Turismo Centro de Portugal fecha ano de 2018 com resultados acima das expetativas

Turismo Centro de Portugal fecha ano de 2018 com resultados acima das expetativas

Os resultados preliminares da atividade turística no país em 2018, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam que o ano passado foi claramente positivo para o Centro de Portugal em vários indicadores.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, nos anos em que acontece uma visita papal a Fátima, os números de visitantes do Centro de Portugal disparam. Por isso, 2017 foi o melhor ano de sempre para a região, a nível turístico, sendo que só no concelho de Ourém, onde se situa Fátima, se registaram mais 525.000 dormidas em 2017 do que em 2016.

No entanto, os resultados preliminares de 2018, hoje conhecidos, mostram que, no indicador do número total de hóspedes, quase não houve diferença nos dois exercícios: entre janeiro e dezembro de 2018, o Centro de Portugal recebeu a visita de 3.198.198 hóspedes, tendo estes totalizado 3.203.404 no mesmo período de 2017. Ou seja, num ano em que não houve um acontecimento com o impacto da visita do Papa Francisco, a região registou apenas menos 5.206 hóspedes, num universo superior a 3 milhões – uma diminuição estatística de apenas -0,1%.

Acresce que estes números pecam por defeito, uma vez que os dados preliminares do INE não incluem todos os alojamentos turísticos, deixando de fora o turismo de habitação, o turismo em espaço rural e o alojamento local – unidades que assumem um peso muito grande nas opções de quem visita esta região. Logo, é legítimo antecipar que, quando se conhecerem os dados finais, em 2018 tenha havido mais hóspedes que em 2017.

Com a comparação do número de hóspedes entre 2016 e 2018, verifica-se um crescimento de 13,2%, de 2.825.255 para 3.198.198, o que demonstra o interesse crescente na região.

Um indicador particularmente importante é o que se refere aos proveitos da atividade turística. As receitas foram, até, superiores às de 2017, o que constitui um dado muito interessante para os empresários que investem no turismo da região. Em 2017, o Centro de Portugal tinha registado proveitos globais de 272,7 milhões de euros; em 2018, estes valores subiram para 279,6 milhões, num crescimento significativo de 2,5%. O rendimento médio por quarto disponível também subiu, de 26 para 26,3 euros.

Em 2016, os proveitos tinham somado 228,1 milhões de euros: menos 50 milhões que em 2018.

Os números positivos da região devem-se, em grande parte, às dormidas dos visitantes de dentro do país. Estas aumentaram de forma expressiva: tinham sido 2.895.259 dormidas em 2017; foram 3.043.481 em 2018. Uma subida de 5,1%, que mostra que o território do Centro de Portugal cativa cada vez mais visitantes oriundos de outras regiões do país.

No total, as dormidas de residentes e de não residentes somaram 5.690.064 em 2018, uma diminuição de 3% em relação às 5.520.038 de 2017.

Ainda digno de destaque é também o facto de as dormidas totais nos dois últimos meses do ano de 2018 (novembro e dezembro) terem sido superiores aos mesmos meses de 2017: 619.586 contra 647.176, uma subida de 4,6%.

“Os resultados agora conhecidos são extremamente motivadores para a atividade turística no Centro de Portugal. Depois de um ano verdadeiramente excecional de 2017, em que a visita do Santo Padre e o Centenário das Aparições fizeram disparar todos os recordes na região, seria de esperar que houvesse algum abrandamento em 2018. Esse abrandamento aconteceu na fase inicial do ano, mas os últimos meses foram de franca recuperação, tanto a nível de turismo interno como de visitantes de fora do país”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.

Previous Entregues mais duas casas no concelho oliveirense. Das 123, estão concluídas 75 (Com vídeos)
Next Assembleia Municipal delibera hoje sobre constituição de empresa intermunicipal com Seia e Gouveia

Artigos Relacionados

Região

Fogo em Manteigas dado como dominado

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, foi dado como dominado hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte dos

Região

Aveiro: Homem detido por homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu à detenção de um homem, com 61 anos de idade,…

Informação

Ciclista morre em colisão com automóvel em Cantanhede

Um homem de cerca de 40 anos morreu, ontem à tarde, numa colisão entre a bicicleta em que seguia e um carro, na localidade da Póvoa da Lomba, em Cantanhede.

Destaque

Esta EXPOH “é a maior de sempre”

Ao sexto dia da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal confessa-se satisfeito com a adesão ao certame, considerando tratar-se da “maior EXPOH de sempre”.

Informação

Incêndio em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de

Informação

25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de janeiro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 25 detenções, 668 infrações e 26 acidentes. Este é o resultado de um conjunto de

Informação

“Ciclo pelas Igrejas” promove música e património do concelho de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura vai promover, durante os próximos fins-de-semana, nos meses de outubro e novembro, vários concertos no âmbito da iniciativa

Sociedade

Secção Regional da Ordem dos Médicos quer mais especialistas para as maternidades de Coimbra

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, solicitou mais médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para as maternidades de Coimbra, por considerar que

Última Hora

Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto

Um incêndio durante a madrugada numa habitação na freguesia de Castelo Viegas, no concelho de Coimbra, provocou um morto.

Última Hora

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Última Hora

Viseu: PSP deteve homem suspeito de assaltos a residências

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem de 60 anos por ser suspeito da prática de vários assaltos a residências e a estabelecimentos de restauração.

Informação

Acidente sem feridos congestionou trânsito em Oliveira do Hospital

Um acidente, ocorrido cerca das 13h30, junto à rotunda do empresário, na cidade de Oliveira do Hospital, causou estragos nas duas viaturas ligeiras envolvidas, mas não terá provocado feridos. Uma