Tábua recebe um espetáculo que celebra a vida

Tábua recebe um espetáculo que celebra a vida

image_pdfimage_print

A Rede Artéria e a Câmara Municipal de Tábua apresentam “Brisa ou Tufão”, uma criação de Mafalda Saloio/Circolando, no dia 16 de março, sábado, pelas 21h30.

O espetáculo, que terá lugar no Centro Cultural de Tábua, tem entrada livre.

“Brisa ou Tufão” é um espetáculo de teatro, para maiores de 12 anos, sobre a força e a leveza do ar que nos rodeia, sobre a importância de como resistir celebrando a vida, através de uma “técnica de leveza e bem-estar” que torna tudo mais simples.

A criação de Mafalda Salio fala-nos sobre a beleza das coisas simples, de uma mulher que viaja entre terras, medindo o ar e arejando lugares, para com o seu kit de soluções caseiras prevenir catástrofes. Aborda a importância de conviver com o invisível suave e rebelde da vida, em que tudo depende da sorte geográfica, emocional e humana, em que esse ar pode fazer-nos brisa ou tufão.

O acolhimento de “Brisa ou Tufão” em Tábua acontece no âmbito da participação da Câmara Municipal de Tábua e Circolando na Rede Artéria, um projeto de intervenção socio-cultural, com coordenação do Teatrão e académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que combina produção de conhecimento científico, participação da comunidade e criação artística.

Um dos objetivos desta rede, cofinanciada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, é criar e fazer circular espetáculos em oito concelhos da Região Centro: Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu. Até ao momento já foram criados cinco espetáculos no âmbito da Rede Artéria: “Sofia, Meu Amor!”, uma criação da Trincheira Teatro, em Coimbra; “Vagar”, dirigido por Marina Nabais, em Ourém; “A Rua Esquecida”, produzido pela Astro Fingido, no Fundão; “saal”, com direção de Filipa Francisco, na Figueira da Foz, e “Labirinto”, com encenação de Graeme Pulleyn, na Guarda. Já em 2019 (e com apresentação em Tábua no dia 23 de março), o espetáculo “Borralho – Festival de Inverno para Pequenas Peças à Beira do Fogo”, com encenação de Gonçalo Amorim, estreou em Viseu.

Para lá desses espetáculos, criados propositadamente para a Rede Artéria, e que depois da estreia fazem itinerância por três localidades, está previsto o acolhimento de uma produção de cada um dos criadores convidados. Esta é uma forma do público de cada uma das localidades conhecer previamente o trabalho dos criadores que vai acolher.

E é nesse contexto que acontece a apresentação de “Brisa ou Tufão”, um espetáculo sobre a beleza das coisas simples com que Tábua vai conhecer o trabalho do Circolando, que vai estrear naquela cidade uma criação original, intitulada “Luto”, no dia 19 de julho.

Previous Feira do Queijo de Oliveira do Hospital tem impacto económico superior a 2,5 milhões de Euros
Next “Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021” em destaque na BTL (com vídeos)

Artigos Relacionados

Informação

Equipa “Vida com Arte” promove debate “Vamos Falar de Cancro”

Esta terça-feira, dia 11 de junho, pelas 21h00 acontece mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou Mais Tempo à Vida”.

Informação

Bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram nascimento do “Santiago” a caminho da maternidade

Dois bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram na última madrugada, cerca das 5h30, o nascimento de um bebé, Santiago,…

Última Hora

29 concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Bragança, Guarda e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Informação

Homem de 80 anos que estava desaparecido foi encontrado com vida

Um homem de 80 anos, que estava desaparecido na localidade de Sotão, em Góis, Coimbra, apareceu com vida.

Região

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Informação

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Educação

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Região

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Informação

Quase 500 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, pelas 16h20 de domingo, 485 ocorrências no país devido ao mau tempo que se fez sentir.

Última Hora

Menina de nove anos morreu em despiste de automóvel

Uma menina de nove anos faleceu na sequência de um acidente de viação, ontem à tarde, em Cabanões, nos arredores de Viseu. Segundo notícia avançada pelo JN, a menina seguia