Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

image_pdfimage_print

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

À agência Lusa, o diretor daquela estrutura, Carlos Varandas, referiu que “apesar de este ano estarmos a ter um inverno mais ameno e com menos precipitação”, têm estado a produzir neve de cultura para manter as pistas abertas. Assim, desde que a temperatura e a humidade o permitam, inicia-se a produção, estando a trabalhar, sensivelmente, com 150 metros cúbicos de água por hora, o que dá cerca de 250 metros cúbicos de neve de cultura por hora”.

Carlos Varandas explica que tal tem permitido que esta estância seja uma das poucas que ainda se mantém aberta, quando em Espanha há várias que já optaram por encerrar.

“Já em janeiro estivemos entre as únicas 14 estâncias da Península Ibérica que se mantinham abertas e, neste momento, continuamos a ser uma das poucas que estão a funcionar, o que para nós pode ser positivo em termos de atração do mercado vizinho”, acrescentou, explicando que a análise tem em conta o universo das estâncias que integram a ATUDEM, organismo que engloba estâncias de esqui de Espanha e também a Estância da Serra da Estrela.

Segundo este responsável, a única estância portuguesa está a fazer a diferença graças à produção de neve de cultura que é feita ao longo de toda a noite com recurso aos vários canhões que tem.

“Com isso, temos tido várias pistas abertas com boas condições para a prática do esqui e do ‘snowboard’”, referiu.

O objetivo é o de conseguir manter a Estância da Serra da Estrela aberta pelo menos até dia 22 de abril, já depois do fim de semana da Páscoa.

“Vamos continuar a trabalhar nesse sentido e estamos confiantes de que as temperaturas vão ajudar. Esperamos sempre que, até lá, ainda possa cair mais um nevão”, acrescentou.

Questionado sobre a questão do tapete rolante que esta estância foi recentemente condenada a retirar, Carlos Varandas respondeu que o processo está a ser tratado junto das entidades competentes.

Previous Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou o Condeixa-a-Velha por 11-3
Next João Batista é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Destaque

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Informação

Suspeito de tentativa de homicídio há oito anos foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 41 anos suspeito da tentativa de homicídio de dois homens há cerca de oito anos, em Coimbra,..

Última Hora

Assembleia Municipal marcada por intervenções e discussão política antes da ordem do dia

A sessão ordinária que decorre, esta tarde, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital está a ser marcada pelas intervenções e discussão política antes da ordem do dia. 

Região

Fogos de outubro de 2017 foram fenómeno inédito e com falhas no combate

Os incêndios de outubro de 2017 na região Centro constituíram um fenómeno inédito, resultante da conjugação de fatores meteorológicos, mas a Comissão Técnica Independente (CTI) também concluiu que houve falhas

Informação

FCOH recebe principal adversário este domingo

A 22ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra fica marcada, este domingo, pela disputa do primeiro lugar do campeonato entre os atuais líderes,

Informação

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Última Hora

Pedrógão Grande: presidente da Câmara de Figueiró e ex-presidente de Castanheira constituídos arguidos

O Ministério Público anunciou que o número de arguidos no inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande, que tiraram a vida a 66 pessoas em junho do ano passado,

Última Hora

Ancose procede à segunda entrega de borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder no sábado, dia 30 de junho, pelas 14h00, na sede da Associação, à segunda entrega de borregas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho, entregando cerca de 130 cabazes proporcionando uma quadra festiva mais reconfortante a estes

Informação

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Informação

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Sociedade

Já está escolhido o “Postal de Natal Digital 2016”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Postal de Natal Digital” dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino