“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

… de 10 e 11 de março, associada a três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”.


Convidado no noticiário das 12h00 desta sexta-feira, na Rádio Boa Nova e acompanhado pela vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital renovou a sua motivação em fazer da 27ª edição da Festa do Queijo “mais um grande evento”. “Não há temporal que nos derrube. Temos uma vontade e um querer que é inquebrável”, afirmou José Carlos Alexandrino a propósito da Feira que, este ano, “se faz muito afetada pelos incêndios, porque morreram mais de cinco mil ovelhas afetando a produção de queijo”.

Pese embora as quebras na produção de Queijo Serra da Estrela, decidiu o Município oliveirense avançar com a realização do certame que, apesar de ter naquele produto o rei da festa, tem servido sobretudo para promover o concelho de Oliveira do Hospital no panorama nacional. Atendendo à tragédia decorrente do incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino não hesitou em atribuir ao certame três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”. “Oliveira do Hospital está-se a reerguer. Somos um povo inconformado. Queremos deixar às gerações vindouras um concelho com floresta e com qualidade de vida”, referiu o autarca que diz ser o momento de o concelho agradecer a todos os que têm contribuído com a sua solidariedade, no âmbito de um almoço com mil pessoas, suportado pela empresa Altice, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por ocasião da realização daquele que é considerado o principal evento no concelho, Alexandrino assegura que no processo de recuperação após incêndio tem vingado o lema de “não deixar ninguém para trás”. Ainda que considere que as medidas do governo são insuficientes, o autarca nota que os membros do governo têm vindo ao terreno. “Queríamos que num estalar de dedos as coisas ficassem resolvidas, mas não é possível. Mas, não ficámos abandonados”, afirmou. José Carlos Alexandrino assegura que tem estado ao lado de produtores agrícolas e florestais e das empresas na reivindicação de melhores apoios, assim como das famílias no processo de recuperação das habitações. De acordo com o autarca já foi aberto concurso para a recuperação de 50 habitações no valor de 6,5 milhões de Euros, com prazo de execução até 2018.

Às portas da Festa do Queijo, José Carlos Alexandrino nota que a palavra que se impõe é de “esperança”. O certame conta, por isso, com uma vasto programa cultural e transmissões de rádio e televisão.

image_pdfimage_print
Previous PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Região

Assunção Cristas defendeu unidade de missão para reconstrução na visita a empresas devastadas pelo fogo em Oliveira do Hospital

Depois de visitar a corporação de bombeiros na cidade de Oliveira do Hospital, Assunção Cristas testemunhou, esta manhã,..

Região

Um ferido grave e outro ligeiro em colisão frontal no IC2

Uma colisão frontal, entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro resultou, ontem à tarde, num ferido grave e outro ligeiro, no IC2, na Zona de Pombal.

Última Hora

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Região

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Informação

Celorico da Beira dá início às Feiras do Queijo Serra da Estrela na região

O concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, abre na sexta-feira o ciclo anual de feiras do queijo de ovelha produzido na Serra da Estrela, que termina a

Informação

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

Politica

CDS-PP lamenta renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP lamentou hoje a renúncia de Luís Lagos na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

A Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e o Grupo Viseense Amigos dos Clássicos vão realizar, no dia 11 de março, o Passeio de Automóveis Antigos

Última Hora

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas deteve um homem, de 68 anos, suspeito de violência doméstica, no concelho da Guarda.

Informação

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 14 outubro, pelas 15h00, a 8ª jornada do Campeonato Nacional.

Última Hora

Fogo em Góis lavra com grande intensidade

Fogo de grandes proporções está a lavrar floresta e mato no concelho de Góis (Colmeal e Cadafaz). Na última nota feita pela proteção civil, estão no terreno pelas 16h10, 342

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Última Hora

Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de hoje e as 08h00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.

Última Hora

Secretário de Estado do Ambiente admite racionamento de água à noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população…

Região

Proteção Civil: Temperatura desce, mas aumenta o risco de incêndio devido ao vento

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa hoje a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, …

Politica

A CDU apresentou propostas para o concelho na feira de Oliveira do Hospital

A CDU aproveitou, ontem, realização da feira em Oliveira do Hospital para contactar com a população e partilhar propostas e o projeto para o concelho no âmbito das autárquicas 2017.

Informação

11 detenções, 846 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de fevereiro a 5 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Desporto

FCOH vence o Febres por 2-1 em jogo do Distrital de Honra – 5ª jornada

Uma primeira parte totalmente de domínio da equipa oliveirense, que nunca mostrou, ou teve soluções para ultrapassar uma defesa do Febres muito disciplinada. FCOH pouco pressionaste e sem ter alguém

Região

Proteção Civil alerta para perigo de incêndios florestais nos próximos três dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou ontem para o perigo de incêndios florestais nos próximos três dias, especialmente nas regiões norte e centro, e lembrou que a lei

Região

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Informação

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Informação

Agricultores exigem menos burocracia e mais apoios para recuperação após os fogos

Cerca de 150 agricultores e produtores florestais manifestaram-se hoje, em Coimbra, para exigir mais apoios e menos burocracia no processo de candidaturas…