Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas
17 Maio, 2018 749 Views

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira” …

… e contribuir para “a socialização das comunidades imigrantes” e para a sua integração social, cultural e linguística”, promovendo “o enriquecimento e o desenvolvimento cultural”.

Durante três dias, cidadãos de diversas nacionalidades residentes no concelho de Tábua e na região promovem e usufruem de atividades culturais, sociais e económicas, através designadamente da exposição de produções artísticas (como pintura e fotografia ou artesanato e escultura), e de espetáculos (música e teatro, entre outros), exemplifica, em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara Municipal de Tábua, António Oliveira.

Cerca de 10% da população do concelho é estrangeira, refere António Oliveira, adiantando que esta percentagem é avaliada apenas em função dos não portugueses inscritos no centro de saúde da vila, o que significa que essa quantidade pode ser superior.

De acordo com os censos de 2011, este concelho do interior do distrito de Coimbra tem cerca de 12 mil habitantes, mas tudo indica que este número foi ultrapassado, tanto mais que nas eleições autárquicas do ano passado eram quase 10.500 os eleitores recenseados.

Alguns dos estrangeiros que vivem em Tábua dedicam-se ao turismo em espaço rural, à produção de cerveja artesanal, de vinhos e de compotas, à jardinagem e produção de flores ou ao artesanato, refere ainda António Oliveira.

O Encontro de Culturas, durante três dias, no Jardim Sara Beirão, no centro da vila, constituirá também um reflexo daqueles serviços, atividades e produtos, além das gastronomias de grande parte dos países dos quais são oriundos os habitantes estrangeiros de Tábua e região.

O evento, sustentam os seus promotores, permite ainda “o fortalecimento das redes de intercâmbio criando um espaço para o estabelecimento de diálogos e contactos entre os diversos promotores e agentes culturais e comerciais”.

Impulsionado pelos professores de inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) da escola pública do primeiro ciclo do Ensino Básico de Tábua, em colaboração com a Câmara Municipal, o Encontro de Culturas tem reunido, nas edições anteriores, cerca de um milhar de pessoas por dia, estima o vereador António Oliveira, admitindo que também este ano será mantida a tendência de acréscimo que se tem registado de ano para ano.

São, entretanto, vários os participantes já inscritos na edição deste ano dos Encontros, nas áreas de artesanato, ‘street food’ (comida de rua) e turismo ou para apresentarem as suas artes e espetáculos, produtos e serviços no Encontro, no qual também haverá atuações de portugueses.

As maiores comunidades de estrangeiros residentes no município de Tábua são oriundas essencialmente da Holanda e da Alemanha, mas residem ali cidadãos de diversas outras nacionalidades (e não apenas europeias), à semelhança, de algum modo, do que sucede, por exemplo, nos concelhos vizinhos de Oliveira do Hospital e de Arganil (distrito de Coimbra).

Previous Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda
Next MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

Artigos Relacionados

Última Hora

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Informação

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Região

Aprovados 110 projetos e investimento de 345 milhões em zonas afetadas pelos incêndios

O sistema de apoio Atrair, que visa captar investimento para zonas afetadas pelos incêndios, superou as “expectativas”, com 110 projetos aprovados ao fim de um ano, num investimento de 345

Informação

Um morto e três feridos em acidente rodoviário em Mortágua

Um morto e três feridos são o resultado de um acidente ocorrido durante a madrugada em Freixo, no concelho de Mortágua.

Última Hora

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais

O Governo vai abrir, a partir de 17 de julho, um concurso para a criação de sete brigadas de sapadores florestais, permitindo a criação de 30 novas equipas de sapadores,…

Informação

Derrocada na Serra da Estrela condicionou trânsito. Situação já está resolvida

As fortes chuvas que se fazem sentir no distrito da Guarda provocaram uma derrocada no acesso a Manteigas, na Serra da Estrela.

Informação

PJ investiga morte de um homem em Travanca de Lagos

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de um homem de 57 anos, ocorrida no domingo à noite em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital. O

Informação

Jerónimo de Sousa desloca-se domingo à Zona Industrial de Oliveira do Hospital

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa desloca-se no próximo domingo, dia 5, pelas 16h30, à Zona Industrial de Oliveira do Hospital …

Programas

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.