“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”
6 Abril, 2018 512 Views

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Com o desporto a marcar presença “desde muito cedo” na sua vida por “vontade própria”, Carla Cabral confessa que “foi sendo um hábito” participar em atividades ligadas à prática desportiva. Hoje em dia é responsável e orientadora de um espaço desportivo, o Ginásio Extreme Fit, criado pelo seu forte desejo e por “influência do marido que já estava no ramo”.

Certa de que o desporto sempre a acompanhou ao longo do seu percurso pessoal e profissional, Carla confessa que “na altura do liceu” já praticava ginástica. “Comecei a praticar o meu desporto, a minha atividade física”, contou.

A entrada no ensino superior acabou por aproximar, ainda mais, Carla ao exercício físico, levando-a mesmo a participar em provas de competição. “Aquando da entrada na universidade é que me inscrevi no ginásio, em aulas de grupo, e daí foi sendo um hábito até que depois surgiram as atividades competitivas posteriormente”, explicou a atleta.

Enquanto profissional do desporto acompanha processos de evolução. “Agilidade física e destreza motora” notórias em “atividades quotidianas”, também “associadas à perda de peso” são algumas das diferenças que testemunha quando os seus alunos desabafam após determinado tempo a exercer atividade física. Uma vez que a perda de peso nem sempre é o desejo de todos, Carla refere que “o objetivo é terem uma condição física para atividades mais básicas, do dia-a-dia, e a pessoa sentir-se bem com ela mesma”.

Uma vez que amanhã, 7 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde, para a atleta “está mais que provado” que o desporto é uma mais-valia no estado da saúde das pessoas, referindo mesmo que “já é do conhecimento comum” tal facto. “As pessoas cada vez mais têm esse tipo de consciência mas sair da sua zona de conforto ainda leva o seu tempo”.

“Suspeita” por praticar exercício físico todos os dias, Carla, sem conseguir precisar todos os benefícios da prática por serem “tantos”, não esconde que, a seu ver, a “autoestima” é um dos maiores. “As pessoas sabem, de uma maneira superficial que, tanto ou mais importante que o físico, está a parte mental”, referiu.

Num dia como este, Carla Cabral aconselha o “valor standard” na execução de exercício “pelo menos três vezes por semana”, referindo que deve ser “uma prática regular”, para que a pessoa sinta “os devidos efeitos”. Para tal, não deve ser esquecido o “trabalho de casa”, a conjugação com uma alimentação saudável” pois “milagres não há”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República
Next Estradas da Serra da Estrela reabertas

Artigos Relacionados

Informação

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Última Hora

Rancho Sampaense comemorou 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense comemorou no domingo, dia 11, o 40º aniversário numa festa marcada pela emoção e valorização da cultura da região.

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Informação

Homem detido com 14 quilos de canábis aguarda julgamento em liberdade

Um homem de 51 anos, detido em Oliveira do Hospital na posse de 14 quilos de canábis, vai aguardar o julgamento em liberdade, disse hoje à agência Lusa uma fonte

Informação

Associação ofereceu cabras a pastores de Travanca de Lagos que perderam animais no incêndio

Oiteta e três cabras e dois bodes foram, hoje, oferecidos a pastores da Freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

“Vamos Plantar o Bosque da Memória” em Carragozela

O Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva irá levar a cabo uma ação de reflorestação nos Baldios da Carragozela (Seia), no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 14 horas.

Última Hora

Região: Queijo Serra da Estrela vai ter centro de investigação em Seia

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, anunciou que a autarquia vai recorrer a fundos europeus para criar, no concelho,…

Sociedade

Incêndios: Termina hoje a Fase Delta

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina hoje, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos a partir de terça-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade.

Região

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Informação

ASAE apreende cinco mil litros de leite por falta de rastreabilidade

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de cinco mil litros de leite de cabra congelado, num valor total que ronda os 3 200 euros, numa unidade

Última Hora

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 7º aniversário

No próximo domingo, dia 10 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala o seu sétimo aniversário.

Última Hora

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Desporto

Nogueirense suspeita de viciação de resultado no Oliveira do Hospital-Pampilhosa

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou uma denúncia à Polícia Judiciária por suspeita de viciação de resultado no jogo Oliveira do Hospital-Pampilhosa, da Série E…

Região

Cerâmica Arganilense acolhe 11ª edição do Arganil Rock

A Cerâmica Arganilense recebe, no dia 31 de março, a partir das 22h30, a 11ª edição do Arganil Rock.

Informação

Mais 100 bombeiros e cinco meios aéreos combatem fogo na Covilhã

Um incêndio que deflagrou, hoje à tarde, em zona de mato e floresta na freguesia do Paul, concelho da Covilhã, estava às 16h00 a ser combatido por 112 operacionais, auxiliados

Nacional

Chuva e nebulosidade persistem até início da próxima semana

A chuva vai continuar em Portugal continental pelo menos até ao início da próxima semana, devido à posição do anticiclone dos Açores.

Região

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Informação

Jerónimo de Sousa defende “medidas urgentes para acudir às vítimas” do incêndio de 15 de outubro

O Secretário Geral do PCP defendeu, ontem, em Oliveira do Hospital “medidas urgentes” destinadas a…

Última Hora

Viseu: ASAE apreende quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma ação de fiscalização através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela,…

Última Hora

Três detidos em Mangualde por tráfico de droga

Três homens, com idades compreendidas entre os 21 e 54 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Viseu, por tráfico de estupefacientes, em Penalva do Castelo.

Informação

8 detenções, 667 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 5 a 11 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Incêndios: José Carlos Alexandrino satisfeito com o aumento do apoio à recuperação das empresas

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, congratula-se com a resolução do Conselho de Ministros que, no dia de ontem, decidiu apoiar as empresas afetadas pelos incêndios

Última Hora

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Última Hora

Aveiro: PJ deteve homem por crimes de coação sexual

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um indivíduo, com 47 anos de idade,…