Sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

image_pdfimage_print

Sete distritos de Portugal continental estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo entre as 20:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira e Lisboa entre as 00:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A par destes avisos, sete barras marítimas do continente e Açores estão hoje fechadas à navegação e outras sete estão condicionadas.

De acordo com a Marinha, as barras de Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima. As barras de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Lagos, no continente, e Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores, no grupo ocidental dos Açores, estão hoje condicionadas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta também para a ocorrência de períodos de chuva, em geral fraca. A partir da manhã, aguaceiros mais frequentes e intensos no litoral, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do início da manhã, baixando gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude ao longo do dia.

O IPMA prevê ainda vento moderado de oeste-noroeste, soprando moderado a forte de noroeste, no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 65/75 quilómetros por hora e pequena descida de temperatura.

Na região sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã e com ocorrência de períodos de chuva fraca e chuvisco, tornando-se pouco nublado no sotavento algarvio a partir do meio da manhã e no interior do Baixo Alentejo a partir da tarde.

Podem também ocorrer aguaceiros fracos a partir da tarde no Alto Alentejo e litoral oeste.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para noroeste moderado a partir da manhã, e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 02 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa) e as máximas entre os 09 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre os 6 graus de mínima e 12 graus de máxima.

Previous Município de Oliveira do Hospital promove Pirâmide de Natal Solidário
Next Região: Idoso de 82 anos abusava de menina de sete anos

Artigos Relacionados

Informação

Investigadores visitam área ardida em Oliveira do Hospital

  O Centro de Estudos Florestais (CEF) e o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, vão visitar a área ardida de

Informação

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Vilar Formoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, deteve, no dia 10 de março, em Vilar Formoso, dois homens

Informação

GNR realiza operação “Duas ou quatro rodas, há espaço para todos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), assim como a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), promovem, a partir de hoje e até ao dia

Última Hora

Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

A GNR identificou e constituiu como arguidos um homem e uma mulher de 40 e 45 anos, por suspeita de 25 crimes de furto no concelho da Covilhã.

Informação

Oliveira do Hospital acolhe exposição e debate sobre Violência Doméstica

Até ao final do mês de junho encontra-se patente, em Oliveira do Hospital, a exposição “Aqui morreu uma Mulher” que reúne um conjunto de fotografias recolhidas…

Destaque

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje à noite cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse fonte do

Destaque

Feridos graves têm até 30 de maio para requerer indemnizações

Autarcas, dirigentes associativos e, sobretudo, vítimas dos incêndios de outubro passado deslocaram-se na tarde de ontem à Casa da Cultura de Oliveira do Hospital…

Informação

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Última Hora

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Detido homem que ameaçava vizinhos com armas de fogo em Trancoso

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, deteve esta terça-feira, um homem por posse ilegal de armas de fogo, no concelho de Trancoso, distrito da

Destaque

José Carlos Alexandrino foi eleito presidente da CIM da Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra elegeu, hoje, por unanimidade o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, como presidente do Conselho Intermunicipal. O autarca oliveirense,