Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com a distinção atribuída, ontem, à Região de Coimbra, que será Região Europeia da Gastronomia em 2021. 

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Turismo Centro de Portugal refere que a escolha, confirmada em Bruxelas pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo, que avalia as candidaturas para a Comissão Europeia, reconhece a riqueza ímpar desta região a nível gastronómico.

“Uma região que alia o Leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os Pasteis de Tentúgal, os Pasteis de Lorvão ou as Barrigas de Freira, é uma região gastronómica que merece, justamente, ser conhecida e reconhecida em todo o espaço europeu. É isso que vai acontecer em 2021, com uma distinção que enche de orgulho o Centro de Portugal. Parabéns à Região de Coimbra, à sua Comunidade Intermunicipal e aos 19 municípios que a compõem, que não se poupam a esforços para levar a marca Coimbra a espaços cada vez alargados”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e membro do Conselho Estratégico do Desenvolvimento Intermunicipal da Região de Coimbra.

“Esta é também uma excelente oportunidade para cada vez mais europeus descobrirem esta região, de forma a conhecerem, além de gastronomia, os sítios património mundial, os locais de natureza quase intocada, as aldeias do xisto ou a costa atlântica, recursos turísticos que caracterizam a Região de Coimbra”, acrescenta.

A cerimónia de escolha da Região de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia em 2021 decorreu ontem, em Bruxelas, e contou com a presença de quase todos os presidentes dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída anualmente a duas regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

Previous Montemor-o-Velho: Homem detido por tráfico de estupefacientes
Next “Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Região

Leiria: Colisão entre carro e moto provoca uma vítima mortal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e uma moto provocou, esta manhã, uma vítima mortal em Leiria.

Informação

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…

Última Hora

Sinistralidade: 18 detenções, 872 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Casa de vítima de incêndio em Tondela assaltada durante funeral

A casa de uma das nove vítimas mortais do incêndio na Associação Cultural de Vila Noda Rainha, em Tondela, foi assaltada, no momento em que decorria o funeral do proprietário.

Informação

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Informação

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Última Hora

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Sociedade

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Destaque

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.

Informação

Ministro do Trabalho inaugura “Elo Comum” em Seia

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é esperado em Seia, no dia 26 de maio, pelas 16h45, para a inauguração do espaço “Elo Comum”.