Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia, considerando que “há aqui um tempo de esperança”.


Passaram seis meses, mas para José Carlos Alexandrino parece que passaram seis dias. “Foi tudo demasiado rápido com muitos desafios permanentes”, entende o autarca, que também acredita que para as pessoas que perderam as suas casas e os seus bens, os seis meses corresponderão a “seis anos”. Admite que “as coisas têm andado de forma lenta”. José Carlos Alexandrino “gostaria que houvesse resoluções e respostas mais rápidas” no apoio às empresas e à recuperação das habitações, mas também dos próprios bens públicos cujos prejuízos, são na ordem de um milhão e meio de Euros. “Os problemas que se apresentam são de grande complexidade ao nível empresarial. Nas primeiras habitações tem havido grande burocracia”, refere o autarca.

Após seis meses, José Carlos Alexandrino garante que as casas com prejuízos até 25 mil Euros têm vindo a ser adjudicas. A maior demora reside na recuperação das cerca de 50 casas totalmente afetadas pelo fogo e cujo concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) “ficou deserto”, não havendo interesse por parte de empresas construtoras, fosse pelo preço a praticar, fosse pelo tempo de conclusão das obras (até 31 de dezembro de 2018). Adiantou que a CCDRC está agora a convidar empresas para adjudicação direta. Esta é uma matéria que para o autarca deve ser célere para dar novo ânimo às famílias. “Tirando as famílias, ninguém mais do que o presidente da Câmara quer ver estas famílias felizes”, refere.

O momento é de “luta”, a exemplo do que vem sendo feito pelos empresários do concelho. “O governo fez bem ao aumentar os apoios até 85 por cento”, disse à Rádio Boa Nova, considerando que “há aqui um tempo de esperança”. “Temos alguma confiança”, reforçou, notando que no caso da Agricultura mantém pressão junto do governo para que torne possíveis as candidaturas aos agricultores que por desconhecimento não finalizaram o pedido de apoio, e que serão cerca de 20.

O incêndio de 15 de outubro tirou a vida a 12 pessoas no concelho. “Este é um processo altamente doloroso. Todos sentimos isto na carne e muito mais quem perdeu os seus entes queridos”, refere, verificando porém que o apoio às famílias “correu bem”. Mas, nota, “não há dinheiro que pague as vidas humanas”. Seis meses após o incêndio há ainda “quatro pessoas internadas. Entre elas a “princesa Leonor” que “tem reagido bem”.

Sobre aquele fatídico dia, José Carlos Alexandrino volta a reforçar a sua ideia, comprovada em relatório, de que o aconteceu não foi um incêndio, mas o que chama de “ciclone de fogo”. E atendendo à devastação e “não querendo ser pessimista”, o autarca sabe que a recuperação da floresta “vai demorar bastante tempo”. Entende que “este não é o tempo das pressas”, mas sabe que “é preciso projetar o concelho em termos futuros”. Confidencia: “este incêndio tirou-me o sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”. “Tinha a ideia de um mandato ligeiramente diferente”, refere o autarca que perspetivava melhorias na Zona Industrial, Zona Histórica, acessos à Estrada da Beira, entre outros… “Ninguém estava preparado para isto. Ainda hoje não estou preparado para aquilo que nos aconteceu”, confessa.

image_pdfimage_print
Previous Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”
Next Semana com sol e subida das temperaturas

Artigos Relacionados

Região

PJ deteve incendiário no concelho de Tondela

A Polícia Judiciária deteve, através da diretoria do Centro e em colaboração com a GNR de Campo de Besteiros, um homem, no concelho de Tondela,…

Última Hora

ESTGOH capta 110 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) duplicou o número de alunos colocados na primeira fase…

Última Hora

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da

Informação

Detetada Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) revelou hoje que foi detetada ‘legionella’ ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro…

Informação

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Destaque

30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande

O incêndio em Góis obrigou hoje à evacuação de 27 localidades. Nas últimas horas o incêndio aumentou de extensão e motivou a ativação, pelas 14h00, …

Última Hora

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Última Hora

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Última Hora

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Informação

Intercâmbio gastronómico reúne Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e Gerrit Komrij College em jantar temático

Hoje, dia 11 de abril, acontece na cantina da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), pelas 19h30, um jantar temático holandês.

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Sociedade

Programa “Prós e Contras” da RTP 1 vai ser transmitido em direto do Município de Oliveira do Hospital

O programa de informação “Prós e Contras”, da RTP 1, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, vai ser transmitido em direto, na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a partir

Última Hora

Homem apanhado a filmar partes íntimas de mulher em Coimbra

Um homem de 51 anos foi detido, em Coimbra, por ter sido apanhado a filmar uma mulher sem o seu consentimento.

Região

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Nacional

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante

Nacional

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Informação

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Última Hora

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Região

Câmara de Tondela quer separadores centrais no IP3

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, defendeu hoje a colocação de separadores centrais e a duplicação de alguns troços do Itinerário Principal (IP) 3, …

Última Hora

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Sociedade

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Última Hora

GNR deteve homem de 34 anos suspeito de tráfico de droga

Um homem de 34 anos foi detido, na segunda feira, dia 17, na Figueira da Foz, por suspeita de tráfico de droga. A GNR procedeu ainda à apreensão de produto