Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas emitiu o visto necessário para a requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que envolve a retirada de placas contendo amianto …

… dos passadiços e cobertura dos pavilhões.

A informação foi avançada na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo presidente da autarquia, indicando que o visto foi rececionado no município no dia 27 de setembro.

O atraso no aval do Tribunal de Contas impediu que a intervenção na escola tivesse decorrido no período de férias de verão, mas segundo José Carlos Alexandrino o município e o Agrupamento de Escolas não poderiam ter agido de outro modo. “Uma obra de um milhão de Euros não se pode começar sem o visto do Tribunal de Contas, explicou o autarca, referindo que agora “são necessárias reuniões” com o empreiteiro para calendarizar a intervenção.

“O desejável era que nas férias se tivessem iniciado os trabalhos”, comentou o autarca, verificando que os atrasos não foram da responsabilidade do município, mas antes do governo que não tinha o registo da titularidade dos terrenos e travou o processo. José Carlos Alexandrino lembra que a intervenção de um milhão de Euros, só é possível devido à verba disponibilizada (750 mil Euros) pelo Pacto de Coesão da Comunidade Intermunicipal da

Região de Coimbra, ficando o município o e o governo responsáveis por assegurar o valor restante (75 mil Euros cada). “Será um esforço enorme para o município”, referiu.

José Carlos Alexandrino reagia assim à intervenção de João Brito, deputado do PSD, que em reunião da Assembleia Municipal lamentou todo o atraso no processo. “Lamentamos todas as trapalhadas a que este processo esteve sujeito”, referiu o social-democrata que a esta altura gostaria de “aplaudir” a possibilidade os alunos, professores e funcionários estarem já num recinto escolar sem presença de amianto.


Contactado pela Rádio Boa Nova, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, disse que as obras que não incluam a remoção do amianto deverão arrancar em breve, sempre em articulação e com o conhecimento Associação de Pais do Agrupamento. Assegurou que a remoção das placas só acontecerá em período de pausas letivas. “As obras vão decorrer faseadamente e acautelando sempre a segurança dos alunos”, assegurou.

image_pdfimage_print
Previous Câmara de Arganil iniciou a beneficiação da Capela de São Pedro
Next IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Artigos Relacionados

Última Hora

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,

Última Hora

Coimbra chumba proposta que defendia ligação para Viseu em autoestrada

A Câmara de Coimbra chumbou ontem uma proposta do movimento Somos Coimbra e da coligação Mais Coimbra para que o município defendesse a construção da autoestrada entre Coimbra e Viseu.

Última Hora

Desporto – Resultado de fim de semana

Na jornada 10 do Campeonato Nacional Prio, o Lusitano FCV venceu o Nogueirense enquanto o Tourizense foi ao Mortágua perder por 4-2. Destaque para o Anadia que goleou a Académica

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico de droga em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro,  deteve um homem e duas mulheres pela presumível prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de detenção de arma proibida. As

Informação

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Última Hora

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Última Hora

Operação “Ignição Zero” sinaliza infrações e sensibiliza oliveirenses para ações de limpeza junto às habitações.

O concelho de Oliveira do Hospital está hoje a ser palco de uma grande operação de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos junto às habitações em zonas próximas

Educação

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Última Hora

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Informação

Empresas: “Nando Duarte Estúdio” assinala 4º aniversário de um percurso de sucesso

Fernando Duarte e Sandra Rodrigues são os rostos do projeto de fotografia e vídeo que conquistou Oliveira do Hospital, a região, o país e já vai além fronteiras.

Região

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Informação

Tempestade Leslie: Governo alarga apoios a mais oito concelhos na região

A tempestade Leslie atingiu a região Centro do país nos dias 13 e 14 de outubro, provocando estragos em diversas explorações agrícolas.

Última Hora

União Sportiva venceu Taça Nacional de Sub 19 Femininos em Basquetebol

O União Sportiva conquistou, ontem, a primeira Taça Nacional de Sub 19 Femininos da sua história, depois de bater o Galitos por 74-72, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

“Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

O Grupo Céus Limpos, que surgiu de “conversas exploratórias”, impõe-se como um grupo “informal”, composto por sete testemunhos, num “movimento que procura descortinar melhor as causas mais profundas” dos incêndios

Última Hora

Ministro da Saúde desloca-se amanhã a Oliveira do Hospital

O Ministro da Saúde desloca-se amanhã, 31 de outubro, ao concelho de Oliveira do Hospital. Adalberto Campos Fernandes marca presença, …

Última Hora

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Última Hora

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Última Hora

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Última Hora

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Informação

Deslocação de Pedro Marques a Oliveira do Hospital foi “frete político”, entende a CDU

Para a CDU de Oliveira do Hospital, a deslocação do ministro do Planeamento e das Infraestruturas a Oliveira do Hospital “assume contornos de frete político-partidário ao PS”, …

Última Hora

“Água Hotels” vai explorar “Hotel Nelas Parq” nos próximos 10 anos

O Hotel Nelas ParQ vai ser explorado pelo Grupo Internacional de hotéis, “Água Hotels”, nos próximos 10 anos, com início neste mês de julho..

Última Hora

Município de Seia lança 3º Orçamento Participativo Escolar

O Município de Seia deu hoje, 1 de outubro, inicio ao período de apresentação de candidaturas ao 3º Orçamento Participativo Escolar, que desafia os alunos do concelho …

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Este fim-de-semana, há interrupção no Campeonato Nacional, uma vez que se realizam jogos a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital