Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele nome, Tiago Cerveira supera todas as expectativas ao documentar o último dia de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o mundo.

Tiago Cerveira sobre o filme:

“A protagonista do filme é a minha mãe mas podia ser a mãe da maioria dos meus amigos de infância. 

Realizei este documentário pois não queria sentir-me arrependido por não o ter feito. Tenho realizado documentários biográficos de várias pessoas. Sentir-me-ia mal se não fizesse um filme de uma história tão bonita que tinha ali, em minha casa. Com a minha gente.

Acima de tudo é uma homenagem às centenas de Mulheres costureiras que ao longo destes anos têm feito de Oliveira do Hospital uma referência mundial no sector têxtil. Mulheres essas que são a mão-de-obra basilar e que só veem o seu salário aumentar quando o Estado central assim o obriga. Sempre receberam o ordenado mínimo nacional e assim continuam. São Mulheres simples, humildes e de uma dedicação extrema ao trabalho pois têm ali a sua fonte de rendimento para governar o agregado familiar. A profissão de costureira devia ser mais reconhecida.

A fábrica é o seu segundo lar. Na fábrica criam laços de amizade para a vida. Na fábrica desabafam umas com as outras e ajudam-se mutuamente na resolução de problemas pessoais. 

Este filme é uma homenagem simples e genuína a estas mulheres simples e genuínas – as costureiras de Oliveira do Hospital.”

“FACTOS DOS FATOS – uma vida na indústria de confecções.” Um filme que documenta o último dia de trabalho de uma mulher que dedicou 47 anos da sua vida a fazer fatos para todo o Mundo.  

PRODUÇÃO: O Meio e a Gente
REALIZAÇÃO: Tiago Cerveira
COM: Hortência Coelho
BANDA SONORA: João Morais “O Gajo – Longe do Chão”

 

image_pdfimage_print
Previous “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico
Next Morreu um dos feridos do incêndio de Vila Nova da Rainha. Sobe para nove o número de mortes

Artigos Relacionados

Informação

ANPC, Município de Góis e Bombeiros de Góis assinam protocolo para constituição da Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Góis, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis assinaram, no passado dia 4 de maio,…

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Informação

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Última Hora

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Última Hora

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Última Hora

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Desporto

FCOH aumenta vantagem após vitória frente a Tourizense. AD Lagares derrotada pela Académica SF

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) assegura 1º lugar na tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra…

Programas

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova à descoberta do “Festival das Sopas”

Aproveitando a realização do “Festival das Sopas” em Santa Ovaia, as crianças voltaram a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital

Informação

Reacendimentos agravam incêndio em Pampilhosa da Serra

O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, avançou hoje à agência Lusa que esta manhã o fogo esteve “praticamente dominado”, mas que agora os “reacendimentos são

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” destaca Fernando Santos e João Nunes como figuras do ano 2016

No último “Cash Resto Zero” de 2016, Vítor Neves destaca as figuras que marcaram o ano de 2016 no país e na região.

Informação

Stacchiotti imita Alarcón e também repete vitória

Sprints é com Riccardo Stacchiotti. O italiano, na chegada esta segunda-feira a Viseu, voltou a superiorizar-se a uma concorrência que o ficou a ver pelas costas quando arrancou rumo ao

Região

Corpo encontrado dentro de tanque em Viseu

Um corpo de um homem foi encontrado dentro de um tanque de um terreno agrícola próximo da Avenida da Bélgica, na cidade de Viseu, esta manhã, em Viseu.

Informação

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Sociedade

IEFP renovou credenciação da ADIBER

O Conselho Diretivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional renovou a credenciação da ADIBER, por um período de 3 anos, mantendo-a integrada na Rede Nacional de Entidades …

Informação

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.

Última Hora

Deputados do PS reuniram com  autarcas afetados pelos incêndios

Pedro Coimbra, Elza País e João Gouveia, deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, reuniram com Autarcas, …

Informação

PJ deteve suspeito de atingir a tiro um homem em Seia

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, com 66 anos de idade, reformado fortemente indiciado pela prática de crime de homicídio qualificado,…

Informação

FCOH ainda acredita na manutenção. AD Nogueirense complica contas ao perder

Depois do derby em Touriz onde venceu por 1-0, o FCOH ainda acredita na manutenção e onde tudo ainda é possível. Para isso, basta o FCOH ganhar a última partida

Última Hora

País: Mais acidentes e feridos graves, mas menos mortos na Operação ‘Ano Novo’

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou nos cinco dias da Operação “Ano Novo” mais acidentes e mais feridos graves, mas menos vítimas mortais…

Região

Tábua prescinde de iluminação de Natal e faz reverter o investimento para o apoio às vítimas do incêndio

O Município de Tábua decidiu não proceder à iluminação de Natal na vila, revertendo o investimento aplicado na iluminação das principais artérias e rotundas…

Última Hora

Semana começa com muito calor

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Destaque

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais