Seis distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido a chuva

Seis distritos do continente e Madeira sob aviso laranja devido a chuva

Seis distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15h00 e as 21h00 de hoje, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas.

O arquipélago da Madeira também está sob aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à chuva.

O IPMA colocou ainda sob aviso laranja toda a costa portuguesa, entre as 18h00 de sábado e as 15h00 de domingo, prevendo-se ondas de sudoeste com 05 a 07 metros, podendo atingir os 12 metros.

O Instituto emitiu também aviso amarelo, terceiro na escala de quatro, para a Madeira e para os distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro até às 06:00 de sábado, devido a chuva por vezes forte e acompanhada por trovoada.

Estes distritos e a Madeira estão ainda sob aviso amarelo até ao final do dia de hoje por causa da previsão de vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora.

O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, neblina ou nevoeiro e pequena subida de temperatura.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sul, soprando moderado a forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora em especial no litoral, e sendo forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora, nas terras altas, rodando gradualmente para sudoeste a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 08 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Faro) e as máximas entre os 10 graus na Guarda e os 18 (em Braga).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente até meio da tarde, passando a regime de aguaceiros no final do dia, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora, soprando forte a muito forte com rajadas até 130 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade e rodando para oeste no final do dia.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 16 e 21 graus.

image_pdfimage_print
Previous “Temos registo de perto de 10 mil pessoas” que ajudaram Oliveira do Hospital no pós grande incêndio
Next Cinco pessoas constituídas arguidas por maus tratos a idosos

Artigos Relacionados

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Destaque

Crianças vivem hoje “um dia especial” em Oliveira do Hospital

Hoje, dia 1 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança. Em Oliveira do Hospital a data está a ser celebrada com muita alegria em pleno centro da cidade, com

Última Hora

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Destaque

Estudantes ameaçam fechar escola de Oliveira do Hospital devido a amianto

Sem ver resolvido o problema de amianto na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, a Associação de Estudantes fez um ultimato ao Governo,…

Última Hora

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Sociedade

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Destaque

Agrupamento de Escolas ajuda alunos a fazer “escolhas conscientes”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) recebeu, esta manhã, a Feira das Universidades e do Ensino Secundário, iniciativa que conta com palestras, workshops,…

Sociedade

Cadeira anfíbia chega à praia fluvial de Avô

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, vai passar a dispor de uma cadeira anfíbia. O novo equipamento vai estar disponível a partir de… 

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Última Hora

Loriga celebra Equinócio Lusitano este sábado

A vila de Loriga celebra o Equinócio Lusitano, com a iniciativa “Lusitana 2018”, este sábado, dia 17 de março, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

Última Hora

Homem condenado a 3 anos e 9 meses de prisão por pornografia infantil

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos e nove meses de prisão efetiva um homem com antecedentes por crimes violentos, que tinha na sua posse ficheiros de fotografias

Informação

Temperaturas descem um pouco e até pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, …

Sociedade

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Última Hora

Polícia Judiciária deteve um homem pelo crime de homicídio tentado no Concelho de Pombal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, cometido com arma

Desporto

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Informação

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Região

Homem esfaqueou os pais em Viseu e entregou-se às autoridades

Um homem de 25 anos esfaqueou pai e mãe, esta terça-feira à noite, em Moimenta da Beira, Viseu. O suspeito entregou-se às autoridades depois de ter cometido o crime.

Informação

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Destaque

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Informação

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os

Última Hora

Duas pessoas afogadas numa barragem e num poço na região Centro

Dois homens morreram ontem afogados num poço e numa barragem, nos concelhos da Meda e de Abrantes.

Última Hora

Incêndios: Em Pedrógão mais de metade das casas estão reconstruídas. Em Oliveira do Hospital a adjudicação será na próxima semana

Das 265 casas de primeira habitação afetadas pelo grande incêndio de junho do ano passado, “mais de metade estão concluídas”. Na próxima semana vão ser adjudicadas as empreitadas para Oliveira

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Oliveira do Hospital está a promover diversas exposições temáticas nos diferentes espaços municipais.