“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

image_pdfimage_print

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do Programa Bandeira Azul, várias ações de recolha de resíduos nas praias fluviais do concelho.

A ação “Suspeitos do Costume” foi dinamizada nas praias fluviais de Alvoco das Várzeas, Avô e São Sebastião da Feira e envolveu uma centena de participantes entre os 6 e os 13 anos.

A iniciativa envolveu os diversos grupos de crianças que se encontravam a participar nas “Férias Ativas na Biblioteca”, o programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital bem como no ATL da Câmara Municipal.

Nos dias em que foram promovidas as atividades na área do Ambiente, pelas técnicas da autarquia, os participantes percorreram ativamente as praias fluviais, areal e zona envolvente em busca do lixo deixado para trás pelos banhistas. Entre os “Suspeitos do Costume”, as beatas e os plásticos foram os resíduos mais encontrados e recolhidos.

Estes resíduos recolhidos foram identificados, registados e armazenados em sacos próprios por tipologia e depois encaminhados para o destino final adequado. Foram ainda colocados nas três praias fluviais – Alvoco das Várzeas, Avô e S. Sebastião da Feira – painéis ilustrativos da ação com amostras dos tipos de lixo mais encontrados em cada uma delas, como forma de sensibilização.

Estas ações visaram a sensibilização para a importância do comportamento ambientalmente responsável como o respeito pelo código de conduta na zona balnear; para o problema dos resíduos e as suas consequências para a vida marinha, para os rios e oceanos e para a vida humana; e ainda a partilha de informação sobre as diferentes tipologias de resíduos e possíveis origens e encaminhamento adequado.

Recentemente, no mês de maio, o Município de Oliveira do Hospital promoveu também a exposição “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo” dirigida aos alunos do 2.º CEB e que abordava a problemática do lixo marinho, em particular a acumulação de plástico, que tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos dias de hoje. A iniciativa visava sensibilizar os visitantes para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, como consequências dos comportamentos humanos, e ainda para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

Estas iniciativas inserem-se nas políticas ativas de educação ambiental que tem sido uma das grandes apostas do Município de Oliveira do Hospital materializado na dinamização de várias atividades, ao longo do ano, e que têm como público-alvo preferencial, os alunos dos estabelecimentos escolares públicos e privados do concelho, do pré-escolar ao ensino superior. Com um plano de atividades concertado entre os pelouros do Ambiente, da Educação, e da Floresta e Desenvolvimento Rural, é objetivo da autarquia sensibilizar o público, particularmente os mais novos, para a adoção de comportamentos sustentáveis que promovam uma cidadania ativa e responsável para a preservação do ambiente e da floresta.

Previous Governo disponibiliza 600 mil euros para apoiar agricultores
Next Sinistralidade: 25 detenções, 598 infrações e 85 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Concerto “Cruzamentos & Enlaces” no Fórum Romano da Bobadela

Amanhã, 6 de julho, o Fórum Romano da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe o concerto “Cruzamento & Enlaces” …

Informação

Em fevereiro aumentaram os hóspedes no Centro de Portugal

A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer em ritmo acelerado, o que leva a Turismo Centro de Portugal a antever “mais um ano extremamente positivo para o

Informação

FCOH recebe o Condeixa no próximo domingo

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe em casa, pelas 15h00 do próximo domingo, o Condeixa para disputarem a 4ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Destaque

Volta a Portugal inicia amanhã. No dia 5 de agosto liga Oliveira do Hospital à Guarda

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta vai para a estrada na quarta-feira, num prólogo em Viseu, e terá como grandes momentos…

Informação

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Região

Arganil e Côja acolhem hoje workshops sobre “A Saúde a que tem Direito”

No âmbito do Protocolo entre o Município de Arganil e a DECO, e tendo subjacente que no mês de fevereiro se comemoram o Dia Mundial do Doente, o Dia Nacional

Região

Figueira da Foz: PJ deteve autores de roubo com sequestro

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo com sequestro de um homem de

Região

Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre

A Câmara Municipal de Arganil, representada pela Vice-Presidente, Paula Dinis, consolidou a intenção de constituir a Rede Nacional de Arte Pré-história, numa cerimónia que teve lugar no Museu de Arte

Última Hora

ESTGOH recebe 11 novos alunos na 3ª fase do concurso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 11 novos alunos colocados na terceira fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Informação

Homem de 33 anos é suspeito de ter sequestrado e violado mulher de 83 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 33 anos, que é suspeito de ter sequestrado e violado uma mulher de 83 anos, no município da Covilhã.

Última Hora

Trânsito vai estar cortado na Ponte sobre o Rio Mondego, nas Caldas da Felgueira

A Câmara Municipal informa os munícipes que o trânsito vai estar cortado nos dois sentidos e para todo o tipo de veículos, na EX- Estrada Nacional 231-2, na ponte sobre

Última Hora

Cerca de 350 pessoas dão vida ao desfile de Carnaval em Seixo da Beira

A Associação “Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira” (PIDS) promove nos dias 10 e 11 de fevereiro a programação de Carnaval.