“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

… de 10 e 11 de março, associada a três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”.


Convidado no noticiário das 12h00 desta sexta-feira, na Rádio Boa Nova e acompanhado pela vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital renovou a sua motivação em fazer da 27ª edição da Festa do Queijo “mais um grande evento”. “Não há temporal que nos derrube. Temos uma vontade e um querer que é inquebrável”, afirmou José Carlos Alexandrino a propósito da Feira que, este ano, “se faz muito afetada pelos incêndios, porque morreram mais de cinco mil ovelhas afetando a produção de queijo”.

Pese embora as quebras na produção de Queijo Serra da Estrela, decidiu o Município oliveirense avançar com a realização do certame que, apesar de ter naquele produto o rei da festa, tem servido sobretudo para promover o concelho de Oliveira do Hospital no panorama nacional. Atendendo à tragédia decorrente do incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino não hesitou em atribuir ao certame três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”. “Oliveira do Hospital está-se a reerguer. Somos um povo inconformado. Queremos deixar às gerações vindouras um concelho com floresta e com qualidade de vida”, referiu o autarca que diz ser o momento de o concelho agradecer a todos os que têm contribuído com a sua solidariedade, no âmbito de um almoço com mil pessoas, suportado pela empresa Altice, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por ocasião da realização daquele que é considerado o principal evento no concelho, Alexandrino assegura que no processo de recuperação após incêndio tem vingado o lema de “não deixar ninguém para trás”. Ainda que considere que as medidas do governo são insuficientes, o autarca nota que os membros do governo têm vindo ao terreno. “Queríamos que num estalar de dedos as coisas ficassem resolvidas, mas não é possível. Mas, não ficámos abandonados”, afirmou. José Carlos Alexandrino assegura que tem estado ao lado de produtores agrícolas e florestais e das empresas na reivindicação de melhores apoios, assim como das famílias no processo de recuperação das habitações. De acordo com o autarca já foi aberto concurso para a recuperação de 50 habitações no valor de 6,5 milhões de Euros, com prazo de execução até 2018.

Às portas da Festa do Queijo, José Carlos Alexandrino nota que a palavra que se impõe é de “esperança”. O certame conta, por isso, com uma vasto programa cultural e transmissões de rádio e televisão.

Previous PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Região

Skyroad Granfondo Serra da Estrela realiza-se a 10 de julho

O maior dos desafios, no mais fantástico dos cenários está de regresso. O Skyroad Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 10 de julho,…

Informação

Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim

A Capital dos Frutos Silvestres está presente na Fruit Logistica em Berlim, no Pavilhão 11.2 A-1. Das 37 empregas portuguesas, a Capital dos Frutos Silvestres é a única do interior

Informação

Tuna Cantares de Avô comemora 7º aniversário

A Tuna Cantares de Avô comemora no domingo, dia 23 de abril, o 7º aniversário com um programa cultural que vai ter lugar no Centro Cultural Vasco de Campos, a

Região

CIM Região de Coimbra promove 1º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra executou recentemente um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas,…

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital demarca-se da polémica que envolve o Nogueirense e o FCOH

José Carlos Alexandrino falou, pela primeira vez em público, do caso que envolve o Nogueirense e o FCOH para se demarcar da polémica que atribui a “problemas” entre dirigentes.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Última Hora

Arderam quase 28 mil hectares no Algarve

O incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, destruiu perto de 28 mil hectares no Algarve, segundo a última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação

Politica

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Região

PSP de Coimbra apreendeu 675 doses individuais de cocaína e heroína

A PSP de Coimbra anunciou, hoje, a apreensão de 675 doses individuais de cocaína e heroína em sacos de plástico enterrados num vaso de uma esplanada da cidade.

Última Hora

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Vinte operacionais em buscas por homem desaparecido na Figueira da Foz

Um homem de 47 anos está desaparecido desde quinta-feira no concelho da Figueira da Foz, informaram hoje fontes da GNR e da Proteção Civil, indicando que cerca de 20 operacionais