Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra
7 Abril, 2016 487 Views

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão desde hoje, 7 de abril, …

… e até sábado, dia 9, entre a urbanidade da cidade de Coimbra. A exposição do jovem oliveirense integra a Mostra da Escola Superior de Educação de Coimbra patente no Dolce Vita, em Coimbra.


Imagens de hoje mas que podiam ser captadas há 50, 60 ou 70 anos são a essência da exposição “O Meio e a Gente” da autoria do jovem Tiago Cerveira que, desta forna documenta a “identidade cultural e o mundo rural” pela arte do vídeo e da fotografia. Um projeto apaixonante do jovem, que é repórter de imagem na produtora BKN e Centro TV, com sede em Oliveira do Hospital, e que não perde a oportunidade para “isolar” e “captar” momentos identitários desta região.

Através deste projeto, Tiago Cerveira, um jovem de apenas de 25 anos, traduz o gosto que tem pela interioridade e pelo lugar onde nasceu. “Se não formos nós a dar essa importância, não são os outros que vão valorizar”, referiu à Rádio Boa Nova. Um gosto pela ruralidade que Tiago Cerveira faz questão de partilhar com o mundo, em particular com recurso às redes sociais. “Aparecer uma cabaça, uma ovelha no feed das pessoas cria impacto visual e chama a atenção”, conta.

O “Meio e Gente” tem sido uma Mostra patente em alguns espaços e salas de exposição do concelho e da região. E está, desde hoje a té sábado, no Dolce Vita em Coimbra, a convite da Escola Superior de Educação de Coimbra, escola onde Tiago Cerveira tirou licenciatura em Comunicação Social. “Fiquei surpreendido e orgulhoso”, revelou à Rádio Boa Nova, apreciando sobretudo a saída das suas imagens, que são rurais e do interior, para a urbe e, em particular para um centro comercial, local de confusão e de materialismo. É como que uma fuga “do seu habitat natural”.

“O Meio e a gente” é um trabalho diário e com publicações diárias do seu autor. De Oliveira do Hospital, é por cá que Tiago Cerveira quer continuar, pelo menos enquanto houver “romantismo” e se sentir “concretizado pessoalmente”.

Previous Gala 30 Anos - Video CentroTV
Next Rádio Boa Nova - 30 Anos 30 Nomes

Artigos Relacionados

Informação

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Cultura

Postais ilustrados estão em exposição no Museu Municipal Dr. Antº Simões Saraiva

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, tem patente uma exposição dedicada a “Postais Ilustrados”, que garante uma viagem no tempo

Sociedade

CIM da Região de Coimbra promoveu ação sobre vigilância e controlo de vespa Velutina

Com 80 inscritos e um programa que promoveu a interação entre formadores e participantes, a sessão de formação relativa ao “Plano de ação para a…

Região

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Informação

Coimbra chumba proposta que defendia ligação para Viseu em autoestrada

A Câmara de Coimbra chumbou ontem uma proposta do movimento Somos Coimbra e da coligação Mais Coimbra para que o município defendesse a construção da autoestrada entre Coimbra e Viseu.

Informação

Alexandrino quer fazer “a diferença” com intervenção na Zona Histórica

O executivo municipal de Oliveira do Hospital apresentou os pré projetos daquela que deverá ser a requalificação da Zona Histórica da cidade com a qual pretende “fazer a diferença” no

Última Hora

Acidente entre dois veículos ligeiros e um trator provocou um morto em Viseu

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na zona industrial do Mundão, em Viseu.

Sociedade

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Desporto

Conheça os resultados desportivos de fim-de-semana

Disputou-se, ontem, a 12º jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou uma vitória para a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) e um empate para o Futebol Clube de Oliveira

Informação

CCPOH termina em 5º lugar o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa

Na última jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Região

Onze meios aéreos combatem fogo na Figueira da Foz

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito