Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

image_pdfimage_print

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

O dia 6 de setembro, com uma temperatura média de 29,2 graus, foi o mais quente do ano em Portugal continental.

Neste dia, os valores médios da temperatura máxima (38,6 graus) e mínima (19,8 graus) correspondem também aos valores mais altos do ano, segundo o instituto.

Foram excedidos os recordes de temperatura máxima em grande parte do território do continente (73% das estações).

“De salientar, a ocorrência de uma onda de calor com início no final de agosto ou 01 de setembro, em grande parte das regiões do Norte e Centro e interior do Alentejo”, afirma o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As estações do IPMA registaram, em setembro, temperaturas de 45 graus na Lousã (Coimbra), 44,3 na Amareleja e em Beja (Alentejo), e 44,1 em Pegões (Montijo). Em Lisboa, os termómetros atingiram os 41,4 graus e em Setúbal 42,1.

Ao longo do mês, o valor médio da temperatura mínima do ar (14,07 graus) foi próximo do valor normal.

O estado do tempo foi principalmente condicionado por um anticiclone localizado na região dos Açores, que “por vezes se estendeu em crista sobre o Golfo da Biscaia”.

O valor médio da quantidade de precipitação (24,3 milímetros) foi inferior ao normal, o que “permite classificar este mês como seco”, lê-se na informação divulgada pelo IPMA.

Previous AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC
Next Detido por tráfico de droga em Arganil

Artigos Relacionados

Educação

Bibliotecas promovem Férias Ativas em Oliveira do Hospital

Teve início, no dia 13 de junho, o programa “ Férias Ativas 2016” destinado à ocupação dos tempos livres das crianças, dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital.

Desporto

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,

Última Hora

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Última Hora

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Região

Estradas da Serra da Estrela foram reabertas

Os acessos ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerrados desde quarta-feira reabriram hoje à tarde ao trânsito.

Última Hora

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Região

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Última Hora

Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França tinha residência em Portugal, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Informação

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Portugal vai adiantar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão, indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Informação

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Informação

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 31 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.