“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

… de 10 e 11 de março, associada a três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”.


Convidado no noticiário das 12h00 desta sexta-feira, na Rádio Boa Nova e acompanhado pela vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital renovou a sua motivação em fazer da 27ª edição da Festa do Queijo “mais um grande evento”. “Não há temporal que nos derrube. Temos uma vontade e um querer que é inquebrável”, afirmou José Carlos Alexandrino a propósito da Feira que, este ano, “se faz muito afetada pelos incêndios, porque morreram mais de cinco mil ovelhas afetando a produção de queijo”.

Pese embora as quebras na produção de Queijo Serra da Estrela, decidiu o Município oliveirense avançar com a realização do certame que, apesar de ter naquele produto o rei da festa, tem servido sobretudo para promover o concelho de Oliveira do Hospital no panorama nacional. Atendendo à tragédia decorrente do incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino não hesitou em atribuir ao certame três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”. “Oliveira do Hospital está-se a reerguer. Somos um povo inconformado. Queremos deixar às gerações vindouras um concelho com floresta e com qualidade de vida”, referiu o autarca que diz ser o momento de o concelho agradecer a todos os que têm contribuído com a sua solidariedade, no âmbito de um almoço com mil pessoas, suportado pela empresa Altice, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por ocasião da realização daquele que é considerado o principal evento no concelho, Alexandrino assegura que no processo de recuperação após incêndio tem vingado o lema de “não deixar ninguém para trás”. Ainda que considere que as medidas do governo são insuficientes, o autarca nota que os membros do governo têm vindo ao terreno. “Queríamos que num estalar de dedos as coisas ficassem resolvidas, mas não é possível. Mas, não ficámos abandonados”, afirmou. José Carlos Alexandrino assegura que tem estado ao lado de produtores agrícolas e florestais e das empresas na reivindicação de melhores apoios, assim como das famílias no processo de recuperação das habitações. De acordo com o autarca já foi aberto concurso para a recuperação de 50 habitações no valor de 6,5 milhões de Euros, com prazo de execução até 2018.

Às portas da Festa do Queijo, José Carlos Alexandrino nota que a palavra que se impõe é de “esperança”. O certame conta, por isso, com uma vasto programa cultural e transmissões de rádio e televisão.

image_pdfimage_print
Previous PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Informação

Maratona Clube da Vila Chã foi 3º classificado em São Silvestre da Serra da Estrela

O Maratona Clube da Vila Chã participou, no passado dia 30 de dezembro, na 31ª Corrida São Silvestre da Serra da Estrela na vila de Loriga, com nove atletas.

Informação

Município de Oliveira do Hospital tem a “Cultura em Movimento”

O programa “Cultura em Movimento”, que visa a descentralização da oferta cultural do Município de Oliveira do Hospital, prossegue amanhã, dia 19 de maio, em Meruge.

Região

Um morto em acidente com trator agrícola em Penacova

Um homem com cerca de 60 anos morreu, ontem à tarde, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia em Penacova.  

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Destaque

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Última Hora

Hoje é o último dia para validar faturas do IRS

Termina hojer o prazo  para validar as faturas do IRS. E pode fazer diferença nas deduções a que o contribuinte tem direito.

Destaque

Oliveira do Hospital investe “forte” no incentivo às compras e animação de Natal

Em plena quadra natalícia, aposta do município e da ADI volta a ser de incentivo às compras no comércio local. Sorteio de Natal, concurso de Montras surgem a par de

Região

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Última Hora

Seia: Raposeira abriga plantação de sequóias gigantes

Volvidos quatro anos, e depois de ultrapassadas algumas dificuldades, a Câmara Municipal de Seia e a Casa de Santa Isabel adaptaram e colocaram em prática o projeto …

Informação

Cooperativa da Beira Central aposta em supermercado renovado para continuar a atrair clientes

O supermercado da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central em Oliveira do Hospital reabriu na sexta feira, dia 10, num espaço renovado.

Nacional

36 Concelhos em risco máximo de incêndio e temperaturas acima dos 40 graus

Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor

Educação

Crianças plantaram mil árvores em ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Árvore que hoje se assinala ficou marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela plantação de um milhar de árvores…

Informação

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.

Informação

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Informação

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Informação

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Sociedade

Incêndio alerta para lixeira dentro de casa

Um alerta para incêndio numa casa da Vila Ferreira, no Loreto, em Coimbra, revelou a existência de uma lixeira no interior da habitação.

Cultura

Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

“A Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar e que visa valorizar o espólio do Museu Municipal Dr.

Nacional

Treze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Treze concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Última Hora

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Sociedade

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Nacional

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Última Hora

S. Gião: “Se não houver apoio para recuperar as segundas habitações, isto fica um deserto completo”

O presidente da Junta de Freguesia de S.Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, está preocupado com a demora na recuperação das 25 casas de segunda habitação…