Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

image_pdfimage_print

Uma fábrica do setor têxtil fechou as portas na aldeia de Trinta, na Guarda, e lançou cerca de duas dezenas de trabalhadores para o desemprego,…

… disse ontem o presidente da União de Freguesias de Corujeira e Trinta.

O presidente da União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Carlos Fonseca, reagiu com preocupação ao encerramento da empresa Vasco Costa Sousa, Lda., também conhecida por Serralã, que começou a funcionar nos anos de 1960 e produzia mantas e cobertores.

“É sempre com preocupação que recebemos este tipo de notícias, até porque num meio pequeno como o nosso, [o encerramento de] uma fábrica que empregue 10 ou 20 ou 30 pessoas faz sempre muita diferença, como é normal”, disse o autarca.

Com o fecho da unidade, o responsável teme que “haja pessoas que tenham de ir para o estrangeiro” ou que surjam alguns problemas sociais por dificuldades em inserir os desempregados no mercado de trabalho, por falta de oferta.

“Neste momento está apenas uma fábrica a laborar. Não há grandes alternativas para estas pessoas que estão agora no desemprego”, disse.

Segundo o autarca, o encerramento da fábrica deve-se a dificuldades económicas, lembrando que os problemas arrastavam-se “há pelo menos dois ou três anos”.

A aldeia de Trinta já teve cinco fábricas do setor têxtil em laboração, que empregavam mais de 500 pessoas, mas com a crise que nas últimas duas décadas atingiu o setor tem apenas uma a funcionar, que dá emprego a cerca de 30 trabalhadores.

O grupo municipal e a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) emitiram um comunicado sobre o fecho da fábrica Serralã.

O BE mostra-se solidário com os trabalhadores e lamenta o encerramento da empresa.

Previous IP3 cortado em Santa Comba Dão devido a acidente
Next Rádio Boa Nova lança calendário promocional 2019

Artigos Relacionados

Última Hora

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de

Cultura

Escritor João Tordo inicia “Ciclo de Conversas” em Oliveira do Hospital

O escritor João Tordo estará em Oliveira do Hospital, no próximo dia 20 de fevereiro, no âmbito da iniciativa “Ciclo de Conversas: da literatura à ciência” promovida pelo Município de

Última Hora

Feridos dos incêndios do ano passado isentos de taxas moderadoras

As vítimas dos incêndios de junho e de outubro do ano passado vão passar a estar isentas do pagamento de taxas moderadoras na saúde e a ter dispensa gratuita de

Sociedade

Confraria alerta para potencial económico do medronho na região

 A Confraria do Medronho alertou para o potencial económico desta espécie autóctone, naquela que foi mais uma cerimónia de entronização de novos confrades que decorreu, este ano, no concelho de

Sociedade

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Última Hora

Região: GNR deteve falsos seguranças

A GNR deteve dois homens de 41 e 37 anos, em Aguiar da Beira, por alegado exercício e contratação de serviços ilegais de segurança privada.

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Informação

Oliveira do Hospital comemora 25 anos de elevação a cidade

Oliveira do Hospital comemora, hoje, os 25 anos de elevação a cidade. A data vai ser assinalada esta tarde, pelas 17h30, com o descerramento de uma placa nos Paços do

Desporto

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Informação

“Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” alargado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico

No âmbito do projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra desenvolve no ano letivo 2017/2018 uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da

Educação

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Desporto

Fernando Tavares Pereira é candidato à presidência do Sporting (com áudio)

O empresário Fernando Tavares Pereira, vai apresentar a sua candidatura ao Sporting Clube de Portugal, na próxima quarta feira em Coimbra, em local ainda por designar.