Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

image_pdfimage_print

Um homem de 43 anos, acusado de tentar matar por atropelamento a ex-namorada, em Tábua, foi condenado hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a oito anos de prisão.

“O senhor queria mesmo matá-la”, disse o juiz, no final da leitura do acórdão, que também condenou o arguido à proibição de conduzir veículos motorizados durante 16 meses.

O presidente do coletivo de juízes realçou que o homem, ao cometer o crime de homicídio tentado, em setembro de 2017, no concelho de Tábua, demonstrou mais uma vez “uma inegável dificuldade” em se relacionar “de forma igualitária” com outras pessoas, designadamente mulheres.

O crime ocorreu depois de a vítima ter terminado uma relação de sete meses entre os dois, mas o homem já tinha sido antes condenado a pena de prisão por crimes idênticos contra a sua ex-mulher, mãe dos três filhos de ambos.

O arguido cumpriu parcialmente essa pena, tendo saído da cadeia em liberdade condicional em fevereiro de 2016.

Hoje, o Tribunal de Coimbra não teve “dúvida nenhuma em condenar” o homem, tendo em conta a alegada intenção e a “fortíssima probabilidade” que houve de “produzir a morte à assistente”, frisou o juiz.

“Foram provados todos os factos constantes da acusação”, sublinhou, logo no início da leitura do acórdão.

Importa, segundo o magistrado, que o arguido “tenha noção de que a vida é um valor intocável” e que a pena hoje aplicada, pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada, visa a “prevenção geral” da prática destes crimes na comunidade.

“Tem de ser agravada a sua pena pela reincidência”, já que o arguido cometeu anteriormente “crimes de idêntica natureza” contra a mãe dos seus filhos, disse.

O magistrado do Juízo Central Criminal de Coimbra considerou ainda que tal conduta “evidencia elevada ilicitude”, bem como “uma indiferença impressionante pela vida” das outras pessoas.

A primeira condenação a pena de prisão “foi totalmente inócua” quanto à “prevenção de crimes similares”, acentuou.

A pena hoje aplicada inclui o pagamento à vítima de 15 mil euros por danos não patrimoniais e 1 120 euros por danos patrimoniais.

Previous ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria
Next EPTOLIVA comemorou 27 anos de "trabalho e dedicação"

Artigos Relacionados

Informação

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela foram hoje à tarde reabertas ao trânsito, depois de terem estado encerradas, de manhã, devido à queda de neve.

Informação

Região: GNR apreende 749 munições e 13 armas. Identificado homem pelo crime de cultivo de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Mira, apreendeu, no passado dia 17 de julho, 749 munições e 13 armas, pela prática do crime de violência doméstica,

Última Hora

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Informação

Daniel Bulhões é o novo presidente da Associação de Estudantes da ESTGOH

Os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) tomaram posse ontem, dia 11 de abril, onde Daniel Bulhões

Região

Lotes de madeira ardida renderam 2,85 milhões em hasta pública

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação …

Última Hora

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Última Hora

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Informação

Catarina Abreu  é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Catarina Abreu que exerce funções de suporte geral administrativo, entre outras responsabilidades.

Última Hora

Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas

Já é conhecida a lista provisória das propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018/19. Nesta terceira edição foram submetidas 30 propostas, em que 16 reúnem, por inteiro,…

Região

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos

Região

Gouveia: PJ deteve homem de 71 anos suspeito de abusar de menina de 12 anos

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, do “presumível autor de um crime de abuso sexual de crianças”…

Informação

Paulo Coelho é o candidato do PEV à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra

O Partido Ecologista Os Verdes informou, hoje, que Paulo Coelho é o candidato do PEV, na lista da CDU (PCP-PEV)…