Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC
31 Maio, 2019 319 Views

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

image_pdfimage_print

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Visto que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio vai continuar, a Proteção Civil decidiu manter em Situação de Alerta o território nacional, em especial, nas regiões do Centro e Sul.

Assim sendo, preveem-se valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, vento predominante do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira, durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas, até 45 km/hora, até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde, em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes.

Além disso, preveem-se baixos teores de humidade relativa do ar, em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. O IPMA prevê ainda que estes teores diminuam na sexta-feira, no Algarve e Baixo Alentejo.

Para os locais onde o índice de risco de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado é proibido:

O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes.

Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.

Já o uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Previous UF de Souselas e Botão promove 6º Encontro das Coletividades
Next Seia comemora Dia da Criança com Parque Encantado

Artigos Relacionados

Região

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Informação

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Programas

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” destaca projeto Geonatur

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Bruno Rodrigues Teixeira, promotor do projeto “Geonatur”.

Informação

FCOH desceu ao último lugar da Série E do Campeonato de Portugal Prio

  Com a derrota por 2-1 frente ao Sabugal nesta jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa oliveirense vê mais perto a descida de divisão. Se  antes era

Destaque

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Última Hora

Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento

  A ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital que, em 2015,foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes confessou, esta manhã, a prática daquele crime.

Nacional

Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1 Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak

Região

Castro Daire: Mais de 20 mil aves morrem carbonizados em aviário

Um incêndio deflagrou, ao início da noite de quarta-feira, num aviário localizado na zona de Castro Daire, em Viseu.

Educação

Eptoliva celebra Natal com a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou a chegada do Natal, realizando a habitual festa alusiva a esta quadra, no final da tarde do

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Informação

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Cultura

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.