto por ciúmes e paixão não correspondida

Miguel Ribeiro, natural de Santa Comba Dão, que ontem foi encontrado sem vida na Baixa do Porto, terá sido esfaqueado devido a ciúmes e uma paixão não correspondida.

Informação

Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio

Uma mulher de 78 anos está desaparecida desde a manhã desta quarta-feira, na localidade de Rebordosa, em Penacova. 

Última Hora

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

Última Hora

Incêndio desalojou quatro pessoas

Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um incêndio na casa onde viviam, no concelho de Cinfães.

Região

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Última Hora

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou idoso e deixou um bombeiro ferido em Góis

Uma casa ficou inabitável na sequência de um incêndio, ontem à noite, no concelho de Góis. Um homem, com cerca de 80 anos, teve de ser realojado por familiares.

Informação

Casimiro Santos integra seleção nacional de Pizzaiolos

O pizzaiolo Casimiro Santos da Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, foi convocado para a seleção nacional de pizzaiolos que vai representar Portugal nos mundiais e nos europeus de pizza. 

Informação

ExpOH abre portas a 21 de julho e promete nove noites com grande animação

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abre portas este sábado, dia 21, às 18h00, no parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

Última Hora

Carnaval menos frio e molhado no Norte e Centro

Uma pequena subida das temperaturas mínimas vai trazer um Carnaval menos frio, mas molhado, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Nacional

GNR intensifica patrulhamento nas zonas de veraneio

A GNR vai intensificar a partir desta sexta-feira e até domingo o patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, sobretudo nos percursos de e para os locais de

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” prevê resultado eleitoral e destaca necessidade de oposição

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Destaque

Sinistralidade: oito detenções, 642 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Informação

Alexandrino vê vereadores como uma “família” e nega andar de “costas voltadas” com vice-presidente

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deitou por terra rumores, que davam conta do possível afastamento de José Francisco Rolo do projeto político com que se vai

Última Hora

Eventos desportivos reforçam atratividade turística de Seia

A Câmara Municipal de Seia (CMS) tem vindo a materializar um conjunto de produtos estratégicos, de que constituem exemplo os Caminhos de Montanha, mas também iniciativas como o “Oh Meu

Nacional

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Informação

FCOH disputa Supertaça AFC frente ao Condeixa no Estádio Sérgio Conceição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) prepara-se para disputar a Supertaça da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) frente ao Condeixa.

Informação

“Tivemos boa adesão e atividade em pleno ao longo do ano”

O centro desportivo RD Sports assinalou no dia 19 de março o primeiro aniversário. O espaço localizado na Catraia de S. Paio, às portas da cidade de Oliveira do Hospital,…

Sociedade

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Informação

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Destaque

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.