“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

A apresentação teve lugar na Biblioteca Dr. Vasco de Campos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e contou com a presença de docentes, alunos, executivo municipal e amigos do autor natural de Coimbra, mas que há vários anos reside no concelho oliveirense onde é professor de História.

Em mais uma apresentação do livro que versa sobre a vida de Tomás da Fonseca, Carlos Carvalheira, presidente do Agrupamento de Escolas oliveirense elogiou o autor e o seu novo livro que teve apresentação a cargo de Paula Alexandra Malta e José Eduardo Dias.

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”, com prefácio de Vítor Neto, traça o percurso do ex seminarista e pedagogo, até à sua afirmação como republicano laico e ateu.

Luís Torgal diz tratar-se de uma viagem ao Portugal do século XX, através do percurso de um homem que teve “uma vida difícil, dura e cheia e foi um grande propagandista da República”.


José Eduardo Dias, jurista e amigo do autor, na apresentação à obra situa a biografia entre Mortágua- Coimbra e Lisboa. Chega a verificar uma ligação entre Tomás da Fonseca e Luís Filipe Torgal. “A simpatia do Luís pelo Tomás da Fonseca parece-me inevitável depois de ler o livro, porque Tomás da Fonseca combateu a Igreja Católica, a monarquia constitucional, a ditadura militar e o Estado Novo”, sublinhou.


“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é composto por cerca de 450 páginas.

image_pdfimage_print
Previous Incêndio em habitação de aldeia do Sabugal origina dois feridos
Next Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

Artigos Relacionados

Região

APROLEP envia camião carregado de feno para Góis para ajudar animais

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) envia esta quinta-feira, para Góis, um carregamento de feno oferecido por um grupo de agricultores…

Última Hora

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Última Hora

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Sociedade

Pousada do Convento do Desagravo vai fechar no próximo verão

A Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital vai encerrar no dia 23 de julho, data em que termina …

Destaque

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Informação

Investigador entende que cadastro florestal vem com “30 anos de atraso”

O diretor do Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra considera que o cadastro florestal vem, “no mínimo, com 30 anos de atraso”, …

Educação

CDOS de Coimbra faz balanço de ocorrências no distrito

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra revelou, há instantes, o quadro de ocorrências decorrentes das atuais condições meteorológicas adversas. Os dados dizem respeito ao período compreendido entre

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves antecipa o fim de semana “gigante”, de 11 e 12 de março, e que é “talvez” aquele que

Última Hora

ADI entregou prémios de campanha de natal em Oliveira do Hospital

Terminada mais uma campanha natalícia proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Informação

Foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira

  Esta tarde foi inaugurado, em Ervedal da Beira, o monumento de homenagem à queijeira. Amândio Torres, Secretário de Estado das Florestas esteve presente, assim como as queijeiras do concelho

Informação

Despiste de automóvel provocou um morto e um ferido ligeiro em Viseu

O despiste de uma viatura provocou, ontem, um morto e um ferido ligeiro na Estrada Nacional 2, em Bigas, no concelho de Viseu.

Informação

Maioria dos idosos vítimas de alegada intoxicação em lar já teve alta

A maioria dos 24 idosos hospitalizados na segunda-feira por uma alegada intoxicação alimentar num lar de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, já regressou à instituição.

Sociedade

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Última Hora

Góis hasteou bandeira azul em duas praias fluviais e espera atrair muitos turistas

O município de Góis procedeu, ontem, ao hastear da bandeira azul em duas praias fluviais, com a presidente da autarquia, Maria de Lurdes Castanheira…

Última Hora

Nelas investe 220 mil Euros no cadastro informático das redes de água e saneamento nas freguesias

O Município de Nelas avançou para a concretização do Cadastro Informático das Redes de Abastecimento de Água e Saneamento, em todo o concelho,…

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Última Hora

Procura Turística do Centro de Portugal cresce três vezes mais que a média nacional

O mês de julho voltou a ser “extremamente positivo” para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com os resultados preliminares, …

Informação

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Sociedade

Homem morreu em Penela após queda numa lareira

Um homem de 90 anos morreu esta terça-feira, em Penela, na sequência de uma queda sobre a lareira da sua casa.

Região

Homem internado com legionella nos Covões

Um homem está internado nos cuidados intensivos do Hospital dos Covões do CHUC com legionella, adianta o Diário As Beiras citando fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Destaque

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.