Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital
18 Maio, 2016 1584 Views

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela.

Reportagem fotográfica>>>
“Bobadela: Lenda da Água que Beba Dela” foi a peça de teatro hoje recriada pela equipa da Biblioteca Ludoteca Municipal de Oliveira do Hospital para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Comemorações que tiveram lugar no palco privilegiado da Bobadela “onde há um riquíssimo património arqueológico que é preciso associar às comemorações e dar a conhecer a quem visita o espaço”, explicou Graça Silva, vereadora da Cultura.

Neste dia, o Museu abriu as suas portas, como é hábito, à comunidade em geral, e aos utentes das IPSS, em particular. Um espaço que Graça Silva lembra que, tal como o próprio nome indica, está associado ao ex presidente de Câmara e da Assembleia Municipal, António Simões Saraiva, uma pessoa “ligada às artes que se preocupou em criar um museu”. Um espaço “rico”, com “dois pisos” que “homenageia personalidades importantes como Brás Garcia de Mascarenhas” e destaca artistas e artesãos do concelho como é ocaso de Zeferino Monteiro, que ali tem uma sala reservada com trabalhos em madeira. O mobiliário “remonta aos séculos XVIII e XIX” e o museu reúne um espólio diversificado de peças que “já não fazem parte do nosso dia a dia”.

É preocupação do município chamar gente ao museu, proporcionado para o efeito várias iniciativas como exposições e encontros temáticos. O turista português é o que mais procura o museu seguido do inglês. A média anual de visitas situa-se na casa das “três mil”, mas o objetivo é de aumentar aquele número, para o qual tem contribuído o programa de visitas associado à Festa do Queijo Serra da Estrela.

Para além do Museu Dr. António Simões Saraiva, o concelho conta com outros espaços museológicos na cidade e nas freguesias de Meruge, Lagos da Beira e Travanca de Lagos. Pela sua dimensão e riqueza do seu património, destaca-se o Museu Cabral Metello, localizado nas traseiras do tribunal e afeto à Fundação Maria Emília Vasconcelos Cabral que passa por um período de indefinição no que respeita aos seus órgãos socais.

Previous Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia
Next Origens -  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Artigos Relacionados

Informação

“Começam a estar reunidas as condições para que eu dispute o próximo ato eleitoral”

A confirmação da recandidatura de José Carlos Alexandrino à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deverá estar para breve. Esta manhã, o atual presidente da autarquia disse que

Informação

Alvôco de Várzeas renova bandeira Azul em praia fluvial mais acessível (com vídeo)

Pelo quarto ano consecutivo, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi brindada com Bandeira azul, símbolo de boas práticas ambientais.

Informação

Mais de 30 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Última Hora

Homem que morreu em Travanca de Lagos era “honesto e educado”

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Pedro Benjamim, o angolano de 57 anos que, no domingo à noite morreu num convívio com amigos. Na localidade, …

Região

Região: Homem encontrado morto numa piscina

Um homem foi encontrado morto numa piscina, esta quarta-feira, em S. Martinho das Chãs, no concelho de Armamar.

Destaque

Fotografia garante regresso de jovem oliveirense ao Mundial da Rússia

José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, foi nas duas últimas semanas um verdadeiro embaixador do concelho de Oliveira do Hospital e de Portugal no Mundial da

Última Hora

INEM renova Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinaram …

Última Hora

Campanha da FPF já reconstrói as sete primeiras casas, uma delas em Oliveira do Hospital

O dinheiro recolhido pela Federação Portuguesa de Futebol na campanha “Tudo por Portugal” está já a ser aplicado na reconstrução de sete casas de primeira habitação nas zonas mais afetadas

Informação

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

Última Hora

Acidente em Miranda de Corvo faz quatro feridos

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, esta tarde, em Miranda do Corvo, cerca das 14h00, resultou em quatro feridos, um dos quais encarcerado.