Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas
17 Maio, 2018 596 Views

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira” …

… e contribuir para “a socialização das comunidades imigrantes” e para a sua integração social, cultural e linguística”, promovendo “o enriquecimento e o desenvolvimento cultural”.

Durante três dias, cidadãos de diversas nacionalidades residentes no concelho de Tábua e na região promovem e usufruem de atividades culturais, sociais e económicas, através designadamente da exposição de produções artísticas (como pintura e fotografia ou artesanato e escultura), e de espetáculos (música e teatro, entre outros), exemplifica, em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara Municipal de Tábua, António Oliveira.

Cerca de 10% da população do concelho é estrangeira, refere António Oliveira, adiantando que esta percentagem é avaliada apenas em função dos não portugueses inscritos no centro de saúde da vila, o que significa que essa quantidade pode ser superior.

De acordo com os censos de 2011, este concelho do interior do distrito de Coimbra tem cerca de 12 mil habitantes, mas tudo indica que este número foi ultrapassado, tanto mais que nas eleições autárquicas do ano passado eram quase 10.500 os eleitores recenseados.

Alguns dos estrangeiros que vivem em Tábua dedicam-se ao turismo em espaço rural, à produção de cerveja artesanal, de vinhos e de compotas, à jardinagem e produção de flores ou ao artesanato, refere ainda António Oliveira.

O Encontro de Culturas, durante três dias, no Jardim Sara Beirão, no centro da vila, constituirá também um reflexo daqueles serviços, atividades e produtos, além das gastronomias de grande parte dos países dos quais são oriundos os habitantes estrangeiros de Tábua e região.

O evento, sustentam os seus promotores, permite ainda “o fortalecimento das redes de intercâmbio criando um espaço para o estabelecimento de diálogos e contactos entre os diversos promotores e agentes culturais e comerciais”.

Impulsionado pelos professores de inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) da escola pública do primeiro ciclo do Ensino Básico de Tábua, em colaboração com a Câmara Municipal, o Encontro de Culturas tem reunido, nas edições anteriores, cerca de um milhar de pessoas por dia, estima o vereador António Oliveira, admitindo que também este ano será mantida a tendência de acréscimo que se tem registado de ano para ano.

São, entretanto, vários os participantes já inscritos na edição deste ano dos Encontros, nas áreas de artesanato, ‘street food’ (comida de rua) e turismo ou para apresentarem as suas artes e espetáculos, produtos e serviços no Encontro, no qual também haverá atuações de portugueses.

As maiores comunidades de estrangeiros residentes no município de Tábua são oriundas essencialmente da Holanda e da Alemanha, mas residem ali cidadãos de diversas outras nacionalidades (e não apenas europeias), à semelhança, de algum modo, do que sucede, por exemplo, nos concelhos vizinhos de Oliveira do Hospital e de Arganil (distrito de Coimbra).

image_pdfimage_print
Previous Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda
Next MAAVIM acusa Ministro da Agricultura de não conhecer o terreno afetado pelos incêndios

Artigos Relacionados

Sociedade

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Informação

Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína

Um homem de 27 anos foi detido, esta terça-feira, na zona de Tavarede, na Figueira da Foz, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Informação

II MARATONA do PEDAL em BTT realiza-se a 5 de junho

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, vai realizar no próximo domingo, 5 de junho, pelas 9h00, em Ervedal da Beira, a II MARATONA do

Informação

Dois homens identificados por pesca ilegal no rio Ceira

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Coimbra, identificou, no passado dia 18 de maio, dois homens por infração à lei

Educação

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Última Hora

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Destaque

Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprova “voto de protesto” pelas indefinições e atrasos nos apoios às vítimas dos incêndios  

A Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprovou um voto de protesto apresentado por João Dinis, eleito pela CDU, pelas “indefinições paralisantes e atrasos inadmissíveis…

Última Hora

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Sociedade

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Região

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Informação

Desporto de fim de semana – Resultados

O Nogueirense venceu este domingo em casa o Águeda por 1-0. Também o Tourizense em casa, venceu o Pampilhosa por 2-0. Jogos da jornada 14 do Campeonato de Portugal Prio.

Informação

“É um choque enorme. É como se entrasse num país que realmente eu desconhecia”

Fátima Campos Ferreira, que esta segunda feira, pelas 21h00, vai conduzir o habitual programa “Prós e Contras” a partir da BLC3, em Oliveira do Hospital,…

Sociedade

Termómetros perto dos 40 graus

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje para o continente céu pouco nublado ou limpo, …

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Última Hora

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Última Hora

Dois homens e mulher detidos no Sátão por suspeita de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, no dia 16 de junho,  …

Destaque

Alexandrino substitui autocarro escolar que circulava “fora dos prazos da legislação”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital confirmou que um autocarro escolar estava em circulação “fora dos prazos” que a legislação impõe… 

Última Hora

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Informação

Pena suspensa para ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear fogos

O Tribunal de Coimbra condenou ontem um ex-bombeiro de Condeixa-a-Nova acusado de atear vários fogos entre março e maio de 2015 a quatro anos de prisão com pena suspensa na

Educação

Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse

O Conselho Técnico-Científico da ESTGOH tomou posse esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Na cerimónia esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

Informação

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.

Sociedade

País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais

O Governo vai abrir, a partir de 17 de julho, um concurso para a criação de sete brigadas de sapadores florestais, permitindo a criação de 30 novas equipas de sapadores,…

Última Hora

Opinião Vítor Neves: “É impossível passar ao lado do que aconteceu”

Com o fim do ano de 2017 à porta impõem-se os balanços. Em Oliveira do Hospital faz-se o pior dos balanços, aquele que resulta do fogo e que ninguém quereria

Região

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário