Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses, mais do que primavera, estão a atravessar um período de verão em pleno dezembro.

Durante esta quinta e sexta-feira, as temperaturas vão estar, dois a três graus acima da média, esperando-se no Porto, 16 graus e, em Lisboa, 17 graus, de máxima. Na quarta-feira, sentiram-se cinco e seis graus superiores à média, com o Norte e Centro com menos frio – temperaturas mínimas mais elevadas – e Castelo Branco, Portalegre e Évora, com máximas acima do costume para este período do ano.

“Podemos dizer que são temperaturas entre primaveris e outonais”, comenta a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA. Em dezembro, a média, considerando as últimas três décadas, tem sido 14,6 graus em Lisboa e 14,5 no Porto. O calor deve-se ao posicionamento no anticiclone dos Açores, que está sobre a Península Ibérica. “É sempre sinónimo de bom tempo”, afirma.”Como a nebulosidade do início da semana desapareceu, temos agora céu limpo e dias de sol”.

Na Madeira, as temperaturas da última quarta-feira alcançaram um recorde: chegaram a 26,9 graus e na última noite situou-se nos 22,3 graus: 8,4 graus acima da média. Neste caso, conjugou-se o anticiclone dos Açores com a depressão a oeste das ilhas Canárias, provocando um escoamento de ar quente oriundo do norte de África.

No continente, as temperaturas baixam ligeiramente a partir de sábado, mas ainda se manterão acima da média para a época. Prevê-se precipitação na próxima terça-feira.

“O mês frio costuma ser janeiro”, diz ainda. Ainda é cedo para prever com algum rigor o tempo que estará no Natal.

Previous Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos
Next Vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes

Artigos Relacionados

Informação

Feira do Livro arranca domingo com mais novidades e homenagem a autor falecido (com vídeo)

A Feira do Livro de Oliveira do Oliveira do Hospital abre portas no próximo domingo, dia 27 de maio e prolonga-se até dia 30. Graça Silva, vereadora da Cultura,…

Informação

Festas de Verão animam Penalva de Alva

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva estão de regresso no fim-de-semana de 5, 6 e 7 de agosto. A edição deste ano, …

Última Hora

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em

Informação

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Informação

‘À Volta do Fado’ com Vitorino no adro da Capela dos Ferreiros

‘Coimbra com Vitorino’ é o próximo espetáculo do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30, no Adro da Capela dos Ferreiros, em

Última Hora

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Informação

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Informação

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Última Hora

Rafael Delaunay Gomes foi Vice Campeão Ibérico de Triatlo Ironman – IBERICMAN

No passado dia 21 de outubro o Algarve e a província espanhola de Huelva receberam o Campeonato Ibérico de Triatlo de Média e Longa Distância. 

Região

Clube BTT e GNR sensibilizam cicloturistas e automobilistas em Seia

No próximo domingo, dia 22 de maio, o Clube BTT de Seia vai promover na entrada da cidade (Ponte de Santiago), entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de

Região

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Informação

Tábua comemora Feriado Municipal com atribuição de distinções honoríficas

O Município de Tábua comemora, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.