Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, …

… comprovam que a procura pela região disparou a nível nacional e, particularmente, internacional. Os crescimentos são na ordem dos dois dígitos a nível de hóspedes, dormidas e receitas.

Em 2016, o Centro de Portugal registou um total de dormidas de 5,64 milhões. Este número representa uma subida muito significativa em relação ao ano de 2015: mais 11,57%. O crescimento assume maior expressão nos mercados externos, onde se verificou um acréscimo de 13%, para 2,36 milhões de dormidas. Já as dormidas de residentes nacionais aumentaram 10,6 por cento, para 3,28 milhões.

A nível de hóspedes, o crescimento em 2016 merece ainda maior destaque: mais 12,1% em relação a 2015, para um total de 3,23 milhões de hóspedes a visitar o Centro de Portugal. De novo, o aumento é mais significativo nos hóspedes provenientes de fora do país, que subiram 15%, para 1,23 milhões. Os hóspedes nacionais continuam, por seu lado, a eleger o Centro como destino, tendo progredido 10,4%, para 2 milhões.

Registe-se que o país de onde chegam mais hóspedes para o Centro de Portugal é Espanha (304 mil em 2016, mais 11%), seguido de França (185 mil) e Brasil (103 mil). Depois vêm Itália, Alemanha e EUA. O Brasil foi o país com maior crescimento no ano passado: mais 25%.

O crescimento no número de hóspedes e dormidas refletiu-se também na subida das receitas. Os proveitos totais dos alojamentos turísticos dispararam 15,3% no Centro de Portugal, tendo superado os 256 milhões de euros – uma subida superior à das dormidas, o que é um sinal muito positivo para os empresários. O rendimento médio por quarto disponível também melhorou 2,64%, para 20,6€.

Os dados divulgados pelo INE referem-se à globalidade do alojamento turístico: hotelaria, turismo em espaço rural e estabelecimentos de alojamento local com 10 ou mais camas.

Os resultados não surpreendem Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), já que “comprovam os dados preliminares” de que dispunham. Para o responsável os números comprovam também que a estratégia que definida “é mais correta”. “O Centro de Portugal reúne as condições ideais que definem um destino atrativo, devido à sua grande diversidade de recursos turísticos e possibilidades de visita. É um território único e ao mesmo tempo diversificado, capaz de atrair o turista mais curioso e exigente. É por isso que tem vindo a ganhar espaço como destino na perceção dos turistas, a nível nacional como internacional”, sublinha.

Os indicadores relativos à procura turística já no presente ano deixam Pedro Machado otimista. “Acreditamos que estão reunidas todas as condições para que o ano de 2017 seja ainda melhor do que 2016. Estamos em crer que isso irá acontecer e que 2017 será, de novo, o melhor ano de sempre para o turismo no Centro de Portugal”, acrescenta.

image_pdfimage_print
Previous Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau
Next 3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança

Artigos Relacionados

Informação

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …

Sociedade

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Programas

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Opinião

Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Num comentário ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizado ontem à noite, …

Última Hora

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Informação

PJ detém 17 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 17 suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, usura, coação, extorsão, incêndio, sequestro, roubo,…

Sociedade

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Última Hora

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Informação

Papa confirma visita a Fátima em 2017

O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse ontem que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, “mas a Fátima”, …

Última Hora

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita

Politica

“Não é hora de caminhos de retrocesso…continuo com a esperança que aqui me trouxe em 2009”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deixou, esta manhã, implícita a sua recandidatura à autarquia. A comemorar o 43º aniversário do 25 de Abril, José Carlos Alexandrino

Informação

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Última Hora

Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

João Gouveia e Jorge Alves são os responsáveis pela Auto Vanguarda, uma oficina localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital que procura estar no “topo” da reparação automóvel.

Última Hora

Ministro da Agricultura anunciou medida de rotulagem do leite

Capoulas Santos marcou hoje presença na ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, realizada em Lisboa, e anunciou a entrada em vigor da medida que obriga

Educação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

Informação

Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões contam com Programa Seleção

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Informação

Sampaense Basket perde frente ao Illiabum (73-87) e continua sem vencer na LPB Placard.

Foi uma partida com uma entrada muito forte do Sampaense a mostrar que queria ganhar vantagem bem cedo para tomar conta do jogo. Não conseguiu, já que o Illiabum criou

Educação

Alunos da Eptoliva conquistaram 2º prémio em Mostra Nacional da Ciência

A solução desinfetante com recurso a resíduos de batata e à celidónia valeu aos alunos da Eptoliva Bruno Paulino, Carlos Quintino e Catarina Costa, …

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Última Hora

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Sociedade

Avaria provoca falhas no abastecimento de água na cidade de Oliveira do Hospital

Uma avaria numa válvula do sistema de abastecimento de água está hoje, desde o início da tarde, a provocar falhas no abastecimento à cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Última Hora

IPO de Coimbra aposta no diagnóstico e tratamento do cancro do pulmão

O Serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra anunciou uma aposta forte no diagnóstico e tratamento…