“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”
6 Abril, 2018 638 Views

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Com o desporto a marcar presença “desde muito cedo” na sua vida por “vontade própria”, Carla Cabral confessa que “foi sendo um hábito” participar em atividades ligadas à prática desportiva. Hoje em dia é responsável e orientadora de um espaço desportivo, o Ginásio Extreme Fit, criado pelo seu forte desejo e por “influência do marido que já estava no ramo”.

Certa de que o desporto sempre a acompanhou ao longo do seu percurso pessoal e profissional, Carla confessa que “na altura do liceu” já praticava ginástica. “Comecei a praticar o meu desporto, a minha atividade física”, contou.

A entrada no ensino superior acabou por aproximar, ainda mais, Carla ao exercício físico, levando-a mesmo a participar em provas de competição. “Aquando da entrada na universidade é que me inscrevi no ginásio, em aulas de grupo, e daí foi sendo um hábito até que depois surgiram as atividades competitivas posteriormente”, explicou a atleta.

Enquanto profissional do desporto acompanha processos de evolução. “Agilidade física e destreza motora” notórias em “atividades quotidianas”, também “associadas à perda de peso” são algumas das diferenças que testemunha quando os seus alunos desabafam após determinado tempo a exercer atividade física. Uma vez que a perda de peso nem sempre é o desejo de todos, Carla refere que “o objetivo é terem uma condição física para atividades mais básicas, do dia-a-dia, e a pessoa sentir-se bem com ela mesma”.

Uma vez que amanhã, 7 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde, para a atleta “está mais que provado” que o desporto é uma mais-valia no estado da saúde das pessoas, referindo mesmo que “já é do conhecimento comum” tal facto. “As pessoas cada vez mais têm esse tipo de consciência mas sair da sua zona de conforto ainda leva o seu tempo”.

“Suspeita” por praticar exercício físico todos os dias, Carla, sem conseguir precisar todos os benefícios da prática por serem “tantos”, não esconde que, a seu ver, a “autoestima” é um dos maiores. “As pessoas sabem, de uma maneira superficial que, tanto ou mais importante que o físico, está a parte mental”, referiu.

Num dia como este, Carla Cabral aconselha o “valor standard” na execução de exercício “pelo menos três vezes por semana”, referindo que deve ser “uma prática regular”, para que a pessoa sinta “os devidos efeitos”. Para tal, não deve ser esquecido o “trabalho de casa”, a conjugação com uma alimentação saudável” pois “milagres não há”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República
Next Estradas da Serra da Estrela reabertas

Artigos Relacionados

Informação

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Informação

Homem detido em Celorico da Beira por vender droga junto a escolas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve, esta quinta-feira, um homem de 54 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes e de posse ilegal de

Informação

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Cultura

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Destaque

Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

A reunião do executivo municipal de Oliveira do Hospital ficou hoje marcada pela troca de palavras entre o presidente da Câmara e o vereador do PSD…

Última Hora

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Informação

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do

Região

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Última Hora

Coimbra e mais cinco distritos em aviso amarelo devido à chuva e granizo

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros. De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, …

Sociedade

Festival Municipal da Canção realiza-se no sábado em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 2 de junho, realiza-se a terceira edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que este ano, …

Sociedade

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe 13º encontro das Universidades Seniores de Rotary

No próximo dia 6 de maio decorrerá em Oliveira do Hospital o 13.º Encontro de Universidades Seniores Rotary, evento anual organizado no âmbito desta oferta dinamizada pelos clubes rotários portugueses.