“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

“Sem pasto e sem alimento seco não há leite. Se não há leite, não há queijo”, alerta a Confraria do Queijo Serra da Estrela

image_pdfimage_print

O incêndio de 15 de outubro provocou a perda de 50 por cento dos ovinos Serra da Estrela no concelho de Oliveira do Hospital,…

… situação que compromete a produção do leite e do Queijo Serra da Estrela. A ameaça vem de toda a região produtora do afamado queijo, já que “praticamente todos os concelhos foram afetados pelos incêndios”.

Numa primeira avaliação ao que aconteceu no concelho, Pedro Couceiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela espera que a produção daquela maravilha da Gastronomia portuguesa não esteja em risco. No entanto, não deixa de considerar estar diante do “fenómeno que mais põe em causa” o Queijo Serra da Estrela “pela perda de animais e falta de alimento”. “Sem pasto e sem alimento seco não há leite e se não há leite não há queijo”, alerta o responsável, prevendo que, nos próximos tempos, a situação esteja “um pouco complicada”. Até agora, o problema tem vindo a ser minimizado pela ajuda da Câmara Municipal e solidariedade “nunca vista”, que se tem revelado numa “excelente ajuda”, mas  “dentro de uma semana ou duas vai diminuir e os animais comem todos os dias”.

ovinosEspera Pedro Couceiro que venha a chuva e os pastos cresçam, mas mesmo assim alerta os pastores para o perigo de os animais apenas comerem erva, porque tal conduzirá a “doenças nutricionais” que são “mortais”. “Deve contrabalançar com palha”, explicou o também médico veterinário, que está igualmente preocupado com o problema das águas contaminadas pelas cinzas.

Até ao dia 15 de outubro, só o concelho de Oliveira do Hospital contava com um efetivo de ovinos Serra da Estrela superior a oito mil animais. O número, agora, é de metade e “será preciso muito tempo para repor o efetivo”, já para não falar daquela que será a vontade dos produtores para manter a atividade. Se Pedro Couceiro acredita que os mais novos terão força para continuar, o mesmo já não pensa relativamente aos mais idosos. “Tenho alguma dúvida de que tenham coragem”, refere.

Diante de tamanha tragédia, Pedro Couceiro diz ser esta a hora de o Governo “olhar para o interior e para o Queijo Serra da Estrela com outros olhos”. “Chegou a hora de entenderem que esta é uma atividade fundamental”, refere, verificando que o Queijo Serra da Estrela é, para além do turismo, “das poucas coisas que temos para oferecer”. “É uma pequena pérola que não podemos perder”, defende o responsável.

Previous Produtor com mais ovelhas perdeu metade do efetivo e receia não ter condições para continuar a produzir Queijo Serra da Estrela
Next Luís Lagos renuncia à liderança do CDS em Coimbra para assumir defesa das vítimas

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: Família desalojada após incêndio numa habitação

Um casal e um bebé ficaram desalojados em Coimbra na sequência de um incêndio que deixou a sua casa sem condições de ser habitada.

Politica

Rafael Dias tomou posse na Comissão Política Distrital da Juventude Popular

A Comissão Política Distrital da Juventude Popular de Coimbra tomou posse, no dia 22 de dezembro, em Oliveira do Hospital, realizando-se também…

Última Hora

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Informação

Ordem de Malta apoia FAAD com equipamento hospitalar

O presidente da Ordem de Malta, Guido Stoeckli, visitou esta manhã a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde comprovou a boa utilização do equipamento hospitalar de que a instituição tem

Região

Região: Apreendida quase uma tonelada de ostra no valor de 9.500 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu ontem, na localidade da Gafanha da Encarnação, em Ílhavo, 950 quilos de ostra, no valor total de 9.500 euros.

Politica

PS de Oliveira do Hospital realiza encontro autárquico

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital já começou a preparar o próximo ciclo autárquico 2017-2021 e, por isso, realiza no próximo domingo, dia 23 de outubro, um encontro de

Informação

Homem morreu atropelado por autocarro no IC2

Um homem de 51 anos morreu atropelado, esta segunda-feira de madrugada, no IC2, perto de Antanhol, Coimbra.

Última Hora

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Nacional

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a

Sociedade

Associação pede rapidez para que indemnizações “não demorem uma eternidade”

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal considerou hoje que “é preciso trabalhar rápido”…

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …