Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

image_pdfimage_print

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem sido escolhidas…

… pelo voto popular, figurando entre as sete vencedoras no concurso “7 Maravilhas À Mesa”.

As escolhas dos portugueses foram conhecidas ontem, numa gala da RTP que encerrou o programa. Ambas as Mesas ultrapassaram com sucesso várias fases, até se sagrarem como vencedoras finais do programa.

A Mesa da Bairrada ao Mondego, promovida pela AD-Elo (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), juntou os concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, numa candidatura que assentou em sete propostas gastronómicas e patrimoniais. Os elementos propostos visaram ser um ponto de partida para explorar um território muito rico e vasto, desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara e pelo interior serrano até à costa marítima.

Os vinhos da casta baga da Bairrada, o Leitão Assado à Bairrada, o Arroz (carolino do Baixo Mondego) de Lampreia, e a Sardinha na Telha, com o sal das salinas da Figueira da Foz, foram algumas das iguarias que fizeram desta uma proposta vencedora, assim como o roteiro turístico associado, destacando-se o Castelo e Vila de Montemor-o-Velho e a monumentalidade do Luso/Buçaco.

A Mesa Terras da Chanfana, promovida pela Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça), reuniu os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, com grande sucesso. A candidatura teve como base a Chanfana, denominador comum gastronómico dos quatro municípios.

Além dos sabores ancestrais e inigualáveis da Chanfana, confecionada com carne de cabra e vinho tinto, a Mesa Terras da Chanfana incluiu iguarias como o Queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, o Licor Beirão e o vinho da Quinta de Foz de Arouce, e como atrações turísticas o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os trilhos da natureza da Serra da Lousã.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entidade que apoiou desde a primeira hora as propostas da região, manifestou a sua satisfação pelo resultado. “Presto tributo a todos quantos se empenharam para que a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana tenham atingido o êxito de serem coroadas 7 Maravilhas de Portugal. O Centro de Portugal está mais rico e mais convidativo com o vosso sucesso! Uma palavra também para a outra finalista da região, a Mesa de Tomar / Templários, que figurou igualmente entre as melhores”, sublinhou.

As mesas de Monção, Lajes do Pico, Vila Real, Albufeira e Mirandela foram as restantes cinco vencedoras do programa, o que denota o riquíssimo património gastronómico, histórico e paisagístico português.

Previous MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio
Next “Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

Artigos Relacionados

Informação

Incêndios: Obras de segundas habitações adiadas novamente

Foi novamente adiado o prazo do mecanismo de apoio à reconstrução de segundas habitações afetadas pelos incêndios do ano passado.

Desporto

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Politica

PSD quer maior captação de investimento em Oliveira do Hospital

Rafael Costa, líder grupo municipal do PSD na Assembleia de Oliveira do Hospital propôs ao executivo o lançamento do projeto “Academia de Código” que “consiste em formações com uma taxa

Última Hora

Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Cristina Costa, investigadora no ramo da micologia.

Informação

Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos

Um camião embateu em veículos da concessionária Ascendi que se encontravam a fazer a manutenção das vias, acabando por provocar um morto e cinco feridos, um deles grave.

Desporto

FCOH ainda acredita na manutenção, após vitória por 2-1 frente ao Sp.Ideal

O FCOH venceu hoje o Sp. Ideal por 2-1 e Nogueirense perdeu em Coimbra por 2-0. Na jornada 12 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH conseguiu uma vitória em

Região

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um

Região

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Região

 CIM da Região de Coimbra lança catálogo de apoio a visitas de estudo

A CIM Região de Coimbra acaba de editar, sob o título “Descobre a tua Região! – Catálogo de Pontos de Interesse da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, uma publicação…

Região

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Sociedade

Debate sobre “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus – Tratos na Infância”. Numa acção de sensibilização e numa parceria entre a CPCJ de Oliveira do Hospital e da Rádio Boa Nova,