Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC
31 Maio, 2019 206 Views

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

image_pdfimage_print

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Visto que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio vai continuar, a Proteção Civil decidiu manter em Situação de Alerta o território nacional, em especial, nas regiões do Centro e Sul.

Assim sendo, preveem-se valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, vento predominante do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira, durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas, até 45 km/hora, até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde, em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes.

Além disso, preveem-se baixos teores de humidade relativa do ar, em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. O IPMA prevê ainda que estes teores diminuam na sexta-feira, no Algarve e Baixo Alentejo.

Para os locais onde o índice de risco de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado é proibido:

O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes.

Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.

Já o uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Previous UF de Souselas e Botão promove 6º Encontro das Coletividades
Next Seia comemora Dia da Criança com Parque Encantado

Artigos Relacionados

Informação

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Destaque

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Informação

Fim do plástico no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital “vai ser uma realidade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) vai deixar de vender água em garrafas de plástico.

Região

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, na próxima segunda-feira, 5 de junho, com uma ação de sensibilização…

Última Hora

Câmara de Arganil mantém aposta na gratuitidade do transporte para os alunos do concelho

O Município de Arganil vai continuar a assegurar a gratuitidade dos transportes para os alunos do concelho até aos 18 anos, tal como previsto pelo relatório de atividades na área

Informação

UCC Pinheiro do Abraços premiada pela Missão Sorriso com apoio de mais de 25 mil Euros

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraço foi premiada no âmbito do concurso Missão Sorriso 2016- Continente com um apoio de 25.241,52 Euros. A entrega oficial do prémio

Informação

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Uma comitiva da CIM Região de Coimbra está de visita à Junta da Galiza, em Espanha, para conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, …

Informação

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Última Hora

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.