Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Faz amanhã seis meses, exatamente num domingo, que Hélder Correia, de 59 anos, viu o fogo consumir o que construiu a vida toda.

A residir na vila de Avô, naquele final de tarde de 15 de outubro só arredou pé do que era seu quando já não havia nada a fazer. Passados seis meses, Hélder não consegue precisar as suas maiores perdas. “Ainda nem pensei bem nisso. Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”, desabafou.

Atento e estupefacto com a dimensão e velocidade com que o fogo avançava, Hélder nunca pensou que pudesse chegar ao seu terreno pois “até ao fim, há sempre a esperança que não chegue”, ainda para mais “estava tudo muito limpo” ao seu redor.

Hélder e a sua mulher perderam a casa de habitação, vários anexos, um estabelecimento de alojamento local que era a fonte de rendimento de ambos e uma vasta área onde produziam agricultura biológica. Vinho, azeite, legumes, fruta e jeropiga. Tudo o que tinham e nada sobrou. Tudo o que lhes permitia viver, sem ter receio do dia de amanhã e que, hoje, nem restou para recordar.

Atualmente a viverem numa “casita pequenita com 20 e tal metros quadrados que não ardeu incrivelmente”, apesar de o processo de recuperação ser “muito lento e por vezes desesperante”, Hélder tem força para continuar. Já submeteu a candidatura para recuperar as suas perdas agrícolas, porém continua no terreno a tentar reconstruir o que perdeu com ajudas “basicamente de amigos”. Quanto à informação que lhe chega, Hélder afirma que “é um bocado incompreensível e de uma insensibilidade muito grande por parte de quem decide”.

De momento, o casal não exerce nenhuma atividade profissional. Questionado se pretende abrir de novo o seu estabelecimento hoteleiro caso os apoios do Estado cheguem, Hélder não consegue dar uma resposta imediata. “Ainda temos até a outubro para pensar. Sendo aquela a nossa principal fonte de rendimento, de certeza que nem daqui por dois anos vai estar pronta. E durante dois anos como é que vamos viver?”, questiona, afirmando que terão “de arranjar alternativas”. “Com o fogo aprendemos muitas coisas. Uma delas é que eu nunca mais vou trabalhar tanto porque acho que não vale a pena”, disse o gestor hoteleiro com a desilusão patente no seu olhar.

Onde mora, bem lá no cimo da encosta, avista-se o monte negro que o incêndio de 15 de outubro deixou. Parece que foi ontem, mas já se passaram seis meses. Hoje, Hélder já não recorda pormenorizadamente aquele fim de tarde. “Eu não me lembro muito daquela noite. Às vezes lembro da forma como o fogo vinha”, contou Hélder Correia, referindo que “é nostálgico” pois já não se lembra “como é que ficou a paisagem logo a seguir ao fogo”, uma vez que “agora está bastante verde”, que é o que lhe “serve de consolo”.

image_pdfimage_print
Previous “Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”
Next Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

Artigos Relacionados

Informação

Movimento “Rumo ao Camião” apoia vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital

Paulo Costa é um dos rostos da gigante onda de solidariedade que tem chegado ao concelho de Oliveira do Hospital após o incêndio de 15 de outubro.

Região

CIM da Região Centro reuniram com Comissário Europeu 

As Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo reuniram esta terça-feira, em Bruxelas,…

Informação

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente galardoada com a Bandeira Azul e volta a hastear este símbolo de qualidade ambiental – pelo terceiro ano consecutivo – já

Região

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Informação

“Centro TV” em destaque no “Espaço BLC3”

Em mais um “Espaço BLC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Paulo Leitão, promotor do projeto “Centro TV”. A Centro TV é um projeto inovador

Informação

Proteção Civil emite alerta à população

De acordo com os dados relativos às condições climatéricas disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para as próximas 48 horas um agravamento das condições meteorológicas.

Última Hora

A emoção de ser “ajudado” e “salvo” pelos bombeiros

Foi na primeira pessoa que os bombeiros de Oliveira do Hospital, em particular e os de Portugal, em geral, receberam uma agradecimento pelo apoio prestado em situação de socorro. Matilde

Região

Belezas naturais da Serra da Estrela em exposição no CISE

A Fauna da Serra da Estrela está retratada em fotografia por Gert Verrijdt, até ao final do mês no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Informação

Hospitais de Coimbra ultrapassaram os 3.000 transplantes renais

O serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje ter ultrapassado a barreira dos 3.000 transplantes renais,…

Região

Incêndios voltam a interromper circulação na linha da Beira Alta

A linha ferroviária da Beira Alta encontra-se novamente interrompida, desta vez no troço entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, desde cerca das 14h20 de hoje,…

Região

Jovem detido em Tábua por tráfico de estupefacientes

Militares do Posto Territorial de Tábua detiveram ontem, dia 29 de junho, em Tábua, um homem de 23 anos por tráfico de estupefacientes.

Última Hora

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Última Hora

José Francisco Rolo eleito presidente da ADIRAM

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira eleito para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas

Informação

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Nacional

Operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira

A operação “Natal Tranquilo” da GNR arranca esta sexta-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano.

Sociedade

Festa do Queijo premiou iguarias doces e salgadas

O Concurso de Gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” foi um dos momentos mais aguardados da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O concurso, aberto a

Destaque

“Quinta de Jugais” entre as 50 maiores empresas do distrito de Coimbra

A “Quinta de Jugais” é a empresa de Oliveira do Hospital que está melhor posicionada no ranking das 1000 maiores empresas” do distrito de Coimbra. A empresa dedicada…

Última Hora

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Última Hora

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

Cultura

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote

Informação

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Destaque

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação

Desporto

Misericórdia de Galizes promove 3º Encontro do Desporto Adaptado

 Sexta-feira, dia 6 de abril, a Misericórdia de Galizes vai realizar o 3º Encontro do Desporto Adaptado, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, a partir das 10 horas, inserido