Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”
14 Abril, 2018 1163 Views

Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Faz amanhã seis meses, exatamente num domingo, que Hélder Correia, de 59 anos, viu o fogo consumir o que construiu a vida toda.

A residir na vila de Avô, naquele final de tarde de 15 de outubro só arredou pé do que era seu quando já não havia nada a fazer. Passados seis meses, Hélder não consegue precisar as suas maiores perdas. “Ainda nem pensei bem nisso. Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”, desabafou.

Atento e estupefacto com a dimensão e velocidade com que o fogo avançava, Hélder nunca pensou que pudesse chegar ao seu terreno pois “até ao fim, há sempre a esperança que não chegue”, ainda para mais “estava tudo muito limpo” ao seu redor.

Hélder e a sua mulher perderam a casa de habitação, vários anexos, um estabelecimento de alojamento local que era a fonte de rendimento de ambos e uma vasta área onde produziam agricultura biológica. Vinho, azeite, legumes, fruta e jeropiga. Tudo o que tinham e nada sobrou. Tudo o que lhes permitia viver, sem ter receio do dia de amanhã e que, hoje, nem restou para recordar.

Atualmente a viverem numa “casita pequenita com 20 e tal metros quadrados que não ardeu incrivelmente”, apesar de o processo de recuperação ser “muito lento e por vezes desesperante”, Hélder tem força para continuar. Já submeteu a candidatura para recuperar as suas perdas agrícolas, porém continua no terreno a tentar reconstruir o que perdeu com ajudas “basicamente de amigos”. Quanto à informação que lhe chega, Hélder afirma que “é um bocado incompreensível e de uma insensibilidade muito grande por parte de quem decide”.

De momento, o casal não exerce nenhuma atividade profissional. Questionado se pretende abrir de novo o seu estabelecimento hoteleiro caso os apoios do Estado cheguem, Hélder não consegue dar uma resposta imediata. “Ainda temos até a outubro para pensar. Sendo aquela a nossa principal fonte de rendimento, de certeza que nem daqui por dois anos vai estar pronta. E durante dois anos como é que vamos viver?”, questiona, afirmando que terão “de arranjar alternativas”. “Com o fogo aprendemos muitas coisas. Uma delas é que eu nunca mais vou trabalhar tanto porque acho que não vale a pena”, disse o gestor hoteleiro com a desilusão patente no seu olhar.

Onde mora, bem lá no cimo da encosta, avista-se o monte negro que o incêndio de 15 de outubro deixou. Parece que foi ontem, mas já se passaram seis meses. Hoje, Hélder já não recorda pormenorizadamente aquele fim de tarde. “Eu não me lembro muito daquela noite. Às vezes lembro da forma como o fogo vinha”, contou Hélder Correia, referindo que “é nostálgico” pois já não se lembra “como é que ficou a paisagem logo a seguir ao fogo”, uma vez que “agora está bastante verde”, que é o que lhe “serve de consolo”.

image_pdfimage_print
Previous “Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”
Next Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

Artigos Relacionados

Informação

UGT defende conclusão do IC6 e investimento no interior

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu hoje a conclusão do Itinerário Complementar (IC) 6, que deveria ligar Coimbra à Covilhã, considerando que é necessário investir em rodovias para valorizar

Última Hora

 Suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital ficou em prisão preventiva

  A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Proteção Civil da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da GNR, deteve um homem pela presumível

Última Hora

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Desporto

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Região

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Informação

Deputados do CDS-PP questionam Governo sobre construção dos IC6, IC7 e IC37

Um grupo de deputados do CDS-PP dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas uma pergunta sobre o planeamento / calendarização para a construção / conclusão dos itinerários complementares IC6,

Última Hora

Suspeito de matar jovem de Santa Comba Dão em prisão preventiva

O alegado autor do homicídio de Miguel Ribeiro, jovem de 20 anos de Santa Comba Dão, ocorrido na madrugada de quarta-feira no Porto, ficou em prisão preventiva, medida de coação

Nacional

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Destaque

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Informação

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Sociedade

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta

O incêndio que lavrou esta semana no concelho da Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de diferentes povoamentos florestais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, José

Informação

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Sociedade

Especialista em fogos diz que “falhámos todos” nos incêndios de Junho e de Outubro

Domingos Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais e responsável pelo relatório ao grande incêndio de Pedrógão Grande disse em Oliveira do Hospital que, quer naquele incêndio, quer no de outubro,

Informação

Doze distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Doze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Confrontos entre taxistas e polícia no Aeroporto de Lisboa

Um grupo de taxistas que participa na manifestação de hoje do setor saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, …

Última Hora

Homem apanhado com droga já era procurado por furto e dano

Um homem de 52 anos foi detido em flagrante delito quando transportava droga que tinha adquirido em Espanha. O Comando Territorial da GNR da Guarda, …

Última Hora

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Última Hora

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Última Hora

Bibliotecas Municipais assinalam Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do Livro, que hoje se assinala, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão ao encontro dos munícipes e leitores saindo do seu espaço habitual.

Informação

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Desporto

FCOH com primeira derrota. AD Lagares ganhou ao União. ADN venceu na Sertã. Sampaense derrotou o Beira-Mar

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) foi jogar à Tocha, de onde saiu derrotado por 3-1.

Região

Detidos três suspeitos de roubo e sequestro em Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve três suspeitos, indiciados de roubo e sequestro, …

Nacional

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante