Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

image_pdfimage_print

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

À agência Lusa, o diretor daquela estrutura, Carlos Varandas, referiu que “apesar de este ano estarmos a ter um inverno mais ameno e com menos precipitação”, têm estado a produzir neve de cultura para manter as pistas abertas. Assim, desde que a temperatura e a humidade o permitam, inicia-se a produção, estando a trabalhar, sensivelmente, com 150 metros cúbicos de água por hora, o que dá cerca de 250 metros cúbicos de neve de cultura por hora”.

Carlos Varandas explica que tal tem permitido que esta estância seja uma das poucas que ainda se mantém aberta, quando em Espanha há várias que já optaram por encerrar.

“Já em janeiro estivemos entre as únicas 14 estâncias da Península Ibérica que se mantinham abertas e, neste momento, continuamos a ser uma das poucas que estão a funcionar, o que para nós pode ser positivo em termos de atração do mercado vizinho”, acrescentou, explicando que a análise tem em conta o universo das estâncias que integram a ATUDEM, organismo que engloba estâncias de esqui de Espanha e também a Estância da Serra da Estrela.

Segundo este responsável, a única estância portuguesa está a fazer a diferença graças à produção de neve de cultura que é feita ao longo de toda a noite com recurso aos vários canhões que tem.

“Com isso, temos tido várias pistas abertas com boas condições para a prática do esqui e do ‘snowboard’”, referiu.

O objetivo é o de conseguir manter a Estância da Serra da Estrela aberta pelo menos até dia 22 de abril, já depois do fim de semana da Páscoa.

“Vamos continuar a trabalhar nesse sentido e estamos confiantes de que as temperaturas vão ajudar. Esperamos sempre que, até lá, ainda possa cair mais um nevão”, acrescentou.

Questionado sobre a questão do tapete rolante que esta estância foi recentemente condenada a retirar, Carlos Varandas respondeu que o processo está a ser tratado junto das entidades competentes.

Previous Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou o Condeixa-a-Velha por 11-3
Next João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Informação

Homem morreu em atropelamento ferroviário em Coimbra

Um homem, com idade na casa dos 50 anos, morreu esta manhã na sequência de um atropelamento ferroviário em Pedrulha, depois da estação de Coimbra B.

Informação

Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens foi apresentado em Penacova

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova apresentou, no dia 31 de outubro, o seu Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens

Informação

Grupo Flagworld reabriu Convento do Desagravo em Vila Pouca da Beira

O Convento do Desagravo reabriu as suas portas, no passado dia 15 de março, sob a Marca Flag Hotel Convento do Desagravo. A unidade posiciona-se…

Última Hora

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Região

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Última Hora

Seia: “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo oitavo ano consecutivo

A Câmara Municipal de Seia foi distinguida, pelo oitavo ano consecutivo, com a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que teve lugar em Coimbra.

Região

Distrito da Guarda conta com mais elementos no combate a incêndios

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) no distrito da Guarda inclui, este ano, mais elementos devido à constituição de nove Equipas de Intervenção Permanente.

Educação

Bandeira ECO XXI hasteada hoje em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Na cerimónia foi ainda atribuída a bandeira ECO ESCOLAS à Eptoliva, Estgoh e Agrupamento de Escolas de

Informação

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Região

Homem de 80 anos morre em acidente com trator agrícola

Um homem com cerca de 80 anos morreu hoje devido ao despiste de um trator agrícola, na localidade de Pereiro, concelho de Pinhel, disse à agência Lusa fonte do Comando

Sociedade

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Última Hora

CPCJ de Oliveira do Hospital sensibilizou comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância

A sensibilização e mobilização da comunidade para o combate aos maus-tratos na infância foram os principais objetivos das iniciativas a que a Comissão…