Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, …

… comprovam que a procura pela região disparou a nível nacional e, particularmente, internacional. Os crescimentos são na ordem dos dois dígitos a nível de hóspedes, dormidas e receitas.

Em 2016, o Centro de Portugal registou um total de dormidas de 5,64 milhões. Este número representa uma subida muito significativa em relação ao ano de 2015: mais 11,57%. O crescimento assume maior expressão nos mercados externos, onde se verificou um acréscimo de 13%, para 2,36 milhões de dormidas. Já as dormidas de residentes nacionais aumentaram 10,6 por cento, para 3,28 milhões.

A nível de hóspedes, o crescimento em 2016 merece ainda maior destaque: mais 12,1% em relação a 2015, para um total de 3,23 milhões de hóspedes a visitar o Centro de Portugal. De novo, o aumento é mais significativo nos hóspedes provenientes de fora do país, que subiram 15%, para 1,23 milhões. Os hóspedes nacionais continuam, por seu lado, a eleger o Centro como destino, tendo progredido 10,4%, para 2 milhões.

Registe-se que o país de onde chegam mais hóspedes para o Centro de Portugal é Espanha (304 mil em 2016, mais 11%), seguido de França (185 mil) e Brasil (103 mil). Depois vêm Itália, Alemanha e EUA. O Brasil foi o país com maior crescimento no ano passado: mais 25%.

O crescimento no número de hóspedes e dormidas refletiu-se também na subida das receitas. Os proveitos totais dos alojamentos turísticos dispararam 15,3% no Centro de Portugal, tendo superado os 256 milhões de euros – uma subida superior à das dormidas, o que é um sinal muito positivo para os empresários. O rendimento médio por quarto disponível também melhorou 2,64%, para 20,6€.

Os dados divulgados pelo INE referem-se à globalidade do alojamento turístico: hotelaria, turismo em espaço rural e estabelecimentos de alojamento local com 10 ou mais camas.

Os resultados não surpreendem Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), já que “comprovam os dados preliminares” de que dispunham. Para o responsável os números comprovam também que a estratégia que definida “é mais correta”. “O Centro de Portugal reúne as condições ideais que definem um destino atrativo, devido à sua grande diversidade de recursos turísticos e possibilidades de visita. É um território único e ao mesmo tempo diversificado, capaz de atrair o turista mais curioso e exigente. É por isso que tem vindo a ganhar espaço como destino na perceção dos turistas, a nível nacional como internacional”, sublinha.

Os indicadores relativos à procura turística já no presente ano deixam Pedro Machado otimista. “Acreditamos que estão reunidas todas as condições para que o ano de 2017 seja ainda melhor do que 2016. Estamos em crer que isso irá acontecer e que 2017 será, de novo, o melhor ano de sempre para o turismo no Centro de Portugal”, acrescenta.

image_pdfimage_print
Previous Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau
Next 3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança

Artigos Relacionados

Programas

A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de

Informação

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Informação

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Última Hora

Faleceu o Comendador Valentim Morais, natural de Avô

Valentim Gonçalves Morais nasceu a 4 de Setembro de 1930 em Avô, Oliveira do Hospital. Muito jovem rumou para Lisboa onde nos anos 60 adquiriu uma pequena gráfica, a Mirandela

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Informação

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Informação

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Informação

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Informação

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Região

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Informação

ADIBER aposta em site mais apelativo e funcional

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem disponível um novo site na internet, no endereço www.adiber.pt, o qual se apresenta com uma imagem mais moderna, apelativa e

Última Hora

Mário Patrão soma vitória no Morocco Desert Challenge

Campeão nacional por sete vezes, Mário Patrão alcançou, hoje, a sua primeira grande vitória internacional ao triunfar no Morocco Desert Challenge uma das maiores maratonas africanas de todo-o-terreno, que se desenrolou ao longo de

Informação

Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos

As turmas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital cumprem, nesta quarta-feira, o terceiro dia de uma visita à Vila Natal de Óbidos, …

Última Hora

Estudantes animaram a cidade em mais um cortejo académico

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital cumpriram esta tarde mais um Cortejo Académico. A animação e a muita cerveja…

Informação

Banco Alimentar Contra a Fome promove campanha no fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome promove, no próximo fim de semana, 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos. Às portas da última campanha do ano, o

Sociedade

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Região

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 19 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove música e património com “Ciclo pelas Igrejas”

  O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, vai promover, durante os próximos fins-de-semana,…

Sociedade

Jovem morreu em acidente de moto em Oliveira do Hospital

Rafael Marques, com 21 anos, morreu esta tarde na sequência do despiste da moto em que seguia, no sentido Ervedal da Beira- Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do

Desporto

Cláudio Garcia é o novo técnico do FCOH

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital anunciou o novo técnico da equipa. Cláudio Garcia foi o escolhido para comandar a equipa despromovida ao campeonato distrital.

Sociedade

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.

Destaque

Luís Falcão de Brito partilha homenagem com todos “os oliveirenses que passaram por esta grande tragédia”

O oliveirense Luís Falcão de Brito foi homenageado, pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital, como profissional do ano. Honrado com a distinção o técnico agro florestal, com 50 anos,

Região

Ferreira Nunes defronta Horácio Antunes para a presidência da Associação de Futebol de Coimbra

Promete ser renhido o processo de eleição do novo presidente da Associação de Futebol de Coimbra. Ferreira Nunes entrou na corrida …