Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”
14 Abril, 2018 1089 Views

Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Faz amanhã seis meses, exatamente num domingo, que Hélder Correia, de 59 anos, viu o fogo consumir o que construiu a vida toda.

A residir na vila de Avô, naquele final de tarde de 15 de outubro só arredou pé do que era seu quando já não havia nada a fazer. Passados seis meses, Hélder não consegue precisar as suas maiores perdas. “Ainda nem pensei bem nisso. Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”, desabafou.

Atento e estupefacto com a dimensão e velocidade com que o fogo avançava, Hélder nunca pensou que pudesse chegar ao seu terreno pois “até ao fim, há sempre a esperança que não chegue”, ainda para mais “estava tudo muito limpo” ao seu redor.

Hélder e a sua mulher perderam a casa de habitação, vários anexos, um estabelecimento de alojamento local que era a fonte de rendimento de ambos e uma vasta área onde produziam agricultura biológica. Vinho, azeite, legumes, fruta e jeropiga. Tudo o que tinham e nada sobrou. Tudo o que lhes permitia viver, sem ter receio do dia de amanhã e que, hoje, nem restou para recordar.

Atualmente a viverem numa “casita pequenita com 20 e tal metros quadrados que não ardeu incrivelmente”, apesar de o processo de recuperação ser “muito lento e por vezes desesperante”, Hélder tem força para continuar. Já submeteu a candidatura para recuperar as suas perdas agrícolas, porém continua no terreno a tentar reconstruir o que perdeu com ajudas “basicamente de amigos”. Quanto à informação que lhe chega, Hélder afirma que “é um bocado incompreensível e de uma insensibilidade muito grande por parte de quem decide”.

De momento, o casal não exerce nenhuma atividade profissional. Questionado se pretende abrir de novo o seu estabelecimento hoteleiro caso os apoios do Estado cheguem, Hélder não consegue dar uma resposta imediata. “Ainda temos até a outubro para pensar. Sendo aquela a nossa principal fonte de rendimento, de certeza que nem daqui por dois anos vai estar pronta. E durante dois anos como é que vamos viver?”, questiona, afirmando que terão “de arranjar alternativas”. “Com o fogo aprendemos muitas coisas. Uma delas é que eu nunca mais vou trabalhar tanto porque acho que não vale a pena”, disse o gestor hoteleiro com a desilusão patente no seu olhar.

Onde mora, bem lá no cimo da encosta, avista-se o monte negro que o incêndio de 15 de outubro deixou. Parece que foi ontem, mas já se passaram seis meses. Hoje, Hélder já não recorda pormenorizadamente aquele fim de tarde. “Eu não me lembro muito daquela noite. Às vezes lembro da forma como o fogo vinha”, contou Hélder Correia, referindo que “é nostálgico” pois já não se lembra “como é que ficou a paisagem logo a seguir ao fogo”, uma vez que “agora está bastante verde”, que é o que lhe “serve de consolo”.

image_pdfimage_print
Previous “Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”
Next Grande incêndio foi há seis meses. “O nosso principal objetivo é que isto nunca mais volte a acontecer”

Artigos Relacionados

Região

10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 29 de maio a 4 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Última Hora

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Informação

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Informação

FAAD contemplada com prémio BPI Sénior de mais de 18 mil Euros

A Fundação Aurélio Amaro Diniz foi contemplada pelo projeto de responsabilidade social promovido pelo BPI – o BPI Sénior – com um apoio de 18.275 Euros.

Informação

Incêndios: Associação de Vítimas diz que extensão de medidas não altera desigualdades

A extensão das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de junho ao território devastado pelos fogos de outubro “não altera as desigualdades”, …

Informação

Maria de Fátima Veiga lançou “Beira Alta…Naturalmente” na papelaria/livraria Meio Mundo

“Beira Alta… Naturalmente” é o livro de Maria de Fátima Veiga que, ontem à tarde, foi apresentado na papelaria/ livraria Meio Mundo, em Oliveira do Hospital. A obra que reúne

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da

Informação

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Informação

Incêndios: Município de Penacova faz balanço positivo do Programa REPOR

A Câmara Municipal de Penacova, através do seu Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social (GDES), reuniu 22 das 33 empresas do concelho…

Informação

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Associação de Seixo da Beira

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h00, à sede da Associação…

Última Hora

Bibliotecas levam a “Degustação de leituras” aos cafés da cidade

O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar, através das Bibliotecas Públicas Municipais, o novo projeto denominado “Degustação de Leituras” que pretende levar a leitura até aos cafés de Oliveira

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Oliveira do Hospital está a promover diversas exposições temáticas nos diferentes espaços municipais.

Última Hora

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Informação

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Última Hora

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Região

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Sociedade

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Região

Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua reabriu ao público

O Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, na freguesia do Piódão, reabriu no passado dia 18 de maio, assinalando de forma simbólica o Dia Internacional dos Museus.

Sociedade

Surto de sarna no Hospital de Viseu

Um surto de sarna no Hospital de São Teotónio, em Viseu, levou a que 24 doentes e 15 profissionais fossem colocados em isolamento.

Última Hora

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Vídeos

Acessibilidades adiam decisão de recandidatura de José Carlos Alexandrino à Câmara de Oliveira do Hospital

O PS deu ontem provas da forte mobilização em torno do projeto autárquico em Oliveira do Hospital. Porém, nem os muitos militantes e simpatizantes chegaram …

Sociedade

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Informação

Oliveira do Hospital quer bater record de visitantes na EXPOH

É elevada a fasquia em torno da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital. A apostar num cartaz equilibrado e num bilhete geral, a Câmara Municipal …