Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele nome, Tiago Cerveira supera todas as expectativas ao documentar o último dia de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o mundo.

Tiago Cerveira sobre o filme:

“A protagonista do filme é a minha mãe mas podia ser a mãe da maioria dos meus amigos de infância. 

Realizei este documentário pois não queria sentir-me arrependido por não o ter feito. Tenho realizado documentários biográficos de várias pessoas. Sentir-me-ia mal se não fizesse um filme de uma história tão bonita que tinha ali, em minha casa. Com a minha gente.

Acima de tudo é uma homenagem às centenas de Mulheres costureiras que ao longo destes anos têm feito de Oliveira do Hospital uma referência mundial no sector têxtil. Mulheres essas que são a mão-de-obra basilar e que só veem o seu salário aumentar quando o Estado central assim o obriga. Sempre receberam o ordenado mínimo nacional e assim continuam. São Mulheres simples, humildes e de uma dedicação extrema ao trabalho pois têm ali a sua fonte de rendimento para governar o agregado familiar. A profissão de costureira devia ser mais reconhecida.

A fábrica é o seu segundo lar. Na fábrica criam laços de amizade para a vida. Na fábrica desabafam umas com as outras e ajudam-se mutuamente na resolução de problemas pessoais. 

Este filme é uma homenagem simples e genuína a estas mulheres simples e genuínas – as costureiras de Oliveira do Hospital.”

“FACTOS DOS FATOS – uma vida na indústria de confecções.” Um filme que documenta o último dia de trabalho de uma mulher que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o Mundo.  

PRODUÇÃO: O Meio e a Gente
REALIZAÇÃO: Tiago Cerveira
COM: Hortência Coelho
BANDA SONORA: João Morais “O Gajo – Longe do Chão”

 

Previous “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico
Next Morreu um dos feridos do incêndio de Vila Nova da Rainha. Sobe para nove o número de mortes

Artigos Relacionados

Informação

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Região

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.

Última Hora

Homem foi atropelado mortalmente na Figueira da Foz

Um homem, com 63 anos, foi atropelado mortalmente pelo próprio carro, ontem ao final da tarde, na Rua das Rosas, na localidade de Buarcos, …

Informação

Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

O Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje uma “edição especial natalícia”, com um vasto programa dirigido às crianças do pré-escolar e 1º

Última Hora

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Última Hora

Agricultores queixam-se da “falta de tudo” em Coimbra (com áudio)

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndio de 2017 protestam hoje em Coimbra, para reclamar mais apoios ao governo. Nuno Pereira, do Movimento Associação de Apoio às