Semana inicia com descida de temperatura. GNR  deixa conselhos devido ao frio

A semana começa com uma descida das temperaturas mínimas entre 2 a 8 graus Celsius, em especial no nordeste transmontano e beira alta, e sem precipitação.

O frio está à porta e com ele é necessário tomar precauções acrescidas para se manter confortável e em segurança. A Guarda Nacional Republicana partilha ‘lista’ de conselhos que a população deve seguir para não correr riscos durante o inverno que se aproxima a passos largos.

A força militar nota que os idosos são a faixa da população mais suscetível de sofrer as consequências das baixas temperaturas e explica que, “além de todos os cuidados relativos ao vestuário e à alimentação, deve ser tido em especial cuidado o uso de lareiras, braseiras e aquecedores”.

“Para este tipo de fontes de aquecimento, é necessário que haja circulação de ar para evitar a concentração de monóxido de carbono”, avisa.

A GNR pede que “siga estes conselhos e transmita-os aos seus pais e avós”: evite dormir próximo dos equipamentos de aquecimento; proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio; se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases prejudiciais à saúde, antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar possíveis incêndios, afaste os aquecedores de móveis, não seque a roupa nos aquecedores; não abandone velas acesas ou mal apagadas, evite sobrecargas – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo, use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa, e não use roupas demasiado justas, dê preferência a sopas e a bebidas quentes, (leite ou chá), e evite bebidas alcoólicas.

Hoje no concelho de Hospital do Hospital é esperado céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior, em especial entre o meio
da manhã e o meio da tarde. Vento moderado e formação de gelo ou geada nas regiões do interior. Descida da temperatura mínima. As temperaturas oscilam hoje entre cinco graus de mínima e 13 graus de máxima.