Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

A ‘websérie’ documental “15 memórias do fogo” estreia-se no domingo, com o objetivo de contar 15 histórias em torno dos fogos de outubro de 2017, para dar voz e visibilidade às pessoas afetadas.

O projeto é da autoria de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, oriundos de Oliveira do Hospital e Arganil, respetivamente, que decidiram avançar com a ‘websérie’ documental, feita sem quaisquer apoios, como uma forma de “não deixar esquecer a tragédia” e também dar voz aos anseios das pessoas afetadas, contaTiago Cerveira.

Na série documental, a memória do que foi o 15 de outubro é como se fosse “a cabeça do polvo”, o ponto de partida de cada um dos testemunhos para depois se falar de consequências económicas, sociais e psicológicas ou sobre perspetivas de futuro, disse.

Em “15 memórias do fogo”, há a história de um jovem de 34 anos que se salva das chamas quando decide ir atrás de um javali à procura de uma zona não queimada, mas também relatos centrados nas consequências.

“Há relatos de pessoas que precisam de ajuda, outras de apoio psicológico, porque, acima de tudo, está uma crise social instalada. Isto não foi mais um incêndio”, sublinha Tiago Cerveira.

Daí falarem com um jovem agricultor que produzia azeite biológico e que viu hectares de olivais centenários ardidos, ou com uma pessoa que perdeu a casa de habitação.

“Há empresas completamente dizimadas, pessoas com uma reforma pequena que perderam tudo e que nunca mais vão recuperar”, frisa Tiago Cerveira, considerando que o desamparo e a desesperança acabam por ser transversais aos relatos e histórias que foram ouvindo.

Para o fotógrafo Tiago Cerveira, na série não se procuram “fazer histórias do coitadinho”, antes dar voz às pessoas e garantir que a tragédia de outubro não fica esquecida.

“É o nosso contributo, para não se esquecerem de nós”, mostrando “histórias onde a imprensa também não chegou”, vincou.

A série tem episódios de cinco a sete minutos (todos legendados em inglês) e vai sair um de 15 em 15 dias, no ‘site’ www.15memoriasdofogo.pt, bem como nas redes sociais Facebook, Youtube e Vimeo.

Tiago Cerveira, fotógrafo e realizador, é o responsável pelo projeto de vídeo e fotografia sobre a Serra da Estrela e a Beira Serra “O Meio e a Gente”, e o designer Rodrigo Oliveira é presidente da SOS Arganil, associação criada após os incêndios de outubro.

lusa

image_pdfimage_print
Previous "Ataques" levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Next Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Artigos Relacionados

Última Hora

ASAE apreende 17,5 toneladas de alimentos no norte e centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Norte e da Unidade Regional do Centro, realizou no dia de ontem, uma ação de fiscalização direcionada a dois

Última Hora

Debate “Quero ver Portugal na CEE» em Oliveira do Hospital

“«Quero ver Portugal na CEE». 30 anos de esperanças e desencantos” é o tema do debate que vai ter lugar na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, 

Informação

Bombeiros apagam fogo e encontram corpo carbonizado em Castelo de Penalva

Hoje, pelas 15h15, uma queimada em Peges, na freguesia de Castelo de Penalva, descontrolou-se dando origem a um incêndio.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar para “o que nós somos”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e, em particular, para “o que nós somos”.

Informação

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 37.º e último programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do

Nacional

Aqua Village e Stroganov Hotel entre os 10 hotéis mais incríveis que abriram em 2016

O Aqua Village Health Resort & Spa foi considerado o 2º hotel “mais incrível” que abriu em 2016,em Portugal. Na lista onde figura a estreia de Cristiano Ronaldo na hotelaria,

Última Hora

“Missão Sorriso” premiou projeto SER da UCC Pinheiro dos Abraços

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços viu, hoje, o seu mérito reconhecido pela Missão Sorriso-Continente, que atribuiu um prémio de mais de 25 mil Euros ao projeto

Informação

Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”

A mulher de 76 anos que estava dada como desaparecida desde terça-feira em Cótimos, no concelho de Trancoso, foi encontrada “bem de saúde”, numa aldeia vizinha.

Informação

Festas de Verão animam Penalva de Alva

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva estão de regresso no fim-de-semana de 5, 6 e 7 de agosto. A edição deste ano, …

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH ganha em casa contra Leiria Marrazes

  A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) ganhou em casa por 6-1 contra o Sport Clube Leiria e Marrazes.

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Sociedade

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo

Destaque

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Última Hora

Oliveira do Hospital prepara nova AEC alusiva ao território

Com o objetivo de disponibilizar uma nova oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Município de Oliveira do Hospital apostou numa formação…

Informação

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Informação

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Última Hora

Federação de Suinicultores ofereceu 71 leitões a criadores de Oliveira do Hospital

A solidariedade para com as gentes de Oliveira do Hospital chegou hoje ao concelho pela mão dos suinicultores de Portugal.

Informação

Correios de Portugal doam veículos a Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

Os Correios de Portugal (CTT) doaram dois veículos às corporações de bombeiros de Castelo Branco e de Oliveira do Hospital, como forma de apoio ao combate aos incêndios.

Sociedade

ACT realizou sessão de informação em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital acolheu uma sessão de informação  da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) relacionada com…

Informação

Armazém de empresa de controlo de pragas destruído em incêndio em Leiria

Um armazém onde estava instalada uma empresa de controlo de pragas em Gandara dos Olivais, distrito de Leiria, ficou esta madrugada totalmente destruído na sequência de um incêndio, …

Sociedade

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

   No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, o Município de Oliveira do Hospital promove, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso

Região

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,

Última Hora

Já foi retomada a circulação no IP3

A circulação automóvel foi retomada às 14h00 no IP3, depois de ter estado cortada cerca de uma hora e meia devido a um acidente que ocorreu na zona de Sabugosa,