Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele nome, Tiago Cerveira supera todas as expectativas ao documentar o último dia de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o mundo.

Tiago Cerveira sobre o filme:

“A protagonista do filme é a minha mãe mas podia ser a mãe da maioria dos meus amigos de infância. 

Realizei este documentário pois não queria sentir-me arrependido por não o ter feito. Tenho realizado documentários biográficos de várias pessoas. Sentir-me-ia mal se não fizesse um filme de uma história tão bonita que tinha ali, em minha casa. Com a minha gente.

Acima de tudo é uma homenagem às centenas de Mulheres costureiras que ao longo destes anos têm feito de Oliveira do Hospital uma referência mundial no sector têxtil. Mulheres essas que são a mão-de-obra basilar e que só veem o seu salário aumentar quando o Estado central assim o obriga. Sempre receberam o ordenado mínimo nacional e assim continuam. São Mulheres simples, humildes e de uma dedicação extrema ao trabalho pois têm ali a sua fonte de rendimento para governar o agregado familiar. A profissão de costureira devia ser mais reconhecida.

A fábrica é o seu segundo lar. Na fábrica criam laços de amizade para a vida. Na fábrica desabafam umas com as outras e ajudam-se mutuamente na resolução de problemas pessoais. 

Este filme é uma homenagem simples e genuína a estas mulheres simples e genuínas – as costureiras de Oliveira do Hospital.”

“FACTOS DOS FATOS – uma vida na indústria de confecções.” Um filme que documenta o último dia de trabalho de uma mulher que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o Mundo.  

PRODUÇÃO: O Meio e a Gente
REALIZAÇÃO: Tiago Cerveira
COM: Hortência Coelho
BANDA SONORA: João Morais “O Gajo – Longe do Chão”

 

image_pdfimage_print
Previous “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico
Next Morreu um dos feridos do incêndio de Vila Nova da Rainha. Sobe para nove o número de mortes

Artigos Relacionados

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a inauguração da BLC3 pelo Primeiro-Ministro

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o que vai acontecer neste sábado, dia 27 de maio, em particular a visita…

Última Hora

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Região

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Destaque

Oliveira do Hospital formou Laço Azul Humano contra os maus tratos na infância

Cerca de 600 pessoas, a maioria crianças, deram hoje forma a um gigantesco Laço Azul Humano, numa iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital no mês da prevenção dos

Última Hora

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Última Hora

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Educação

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Sociedade

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Cultura

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Informação

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Destaque

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Informação

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Destaque

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Informação

Jaime Soares critica estilo “autista” do INEM e desafia bombeiros a fazer “o verdadeiro 25 de abril”

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, lamentou em Lagares da Beira que ainda não tenha havido “o verdadeiro 25 de abril nos bombeiros portugueses” …

Última Hora

Sampaense Basket perde no Maia Basket por 79-68

O Sampaense teve “quase tudo” para sair do pavilhão da Maia, com a sua primeira vitória . Com uma entrada muito forte, a equipa de Cláudio Figueiredo foi crescendo na

Sociedade

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Informação

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Sociedade

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Sociedade

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Última Hora

Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de quatro milhões de euros

A construção da nova captação de água do subsistema Alagoa/Feijoal, em Arganil, vai ser alvo de um investimento de 900 mil euros por parte da empresa Águas do Centro Litoral

Última Hora

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Politica

Primeiro Ministro compromete-se com visita a Oliveira do Hospital até ao final do mês de março

O primeiro Ministro, António Costa, comprometeu-se, esta manhã, num contacto com presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a realizar uma visita oficial ao concelho até ao final do

Última Hora

Seia: Curto-circuito provocou incêndio em habitação

Um curto-circuito num desumidificador provocou um incêndio numa habitação, esta quinta-feira de manhã, em Seia. Três pessoas foram assistidas por inalação de fumos, avança o JN na sua edição online.

Informação

Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou por unanimidade uma moção contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósito (CGD), com os municípios a