Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Tribunal de Contas emitiu o visto necessário para a requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que envolve a retirada de placas contendo amianto …

… dos passadiços e cobertura dos pavilhões.

A informação foi avançada na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo presidente da autarquia, indicando que o visto foi rececionado no município no dia 27 de setembro.

O atraso no aval do Tribunal de Contas impediu que a intervenção na escola tivesse decorrido no período de férias de verão, mas segundo José Carlos Alexandrino o município e o Agrupamento de Escolas não poderiam ter agido de outro modo. “Uma obra de um milhão de Euros não se pode começar sem o visto do Tribunal de Contas, explicou o autarca, referindo que agora “são necessárias reuniões” com o empreiteiro para calendarizar a intervenção.

“O desejável era que nas férias se tivessem iniciado os trabalhos”, comentou o autarca, verificando que os atrasos não foram da responsabilidade do município, mas antes do governo que não tinha o registo da titularidade dos terrenos e travou o processo. José Carlos Alexandrino lembra que a intervenção de um milhão de Euros, só é possível devido à verba disponibilizada (750 mil Euros) pelo Pacto de Coesão da Comunidade Intermunicipal da

Região de Coimbra, ficando o município o e o governo responsáveis por assegurar o valor restante (75 mil Euros cada). “Será um esforço enorme para o município”, referiu.

José Carlos Alexandrino reagia assim à intervenção de João Brito, deputado do PSD, que em reunião da Assembleia Municipal lamentou todo o atraso no processo. “Lamentamos todas as trapalhadas a que este processo esteve sujeito”, referiu o social-democrata que a esta altura gostaria de “aplaudir” a possibilidade os alunos, professores e funcionários estarem já num recinto escolar sem presença de amianto.


Contactado pela Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, disse que as obras que não incluam a remoção do amianto deverão arrancar em breve, sempre em articulação e com o conhecimento Associação de Pais do Agrupamento. Assegurou que a remoção das placas só acontecerá em período de pausas letivas. “As obras vão decorrer faseadamente e acautelando sempre a segurança dos alunos”, assegurou.

Previous Câmara de Arganil iniciou a beneficiação da Capela de São Pedro
Next IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Artigos Relacionados

Última Hora

Enfermeiros realizam caminhada solidária no Dia Internacional do Enfermeiro

Para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado no próximo dia 12 de Maio (domingo), a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros promove uma caminhada solidária em

Região

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Informação

Líder da Juventude Popular com ligações a Oliveira do Hospital distinguido pela FORBES

O Presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, com ligações familiares a Oliveira do Hospital, foi considerado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais brilhantes,…

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Região

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …

Informação

Aguaceiros e trovoada nos próximos dias

A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira.

Sociedade

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Informação

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Informação

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Última Hora

Penacova distingue Rui Coimbra e Clube de Pesca de Penacova pela conquista de prémios nacionais 

A autarquia de Penacova distinguiu, durante a Feira do mel e do Campo, os feitos históricos do Clube de Pesca de Penacova e do atleta penacovense Rui Coimbra.

Informação

Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

O vice presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) disse, ontem, no Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra, perante os autarcas dos 19 municípios, que o projeto de execução do IP3

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.