Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.

Segundo informação disponibilizada hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a persistência de valores baixos da temperatura mínima justifica a ativação deste aviso, o menos grave e que corresponde a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A informação do IPMA relativa aos próximos dias dá conta de um “aumento do desconforto térmico” entre quinta-feira (dia 10) e sábado (dia 12), prevendo-se “a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar ártico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente europeu”.

“Como consequência, a temperatura mínima deverá descer no dia 10 no interior norte e centro, especialmente na Beira Alta, onde, nas terras altas, as descidas poderão ser da ordem de 5 a 8 graus Celsius. Assim, os valores da temperatura mínima deverão variar genericamente entre 2 e 6 graus Celsius, sendo inferiores no interior norte e centro, onde variarão aproximadamente entre -4 e 1 graus” e ocorrerá também uma descida das temperaturas máximas.

Para sexta-feira, prevê-se que estas diminuições de temperatura se estendam ao restante território (com reduções de 2 a 4 graus Celsius, no caso da mínima).

Neste dia, “a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 10 e 14 graus, sendo inferior no Nordeste Transmontano e na Beira Alta, onde será inferior a 8°C, e ligeiramente superior em alguns locais do litoral sul”.

As previsões apontam para um “aumento do desconforto térmico” até sábado, tendo em conta a intensificação do vento, que nas terras altas poderá ser de até 50 quilómetros/hora.

Por vezes, até meio da manhã de sábado, poderão ocorrer rajadas de 65 quilómetros/hora, em especial nas regiões Norte e Centro.

“Prevê-se igualmente formação de geada a chegar junto ao litoral. De referir que desde o início de janeiro têm-se verificado noites frias, isto é, valores da temperatura mínima do ar inferiores aos valores médios e mesmo inferiores aos valores que só ocorrem em 10% dos casos (percentil 10)”, destaca o IPMA.

No entanto, registaram-se também dias quentes (com valores de temperatura máxima superiores aos valores médios e mesmo superiores aos valores que só ocorrem em 10% dos casos).

Entre 1 de janeiro e hoje, os menores valores da temperatura mínima (-7 graus) foram registados nos dias 5 e 6 em Miranda do Douro e Chaves, respetivamente.

Os mais altos valores da temperatura máxima verificaram-se o dia 2 em Rio Maior (20.8 graus) e no dia 1 em Braga (20.5 graus).

Na sequência das previsões de frio, vários municípios anunciaram medidas de apoio aos sem-abrigo, com a abertura de espaços para pernoita.

Por Oliveira do Hospital, as temperaturas podem atingir até -2 graus nos próximos dias.

Previous Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas
Next Mário Patrão entra no Top 20 do Dakar 2019

Artigos Relacionados

Última Hora

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Informação

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Última Hora

Confraria do Bucho de Arganil celebra o 10º capítulo

Sob a égide “Dez Anos de Confraria – Dez Capítulos de Tradição com Sabor a História”, a Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil realiza, dia 8 de outubro, o X

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital obtém financiamento de 450 mil euros para investimentos na rede hidrográfica

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou, no passado dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no

Sociedade

Trabalhadores de ‘call center’ da EDP de Seia em greve

Os trabalhadores do ‘call center’ da EDP de Seia, distrito da Guarda, estão hoje em greve para reclamar aumentos salariais à empresa de trabalho temporário que os contratou.

Última Hora

Relatório sobre fogos de outubro é entregue hoje no Parlamento

O relatório de análise aos incêndios de outubro de 2017, produzido pela comissão técnica independente, que integra 12 peritos e que é liderada pelo professor universitário João Guerreiro, vai hoje

Sociedade

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Informação

CISE acolhe 15º Concurso de Fotografia de Ambiente

Retratar o Património Ambiental da Serra da Estrela é o desafio lançado, uma vez mais, pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) a fotógrafos amadores ou profissionais, naquele

Última Hora

Páscoa com chuva, vento e queda de neve

O período da Páscoa vai ser marcado pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.

Informação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Região

Autarca de Pedrogão Grande garante que casas reconstruídas “são de primeira habitação”

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande disse, hoje, que todas as casas afetadas pelo incêndio de 2017 que foram reconstruídas com a ajuda dos portugueses eram de primeira habitação

Informação

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.