Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas emitiu o visto necessário para a requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que envolve a retirada de placas contendo amianto …

… dos passadiços e cobertura dos pavilhões.

A informação foi avançada na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo presidente da autarquia, indicando que o visto foi rececionado no município no dia 27 de setembro.

O atraso no aval do Tribunal de Contas impediu que a intervenção na escola tivesse decorrido no período de férias de verão, mas segundo José Carlos Alexandrino o município e o Agrupamento de Escolas não poderiam ter agido de outro modo. “Uma obra de um milhão de Euros não se pode começar sem o visto do Tribunal de Contas, explicou o autarca, referindo que agora “são necessárias reuniões” com o empreiteiro para calendarizar a intervenção.

“O desejável era que nas férias se tivessem iniciado os trabalhos”, comentou o autarca, verificando que os atrasos não foram da responsabilidade do município, mas antes do governo que não tinha o registo da titularidade dos terrenos e travou o processo. José Carlos Alexandrino lembra que a intervenção de um milhão de Euros, só é possível devido à verba disponibilizada (750 mil Euros) pelo Pacto de Coesão da Comunidade Intermunicipal da

Região de Coimbra, ficando o município o e o governo responsáveis por assegurar o valor restante (75 mil Euros cada). “Será um esforço enorme para o município”, referiu.

José Carlos Alexandrino reagia assim à intervenção de João Brito, deputado do PSD, que em reunião da Assembleia Municipal lamentou todo o atraso no processo. “Lamentamos todas as trapalhadas a que este processo esteve sujeito”, referiu o social-democrata que a esta altura gostaria de “aplaudir” a possibilidade os alunos, professores e funcionários estarem já num recinto escolar sem presença de amianto.


Contactado pela Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, disse que as obras que não incluam a remoção do amianto deverão arrancar em breve, sempre em articulação e com o conhecimento Associação de Pais do Agrupamento. Assegurou que a remoção das placas só acontecerá em período de pausas letivas. “As obras vão decorrer faseadamente e acautelando sempre a segurança dos alunos”, assegurou.

Previous Câmara de Arganil iniciou a beneficiação da Capela de São Pedro
Next IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Artigos Relacionados

Programas

A Escola e o Meio na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 19 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis.

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis. O atleta Jacinto Correia obteve a 13ª posição na classificação geral com o tempo

Informação

“Engenharia Informática” da ESTGOH entre os cursos com maior taxa de empregabilidade no país

A Direção Geral do Ensino Superior divulgou os dados relativos às taxas de empregabilidade dos cursos lecionados no país. Da lista faz parte o curso “Engenharia Informática” …

Região

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas deteve um homem, de 68 anos, suspeito de violência doméstica, no concelho da Guarda.

Região

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Região

Tábua agendou Feira do Queijo para  3 e 4 de março

O Município de Tábua agendou a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato para os dias 3 e 4

Informação

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que hoje de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram,disse à agência Lusa …

Última Hora

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

Resultados desportivos: FCOH mais perto de se consagrar campeão e subir de divisão

A faltar apenas uma jornada para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a

Sociedade

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Informação

Colisão frontal faz um morto e nove feridos no IP3

Um acidente, que aconteceu esta tarde ao quilómetro 103 no IP3, na zona de Valverde, Tondela, tirou a vida a um homem de 52 anos.  O acidente, que resultou de

Última Hora

13 estrangeiros identificados em situação irregular na região Centro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter identificado 50 cidadãos de nacionalidade estrangeira na zona do Centro do país, 13 dos quais com situação documental irregular em