Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

image_pdfimage_print

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses, mais do que primavera, estão a atravessar um período de verão em pleno dezembro.

Durante esta quinta e sexta-feira, as temperaturas vão estar, dois a três graus acima da média, esperando-se no Porto, 16 graus e, em Lisboa, 17 graus, de máxima. Na quarta-feira, sentiram-se cinco e seis graus superiores à média, com o Norte e Centro com menos frio – temperaturas mínimas mais elevadas – e Castelo Branco, Portalegre e Évora, com máximas acima do costume para este período do ano.

“Podemos dizer que são temperaturas entre primaveris e outonais”, comenta a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA. Em dezembro, a média, considerando as últimas três décadas, tem sido 14,6 graus em Lisboa e 14,5 no Porto. O calor deve-se ao posicionamento no anticiclone dos Açores, que está sobre a Península Ibérica. “É sempre sinónimo de bom tempo”, afirma.”Como a nebulosidade do início da semana desapareceu, temos agora céu limpo e dias de sol”.

Na Madeira, as temperaturas da última quarta-feira alcançaram um recorde: chegaram a 26,9 graus e na última noite situou-se nos 22,3 graus: 8,4 graus acima da média. Neste caso, conjugou-se o anticiclone dos Açores com a depressão a oeste das ilhas Canárias, provocando um escoamento de ar quente oriundo do norte de África.

No continente, as temperaturas baixam ligeiramente a partir de sábado, mas ainda se manterão acima da média para a época. Prevê-se precipitação na próxima terça-feira.

“O mês frio costuma ser janeiro”, diz ainda. Ainda é cedo para prever com algum rigor o tempo que estará no Natal.

Previous Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos
Next Vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes

Artigos Relacionados

Informação

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Informação

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Sociedade

Oliveira do Hospital: “Largo Encantado” conta com inúmeras atividades para as crianças

Já está instalada a habitual Tenda de Natal, no Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, que, nesta época, se transforma num “Largo Encantado”, com

Informação

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Informação

Portugal vai ser palco de exercício europeu de Proteção Civil

Portugal vai acolher o exercício europeu de proteção civil Cascade 19, o maior de sempre em território nacional, que se realiza entre 28 de maio e 1 de junho, com

Informação

Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

O Comandante Distrital das Operações de Socorro de Coimbra defendeu, esta manhã, que o objetivo em mais uma época de incêndios é de “baixas zero”.

Região

ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inicia em março uma operação de fiscalização…

Informação

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Informação

Condenado a sete anos e oito meses de prisão por assaltos em Coimbra

Um homem de 26 anos acusado de assaltar 13 residências em Coimbra, entre outros crimes, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal local a sete anos e oito meses de prisão.

Desporto

Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica

O jogo dos quartos de final entre o Sampaense Basket e o SL Benfica assinala hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 19h00,o arranque da Taça Hugo dos Santos, …

Informação

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita