Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Têxtil fecha em aldeia da Guarda e deixa 20 trabalhadores no desemprego

Uma fábrica do setor têxtil fechou as portas na aldeia de Trinta, na Guarda, e lançou cerca de duas dezenas de trabalhadores para o desemprego,…

… disse ontem o presidente da União de Freguesias de Corujeira e Trinta.

O presidente da União de Freguesias de Corujeira e Trinta, Carlos Fonseca, reagiu com preocupação ao encerramento da empresa Vasco Costa Sousa, Lda., também conhecida por Serralã, que começou a funcionar nos anos de 1960 e produzia mantas e cobertores.

“É sempre com preocupação que recebemos este tipo de notícias, até porque num meio pequeno como o nosso, [o encerramento de] uma fábrica que empregue 10 ou 20 ou 30 pessoas faz sempre muita diferença, como é normal”, disse o autarca.

Com o fecho da unidade, o responsável teme que “haja pessoas que tenham de ir para o estrangeiro” ou que surjam alguns problemas sociais por dificuldades em inserir os desempregados no mercado de trabalho, por falta de oferta.

“Neste momento está apenas uma fábrica a laborar. Não há grandes alternativas para estas pessoas que estão agora no desemprego”, disse.

Segundo o autarca, o encerramento da fábrica deve-se a dificuldades económicas, lembrando que os problemas arrastavam-se “há pelo menos dois ou três anos”.

A aldeia de Trinta já teve cinco fábricas do setor têxtil em laboração, que empregavam mais de 500 pessoas, mas com a crise que nas últimas duas décadas atingiu o setor tem apenas uma a funcionar, que dá emprego a cerca de 30 trabalhadores.

O grupo municipal e a Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) emitiram um comunicado sobre o fecho da fábrica Serralã.

O BE mostra-se solidário com os trabalhadores e lamenta o encerramento da empresa.

Previous IP3 cortado em Santa Comba Dão devido a acidente
Next Rádio Boa Nova lança calendário promocional 2019

Artigos Relacionados

Última Hora

Monchique: Incêndio está dominado. Proteção Civil mantém dispositivo no terreno

A Segunda Comandante Operacional Nacional e porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar informou, na conferência de imprensa da manhã desta sexta-feira, …

Informação

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Desporto

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola frente ao Eirense. O empate, que marcou a décima sétima jornada do Campeonato da Divisão de Honra

Destaque

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Informação

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Sociedade

Médicos começaram hoje greve nacional de três dias

Os médicos iniciaram hoje às 00:00 três dias de greve nacional, uma paralisação que os sindicatos consideram ser pela “defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

Região

Operação Carnaval da GNR com mais acidentes e mortes e menos feridos

Sete mortos, 13 feridos graves e 292 ligeiros é o balanço da Operação Carnaval 2018 da Guarda Nacional Republicana (GNR), que terminou às 24h00 de terça-feira …

Região

Covilhã: Detido jovem suspeito de violação e violência doméstica

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 23 anos, suspeito de crimes de violação, violência doméstica e ofensas à integridade física ocorridos no concelho da Covilhã.

Informação

Fim de semana vai ser de temperaturas baixas, mas sem chuva

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas mínimas baixas, céu pouco nublado, mas sem precipitação.

Informação

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de

Informação

Carro de rali caiu ao rio em Mortágua. Um dos ocupantes está desaparecido.

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. O alerta foi dado pouco depois das 15 horas.

Última Hora

Mosteiro de Lorvão na Rota das Abadias Cistercienses

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira e a representante da Carta Europeia de Sítios e Abadias Cistercienses, Irene Bien, descerraram, no passado dia 1 de junho,…