“Toque de entrada" chama cerca de 2500 alunos ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital


É já na próxima quarta feira, dia 13 de setembro, que volta a soar o toque de entrada para o novo ano letivo em Oliveira do Hospital. No Agrupamento de Escolas…

… são esperados perto de 2500 alunos. Hoje e amanhã acontecem as habituais apresentações.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Hospital garantiu hoje à Rádio Boa Nova que está tudo a postos para o novo ano letivo, que se espera “calmo e tranquilo”. Nas várias escolas do concelho são esperados perto de 2500 alunos, 300 professores e cerca de 120 assistentes técnicos e operacionais.

Tal como em anos anteriores mantém-se a tendência de decréscimo do número de alunos “a exemplo do que acontece em outros concelhos do interior”, este ano na ordem dos 80. Descidas que tendem a ser mais expressivas nas escolas periféricas à sede do concelho, como da Cordinha (foram 430 alunos em 2015 e hoje são cerca de 180/190), Lagares da Beira e Ponte das Três Entradas.

Carlos Carvalheira referiu na Rádio Boa Nova que a preparação do novo ano escolar ficou marcada pela preocupação com a melhoria dos vários espaços escolares do concelho. Pinturas, melhoria e adaptação de salas de aula com material informático, remodelação do bar e polivalente da Escola sede foram algumas das medidas implementadas, com destaque também para a colocação de lombas junto à escola sede, numa intervenção do Município de Oliveira do Hospital.

A marcar o arranque do novo ano letivo, está o anúncio de intervenção na escola sede ao nível da substituição das coberturas (em fibrocimento), janelas e persianas e melhoramento das casas de banho. Carlos Carvalheira nota que esta é uma obra a rondar “um milhão de Euros” e por que todos esperam “ansiosamente”. Ainda sem data para o arranque dos trabalhos – a obra já adjudicada aguarda o visto do Tribunal de Contas- o diretor garante que os mesmos decorrerão com o cuidado de causar o menor impacto junto dos alunos e decurso das aulas e atividades letivas.