“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”
6 Abril, 2018 358 Views

“Tanto ou mais importante que o físico está a parte mental”

No dia de hoje, em que se assinada o Dia Mundial da Atividade Física, a Rádio Boa Nova foi falar com um dos rostos do desporto no concelho de Oliveira do Hospital.

Com o desporto a marcar presença “desde muito cedo” na sua vida por “vontade própria”, Carla Cabral confessa que “foi sendo um hábito” participar em atividades ligadas à prática desportiva. Hoje em dia é responsável e orientadora de um espaço desportivo, o Ginásio Extreme Fit, criado pelo seu forte desejo e por “influência do marido que já estava no ramo”.

Certa de que o desporto sempre a acompanhou ao longo do seu percurso pessoal e profissional, Carla confessa que “na altura do liceu” já praticava ginástica. “Comecei a praticar o meu desporto, a minha atividade física”, contou.

A entrada no ensino superior acabou por aproximar, ainda mais, Carla ao exercício físico, levando-a mesmo a participar em provas de competição. “Aquando da entrada na universidade é que me inscrevi no ginásio, em aulas de grupo, e daí foi sendo um hábito até que depois surgiram as atividades competitivas posteriormente”, explicou a atleta.

Enquanto profissional do desporto acompanha processos de evolução. “Agilidade física e destreza motora” notórias em “atividades quotidianas”, também “associadas à perda de peso” são algumas das diferenças que testemunha quando os seus alunos desabafam após determinado tempo a exercer atividade física. Uma vez que a perda de peso nem sempre é o desejo de todos, Carla refere que “o objetivo é terem uma condição física para atividades mais básicas, do dia-a-dia, e a pessoa sentir-se bem com ela mesma”.

Uma vez que amanhã, 7 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde, para a atleta “está mais que provado” que o desporto é uma mais-valia no estado da saúde das pessoas, referindo mesmo que “já é do conhecimento comum” tal facto. “As pessoas cada vez mais têm esse tipo de consciência mas sair da sua zona de conforto ainda leva o seu tempo”.

“Suspeita” por praticar exercício físico todos os dias, Carla, sem conseguir precisar todos os benefícios da prática por serem “tantos”, não esconde que, a seu ver, a “autoestima” é um dos maiores. “As pessoas sabem, de uma maneira superficial que, tanto ou mais importante que o físico, está a parte mental”, referiu.

Num dia como este, Carla Cabral aconselha o “valor standard” na execução de exercício “pelo menos três vezes por semana”, referindo que deve ser “uma prática regular”, para que a pessoa sinta “os devidos efeitos”. Para tal, não deve ser esquecido o “trabalho de casa”, a conjugação com uma alimentação saudável” pois “milagres não há”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República
Next Estradas da Serra da Estrela reabertas

Artigos Relacionados

Desporto

Desporto: Nogueirense assegura manutenção. FCOH mantém luta pela subida

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) assegura a manutenção após vitória sobre o Gafanha por 2-0.

Última Hora

 “Leituras de Abril” é o tema do mês do Clube de Leitura em Voz Alta

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, amanhã, 17 de abril, pelas 21 horas, na sala de adultos, mais uma atividade do “Clube de Leitura em Voz Alta”.

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Informação

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Última Hora

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Última Hora

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital decorreu esta tarde

Numa Assembleia que, a exemplo de outras, teve um período de antes da ordem do dia quente. O deputado do PS, Francisco Garcia, criticou publicações de Luís Lagos do CDS-PP

Sociedade

DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

A Direção-Geral da Saúde recomenda a população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas muito elevadas até ao fim de semana, que poderão atingir

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Informação

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Região

GNR da Guarda vai distribuir vestuário e calçado a instituições

À semelhança de anos anteriores, o Comando Territorial da GNR da Guarda vai proceder à entrega de roupa e calçado por várias instituições do distrito.

Última Hora

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Última Hora

Região: Homem morreu ao escorregar para um poço

Um homem de 73 anos morreu, esta manhã de terça-feira, afogado dentro de um poço, em Quintela da Lapa, Sernancelhe.

Informação

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Cultura

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Última Hora

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Última Hora

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Sociedade

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

Informação

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Última Hora

Ano de 2017 com o “desastre natural mais caro da história de Portugal”

Os incêndios em Portugal totalizaram quase 900 milhões de euros de perdas económicas e o setor dos seguros declarou que este foi o desastre natural mais caro do país.

Região

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Informação

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reúne com o Ministro da Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, vai reunir, esta sexta-feira, ao início da tarde, com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Destaque

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,