Sessão de esclarecimento em Coimbra debateu oportunidades de financiamento das empresas turísticas

Sessão de esclarecimento em Coimbra debateu oportunidades de financiamento das empresas turísticas

image_pdfimage_print

O Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal organizaram, ontem, a sessão de esclarecimento “Financiamento das Empresas Turísticas – Novas Oportunidades”.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, cerca de 350 empresários esgotaram o auditório da sessão, que teve lugar no Hotel Vila Galé Coimbra e que visou dar a conhecer as oportunidades de financiamento que estão ao dispor das empresas turísticas.

A sessão de abertura contou com a intervenção de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo e a sessão incluiu intervenções de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e Francisco Paz, em representação da Câmara Municipal de Coimbra.

“O Turismo Sustentável como Modelo de Desenvolvimento e de Competitividade” foi o primeiro tema a ser debatido, tendo sido sublinhada a importância da sustentabilidade ambiental na criação de vantagens competitivas e de novas soluções de financiamento.

Com a moderação de Jorge Loureiro, da direção do Turismo Centro de Portugal, o painel contou com a participação de Catarina Vieira, responsável pelo empreendimento Chão do Rio – Turismo de Aldeia; Paulo Libório, da ADENE – Agência para a Energia; e Miguel Mendes, do Turismo de Portugal.

Seguidamente, foi lançado o mote “Iniciativas de Promoção da Coesão Territorial para um Desenvolvimento Sustentável”, painel em que se debateu a importância da promoção e do financiamento de iniciativas promotoras de processos de coesão e desenvolvimento territorial.  Este debate foi moderado por Nuno Alves, do Turismo de Portugal, e registou a participação de João Tomás, do Burel Panorama Hotel; Pedro Moreira, do Turismo Fundos; e Rita Lavado, do Turismo de Portugal.

No último tema, “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade”, foi debatida a importância da inovação e do empreendedorismo nos negócios turísticos e soluções de financiamento. Moderado por Carlos Abade, do Turismo de Portugal, teve como intervenientes Fernando Seabra Santos, da Go Friday/Friday SA; Pedro de Mello Breyner, da Portugal Ventures; Marco Neves, da SPGM; e Luís Coito, do Turismo de Portugal.

A sessão foi encerrada por Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Esta sessão integra-se num roadshow que o Turismo de Portugal, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, está a fazer esta semana e que inclui a deslocação a vários municípios e empreendimentos turísticos da região Centro de Portugal. O objetivo do roteiro é visitar um conjunto de projetos turísticos de referência e partilhar informação sobre as linhas de financiamento atualmente disponíveis.

 

Previous Sinistralidade: 19 detenções, 1028 infrações e 63 acidentes no distrito de Coimbra
Next Maratona Clube Vila Chã participou no 41º Campeonato Distrital de Corta-Mato no Sabugal

Artigos Relacionados

Informação

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Região

Grande Hotel assume gestão das Termas do Luso

A Sociedade Água do Luso (SAL), proprietária das Termas do Luso, chegou a acordo com a Fundação Bissaya Barreto,  que detém o Grande Hotel do Luso, para a gestão da estância termal.

Informação

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira

Informação

Filme Promocional do Centro de Portugal ganhou mais um prémio internacional

Um filme promocional do Turismo Centro de Portugal juntou mais um prestigiante prémio internacional à sua coleção. Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen”….

Informação

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Informação

Projeto quer criar ecopontos para resíduos florestais em Viseu

O promotor da central de biomassa de Viseu quer criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho, com as receitas a reverterem a favor das autarquias, informou o

Última Hora

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Informação

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Região

Crianças do concelho de Gouveia celebram Dia Eco Escolas no Dia Mundial do Ambiente

O Município de Gouveia, no âmbito do Dia Eco Escolas e do Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, vai promover uma série de iniciativas com o Programa

Nacional

Hoje entra em vigor a carta por pontos

A carta por pontos entra esta quarta-feira, 1 de junho, em vigor. A  partir de  hoje só depende do condutor  somar ou subtrair pontos aos 12, que lhe foram atribuídos automaticamente.

Última Hora

 Homem detido por furto a estabelecimento comercial em Seia

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Gouveia, deteve ontem, em Seia, um homem de 28 anos, …

Informação

 CIM da Região de Coimbra lança catálogo de apoio a visitas de estudo

A CIM Região de Coimbra acaba de editar, sob o título “Descobre a tua Região! – Catálogo de Pontos de Interesse da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, uma publicação…