Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  
27 Abril, 2017 1215 Views

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

… que a iniciativa que vai ter lugar amanhã, pelas 18h00, “não tem o objetivo de comemorar Fátima”, mas antes de “debater Fátima”.

CARTAZ DEBATE“O Sol Bailou ao Meio Dia” ?! Fátima, Fé e História… 100 anos Depois” é o tema da tertúlia promovida pelas áreas disciplinares de História e de Filosofia do AEOH. Surge a iniciativa por ocasião das comemorações do centenário das aparições de Fátima, mas não com o propósito de as comemorar. “A escola laica não tem objetivo de comemorar acontecimentos religiosos”, referiu Luís Torgal, notando que a iniciativa acontece no seio da escola, na Biblioteca, enquanto espaço cultural.

Na tertúlia, que vai ser moderada por Vítor Neves e transmitida em direto pela Rádio Boa Nova, vão surgir “várias vozes, eventualmente dissonantes, que podem aqui e ali estar em sintonia”, referiu Luís Torgal. Anselmo Borges, Carlos Esperança, Francisco Claro e o próprio Luís Filipe Torgal são os intervenientes na iniciativa e, por isso, convidados a pronunciarem-se sobre o tema que surge “com um ponto de exclamação e interrogação”. “É uma pergunta retórica à qual pretendemos dar resposta. Há aqui a voz de teólogos, sacerdote, um historiador e um ateu”, frisou.

A iniciativa tem como palco a Biblioteca do AEOH, mas é aberta à comunidade.

Previous HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares
Next Debate sobre "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância"

Artigos Relacionados

Informação

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,

Informação

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Cultura

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Região

Requalificação do IP3 arranca hoje

O projeto de requalificação do primeiro troço do IP3, que liga Viseu a Coimbra, é adjudicado esta sexta-feira (18 de janeiro), numa cerimónia onde esteve presente o primeiro-ministro, António Costa.

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Última Hora

V Gala do Desporto distinguiu os agentes que “contribuem para o prestígio da atividade”

O Município de Oliveira do Hospital realizou, na passada sexta-feira, a quinta edição da “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva, 2017/2018.

Informação

Arderam quase 28 mil hectares no Algarve

O incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação

Última Hora

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital pede para que “não se faça política da terra queimada”

José Carlos Alexandrino iniciou a sua intervenção na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital com um pedido que dirigiu…

Região

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Informação

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.