Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

image_pdfimage_print

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

… que levou à criação do primeiro mapa transfronteiriço entre as duas regiões, apresentado hoje na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Francisco Simón, diretor-geral do Turismo da Extremadura.

O mapa apresenta as duas regiões como sendo uma só e promove as principais atrações disponíveis para os visitantes, potenciando o turismo e as economias locais.

“Este é um exemplo que a Região Centro e a Extremadura estão a dar. A linha de fronteira, que durante muitos anos foi um constrangimento e uma dificuldade, hoje é uma vantagem”, considerou Pedro Machado na apresentação. O potencial é grande, uma vez que juntas, as duas regiões somam quase 3,5 milhões de habitantes: 2,4 milhões no Centro de Portugal, 1 milhão na Extremadura. E juntas podem mais facilmente captar os muitos milhões de visitantes que todos os anos escolhem visitar a Península Ibérica.

“Os produtos turísticos do Centro de Portugal podem ser potenciados com esta parceria. O património cultural, material e imaterial que este mapa representa, o turismo de natureza, a gastronomia, todos os produtos ganham com uma abordagem integrada. Os territórios vizinhos juntos chegam mais longe. Assim podemos ser mais competitivos e chegar mais longe”, acrescentou.

Francisco Simón frisou o facto de este mapa ser “um ícone de uma estratégia”. “É um projeto de aliança e cooperação, um exemplo de trabalho comum entre duas regiões”, enalteceu, para recordar que “há mais de 10 sítios patrimónios mundial neste território entre as duas regiões”. “São regiões que se complementam. Juntos vamos conseguir!”, concluiu.

Previous “Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova
Next Detido em Seia por suspeita de pornografia de menores

Artigos Relacionados

Informação

Fogo em Monchique atingiu 74 casas, 30 de primeira habitação

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantifica em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo incêndio que lavrou durante uma semana no concelho, num universo de 74

Nacional

Chuva e trovoada para o fim-de-semana

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões apontam para trovoadas e aguaceiros nas regiões Centro e Sul e com vento forte e rajadas nas terras

Sociedade

Festival das Sopas resultou em mais um sucesso em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia cumpriu-se, no sábado, o já tradicional Festival das Sopas, organizado pela União de Freguesias de Vila Pouca da Beira e Santa Ovaia, …

Última Hora

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Receção ao Caloiro, protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que terá início já esta quinta-feira, 29 de

Sociedade

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Última Hora

PSD retomou “Pontal das Beiras” com críticas ao executivo e a promessa de “melhores opções para o futuro deste concelho (com vídeo)

Acessibilidades (EN17 e IC6), BLC3, Feira do Queijo, EXPOH e outras “festas” foram as principais armas de arremesso usadas, ontem,  pelo PSD para criticar…

Politica

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Última Hora

Oliveira do Hospital participou na caminhada “O que nos Liga”

Esta manhã, os oliveirenses responderam de forma positiva ao repto lançado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro e participaram na Caminha “O que nos Liga”.

Educação

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Destaque

Eptoliva incentiva ao empreendedorismo e prossecução de estudos superiores

A vertente empreendedora da Escola profissional Eptoliva esteve, hoje, em destaque na conferência “Inspiring anda Creating Tomorrow” que contou a participação do Instituto Politécnico de Coimbra…

Politica

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino