Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

Só este ano já foram detidas 137 pessoas pelo crime de incêndio

As autoridades policiais detiveram, até segunda-feira, 137 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais do dobro do que em 2016, continuando a registar-se várias ignições noturnas, …

… indicou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo o comandante operacional nacional, Rui Esteves, na última semana, dos 713 incêndios registados, 232 (23%) tiveram início à noite.

Na semana de 05 a 11 de setembro, registaram-se 713 ocorrências de incêndio florestal que mobilizaram 19.600 meios humanos e 5.104 veículos, sendo os distritos de Castelo Branco e Guarda os distritos com mais área ardida.

O Porto continua a ser o distrito mais fustigado pelas chamas, com 161 ocorrências, seguido de Braga (67) e Aveiro (52).

Globalmente já arderam, desde o início do ano, 209 mil hectares – dados recolhidos no terreno – em contraposição com os 145 mil hectares destruídos em 2016.

Rui Esteves chamou a atenção para o índice meteorológico que se tem feito sentir no verão, nomeadamente para o facto de 58,9% do território estar em seca severa e 37,8% em seca moderada, dados que fazem diferença quando se combatem incêndios.

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fornecidos à ANPC, o verão deste ano é o nono mais quente desde 1931, e é o sétimo mais seco.

“Estes dados são factos e são incontornáveis e é preciso tê-los bem presentes quando temos 137 detidos, um número grande de ocorrências de incêndio e quando temos vento forte que influencia o comportamento dos fogos”, disse Rui Esteves, acrescentando que 92% dos incêndios foram resolvidos em ataque inicial, uma melhoria no combate em relação ao ano passado.

Para os próximos dias, o comandante operacional nacional avançou que as temperaturas vão variar entre os 28 e os 32 graus, com vento moderado a forte, humidade relativa do ar próxima dos 30%, mantendo-se o risco de incêndio nas classes de ‘muito elevado’ e ‘máximo’ nos distritos do interior norte e centro e Algarve.

Questionado sobre a possibilidade de prolongar a fase Charlie do combate aos incêndios para depois de 30 de setembro, Rui Esteves disse que “é demasiado cedo para analisar a situação”.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas "não estava embriagado"
Next “Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

Artigos Relacionados

Informação

Duas crianças entre os feridos de acidente com quatro carros

Duas crianças sofreram ferimentos na sequência de um acidente que envolveu quatro viaturas, esta quarta-feira de manhã, na via rápida do Taveiro, em Coimbra.

Informação

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …

Região

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Cultura

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.

Desporto

Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

A Serra da Estrela foi o pano de fundo para a 3ª edição da MARATONA do PEDAL – prova que integra o calendário da Taça Regional de XCM da Associação

Última Hora

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Educação

Mortágua e Tábua venceram final do concurso intermunicipal de ideias de negócio

O projeto Walking Pal, dos alunos João Leitão, Rui Costa e Mateus Saldanha, sob orientação do professor José Augusto Rodrigues, do Agrupamento…

Informação

Deputados do CDS-PP questionam Governo sobre construção dos IC6, IC7 e IC37

Um grupo de deputados do CDS-PP dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas uma pergunta sobre o planeamento / calendarização para a construção / conclusão dos itinerários complementares IC6,

Última Hora

GNR vai estar na estrada com a “Operação Carnaval”

É já a partir de amanhã, dia 24 de fevereiro, que a GNR irá iniciar a ‘Operação Carnaval’, intensificando assim nas estradas os patrulhamento …

Região

Mulher fica sem as pernas ao sair do comboio em Santa Comba Dão

Uma mulher de 51 anos ficou com as duas pernas amputadas, quando descia do Intercidades em que viajava com a neta de dois anos, na estação de Vimieiro, …

Região

Skyroad Granfondo Serra da Estrela realiza-se a 10 de julho

O maior dos desafios, no mais fantástico dos cenários está de regresso. O Skyroad Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 10 de julho,…

Informação

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e

Última Hora

Papa chega hoje à tarde a Portugal

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos

Última Hora

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Informação

 “Férias + Solidárias” ocupa jovens em Oliveira do Hospital

Estão a decorrer, até 22 de junho, as candidaturas à edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” preconizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Região

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Sociedade

Quatro fogos mantêm-se ativos, mas com melhorias

Quatro incêndios estavam às 07h30 de hoje ativos, apesar de terem registado melhorias durante a noite, adiantou à agência Lusa o adjunto nacional de operações, Miguel Cruz, acrescentando que não

Politica

Autarca de Oliveira do Hospital admite avançar para nova manifestação pelas acessibilidades

José Carlos Alexandrino admitiu, em reunião da Assembleia Municipal, avançar com uma nova manifestação para pressionar o governo a resolver o problema das acessibilidades no concelho.

Última Hora

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital pede contributos para Plano Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital está a elaborar o novo Plano Municipal para a Igualdade (PMI) 2016/2018. Para o efeito, apela ao contributo de…

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Sociedade

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Informação

GNR apreendeu 64 plantas de cannabis na Figueira da Foz

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve um homem de 59 anos, …