“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas
4 Julho, 2018 527 Views

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

De 15 de setembro a 23 de setembro de 2018, os participantes voltam a lançar-se à conquista de aldeias, castelos e fortalezas, depois do grande sucesso da edição do ano passado.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, esta é uma aventura efetuada em total autossuficiência, que pode ser vivida a solo, ou em equipas de dois ou de quatro elementos. O participante está por sua conta e risco, numa filosofia de bikepacking. O desafio é percorrer centenas de quilómetros, com total autonomia, em locais de elevado interesse histórico. A resistência e o sentido de orientação dos ciclistas vão ser postos à prova.

A organização adianta que o The Castles Quest não é uma competição, uma vez que não há classificações nem pontuações, nem há vencedores ou derrotados. No entanto, a missão tem de ser terminada num limite máximo de tempo.

O desafio pode ser realizado em duas modalidades: uma aventura de oito dias, de 15 a 23 de setembro; e uma aventura mais curta, de dois dias, entre 22 e 23 de setembro. Na aventura de oito dias, o percurso a realizar segue a Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso circular, de 600 quilómetros, começa e termina na Aldeia Histórica de Linhares da Beira com percurso em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.  Também a prova dos dois dias passa pela Grande Rota, durante 329 quilómetros, com partida e chegada igualmente em Linhares da Beira.

Os participantes que conseguirem completar a missão, conquistando todas as tão desejadas Aldeias Históricas de Portugal, serão nomeados nobres “cavaleiros” do The Castles Quest, título certificado exclusivamente pelas Aldeias Históricas de Portugal, entidade promotora da iniciativa.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.thecastlesquest.bike.

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

image_pdfimage_print
Previous Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho
Next Município de Góis apresenta autores Goienses

Artigos Relacionados

Destaque

Assembleia Municipal vota empréstimo de dois milhões de Euros

A proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de euros constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Última Hora

FCOH e Condeixa não dão tréguas na luta pela subida de divisão

A luta pela subida no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro. A faltarem apenas duas jornadas para o término da época, o

Última Hora

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Destaque

Vinte e quatro detenções e 81 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 23 a 29 de maio ficou marcada, no distrito de Coimbra, por um total de 24 detenções e 81 acidentes. O comando territorial de Coimbra da GNR

Informação

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Sociedade

Abastecimento de água deve ficar normalizado até ao meio da semana em Oliveira do Hospital

O município de Oliveira do Hospital anunciou, hoje, que o abastecimento de água no concelho deverá ficar normalizado “até ao meio desta semana”, na altura em que…

Informação

Município de Nelas assinala Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

  O Município de Nelas está a organizar uma ação que visa assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a realizar no próximo sábado, dia 25

Cultura

Antiga Escola Primária deu lugar a Biblioteca em Santa Ovaia

Em Santa Ovaia, decorreu ontem à tarde a  inauguração da Biblioteca, um novo espaço cultural da freguesia que resulta da requalificação da antiga escola primária, uma obra que contou …

Última Hora

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Informação

Sentido sismo de magnitude 2,8 na zona de Góis

Um sismo de magnitude 2,8 (escala de Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros a norte-nordeste da Pampilhosa da Serra foi sentido no domingo, informou o

Região

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Informação

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Última Hora

Esta EXPOH “é a maior de sempre”

Ao sexto dia da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal confessa-se satisfeito com a adesão ao certame, considerando tratar-se da “maior EXPOH de sempre”.

Destaque

FCOH conhece já o calendário dos jogos do Distrital de Honra época 2016/2017

O sorteio realizou-se esta sexta na sede da Associação de Futebol de Coimbra, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro e ditou que o FCOH recebesse em casa na 1ª

Última Hora

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Última Hora

Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar” em Oliveira do Hospital

A 10ª edição do “Dramatizando” – Jornadas de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem início nos próximos dias 19 e 20 de maio.

Destaque

Santuário Nª Srª das Preces: Prémio de 50 mil Euros “é uma benção de Deus” (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, considerou hoje que o prémio Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian para a recuperação do jardim …

Última Hora

Município oliveirense assinou Contrato do Fundo Ambiental com o objetivo de “mudar comportamentos”

O Município de Oliveira do Hospital assinou um Contrato do Fundo Ambiental, designado “Educação Ambiental + Sustentável”, a fim de promover uma nova cultura cívica territorial.

Destaque

Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos

Jorge Ramos apresentou, ontem à noite, o seu quinto livro, intitulado “Volto Já…” que é resultado de “dois anos e meio de escrita” e, através do qual, pergunta “à vida

Última Hora

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Destaque

“O caminho do FCOH passa por sermos muito mais profissionais do que fomos até agora” (com vídeo)

A direção do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem em marcha uma forte campanha que, em pouco mais de um mês, já resultou na adesão de 200 novos

Informação

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram ao início da tarde de hoje encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Última Hora

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Região

Dominados dois dos três fogos que deflagraram no domingo em Mangualde

Dois dos três incêndios que deflagraram na tarde de domingo em Mangualde, no distrito de Viseu, estão hoje de manhã em resolução, mantendo-se ativo um, de acordo com a Proteção