Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

Série documental “15 memórias do fogo” dá voz às vítimas dos fogos de outubro

A ‘websérie’ documental “15 memórias do fogo” estreia-se no domingo, com o objetivo de contar 15 histórias em torno dos fogos de outubro de 2017, para dar voz e visibilidade às pessoas afetadas.

O projeto é da autoria de Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, oriundos de Oliveira do Hospital e Arganil, respetivamente, que decidiram avançar com a ‘websérie’ documental, feita sem quaisquer apoios, como uma forma de “não deixar esquecer a tragédia” e também dar voz aos anseios das pessoas afetadas, contaTiago Cerveira.

Na série documental, a memória do que foi o 15 de outubro é como se fosse “a cabeça do polvo”, o ponto de partida de cada um dos testemunhos para depois se falar de consequências económicas, sociais e psicológicas ou sobre perspetivas de futuro, disse.

Em “15 memórias do fogo”, há a história de um jovem de 34 anos que se salva das chamas quando decide ir atrás de um javali à procura de uma zona não queimada, mas também relatos centrados nas consequências.

“Há relatos de pessoas que precisam de ajuda, outras de apoio psicológico, porque, acima de tudo, está uma crise social instalada. Isto não foi mais um incêndio”, sublinha Tiago Cerveira.

Daí falarem com um jovem agricultor que produzia azeite biológico e que viu hectares de olivais centenários ardidos, ou com uma pessoa que perdeu a casa de habitação.

“Há empresas completamente dizimadas, pessoas com uma reforma pequena que perderam tudo e que nunca mais vão recuperar”, frisa Tiago Cerveira, considerando que o desamparo e a desesperança acabam por ser transversais aos relatos e histórias que foram ouvindo.

Para o fotógrafo Tiago Cerveira, na série não se procuram “fazer histórias do coitadinho”, antes dar voz às pessoas e garantir que a tragédia de outubro não fica esquecida.

“É o nosso contributo, para não se esquecerem de nós”, mostrando “histórias onde a imprensa também não chegou”, vincou.

A série tem episódios de cinco a sete minutos (todos legendados em inglês) e vai sair um de 15 em 15 dias, no ‘site’ www.15memoriasdofogo.pt, bem como nas redes sociais Facebook, Youtube e Vimeo.

Tiago Cerveira, fotógrafo e realizador, é o responsável pelo projeto de vídeo e fotografia sobre a Serra da Estrela e a Beira Serra “O Meio e a Gente”, e o designer Rodrigo Oliveira é presidente da SOS Arganil, associação criada após os incêndios de outubro.

lusa

image_pdfimage_print
Previous "Ataques" levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital
Next Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Artigos Relacionados

Última Hora

ESTGOH recebe 88 novos alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai receber 88 novos alunos colocados na segunda fase do concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Destaque

Jovens aconselhados a ler mais e a despender menos tempo nas redes sociais

Em Oliveira do Hospital sobressaiu, hoje, a importância do livro e da leitura entre os jovens estudantes. O concelho acolhe a fase regional do Concurso Nacional de Leitura, com a

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH joga com ACR Santa Cita

Neste momento, as competições federadas de futebol e basquetebol estão dadas por terminadas. Ainda assim, a modalidade de hóquei patins continua em competição .

Desporto

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Última Hora

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Região

Câmara de Seia amplia incentivo de natalidade e adoção à vacinação infantil

A Câmara Municipal decidiu ampliar o apoio estipulado no Regulamento de Incentivo à Natalidade e Adoção do Município de Seia, criado em 2015, adequando os apoios às necessidades presentes, por

Destaque

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital palco de inúmeros debates

A Rádio Boa Nova está a acompanhar a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital que está a decorrer esta esta tarde na Câmara Municipal. Um dos temas que inicialmente foi

Sociedade

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

Informação

Município de Arganil vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no dia 4 de maio, no Quartel de Bombeiros de Fornos de Algodres, o protocolo para a constituição de

Sociedade

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Politica

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Última Hora

BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU.

Educação

Um milhão de Euros para requalificar sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital vai ser requalificada num investimento de cerca de um milhão de Euros, …

Sociedade

DGS faz recomendações para faze face ao calor intenso

A Direção-geral da Saúde (DGS) alertou, esta segunda-feira, a população para a previsão de subida considerável das temperaturas, aconselhando a evitar a exposição ao sol.

Informação

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Informação

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Última Hora

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Região

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Informação

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Última Hora

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de

Sociedade

Alerta para risco de incêndio em “níveis muito elevado a máximo”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio, em “níveis muito elevado a máximo”, para os próximos dias, …

Região

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

Última Hora

“Quinta de Jugais” entre as 50 maiores empresas do distrito de Coimbra

A “Quinta de Jugais” é a empresa de Oliveira do Hospital que está melhor posicionada no ranking das 1000 maiores empresas” do distrito de Coimbra. A empresa dedicada…

Informação

Aveiro: Homem detido por “Card Sharing”

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, em flagrante delito, um indivíduo com 44 anos de idade…