Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

image_pdfimage_print

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Os dados foram revelados por Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, depois de realizaram visitas a habitações danificadas pelos incêndios, esta quinta-feira.

Em declarações aos jornalistas, Ana Abrunhosa negou a existência de irregularidades no processo em Tondela e no resto do país.

“Burlas, não há. Se há, quem declara não são os meios de comunicação ou a CCDR, mas são os tribunais”, afirmou, reiterando que nunca enviou qualquer processo para o Ministério Público.

Ainda assim, Ana Abrunhosa reconheceu que a CCDR Centro já teve de intervir em situações que foram relatadas à instituição.

“Recebemos três denúncias relativas a quatro casas no nosso site. Dessas, anulámos um apoio porque verificámos que a pessoa vivia na casa do filho há algum tempo. Este caso não é em Tondela. Mantivemos os outros dois apoios e ainda estamos a averiguar a outra denúncia”, contou.

A dirigente admitiu que a CCDR já anulou cerca de meia centena de processos porque não estavam de acordo com alguns dos requisitos exigidos para a reconstrução das habitações.

“Havia algumas pessoas que se candidataram aos apoios que estavam em lares e outras pessoas que descobriram que os seus seguros não cobriam os danos e comunicaram-nos a situação. Descobrimos que mais algumas pessoas estavam a viver há um ou dois anos em casa dos filhos, mas estamos a falar de situações em que elas tinham domicílio fiscal nas casas”, disse.

Denúncias à parte, durante a visita da presidente da CCDR Centro, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, não escondeu a satisfação com a evolução das reconstruções. “Neste momento estão nesta empreitada um número muito significativo de reconstruções, sensivelmente 70 habitações mais as 32, 34 que tiveram apoio até 25 mil euros”, revelou.

Das residências que receberam apoios diretos, adiantou o autarca, estão concluídas mais de duas dezenas. Relativamente às casas que receberam reconstrução total, José António Jesus disse que três estão concluídas, havendo “outras que estão a aproximar-se, a uma velocidade muito rápida, do seu acabamento”.

No total, das 800 casas que arderam nos incêndios de há mais de um ano na região Centro do país, 400 já foram concluídas e entregues aos proprietários.

Fonte: Jornal do Centro

Foto: Diário de Leiria

Previous Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo
Next Região: Detidos por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem de 80 anos que estava desaparecido foi encontrado com vida

Um homem de 80 anos, que estava desaparecido na localidade de Sotão, em Góis, Coimbra, apareceu com vida.

Sociedade

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Última Hora

Rodrigues Gonçalves anunciou que não se vai recandidatar por “perda de confiança” do Partido Socialista  (Notícias atualizada)

António Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, comunicou na sexta feira ter colocado…

Informação

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Informação

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Informação

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Última Hora

850 participantes juntos em ação de reflorestação em Pinhel

O Município e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, no distrito da Guarda, anunciaram hoje que vão plantar “algumas centenas de sobreiros” durante uma ação de reflorestação que vai envolver

Nacional

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Informação

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Programas

Oliveira do Hospital continua à espera de apoios prometidos após o fogo

A demora na chegada dos apoios à recuperação do tecido económico, em particular o que é dirigido às empresas e à agricultura, é o que, passado um mês, maior preocupação…

Última Hora

PSD de Oliveira do Hospital propõe programa de saúde oral para os mais carenciados

O grupo municipal do PSD apresentou, na última reunião da Assembleia, uma proposta de recomendação com vista à criação de um programa de saúde oral …

Sociedade

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …