Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

image_pdfimage_print

“Pluralidade, diversidade cultural e colaboração é o tema subjacente à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, à qual Seia se associa pelo sexto ano consecutivo.

Lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, a organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Para assinalar a causa, à semelhança das edições anteriores, os edifícios senenses ostentarão um Laço Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma caminhada pelo Dia da consciencialização do autismo, na manhã do dia 2, dinamizada pelos agrupamentos de escoas do concelho. Durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, acontece a primeira oficina para profissionais, sob o tema “Somos uma família – intervenção no divórcio”, promovida por Rute Agulhas (psicóloga clínica).

O dia 4 de abril é dedicado ao cinema, proporcionado pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia. Durante o dia serão exibidas duas sessões cinematográfica com “Billy Elliot”, para alunos do ensino secundário, e à noite (às 21h30) o Cineteatro recebe o filme “Cafarnaum”. O cinema regressa no dia 25 de abril, com a exibição do filme “Inimigo da turma”.

Para a segunda semana de abril estão agendadas quatro oficinas. No dia 9, o Grupo de teatro universitário de intervenção do CAOJ da Beira Alta será responsável pela dinamização da oficina “questões de género, maternidade/paternidade responsável”, tendo como público os jovens participantes no FootPáscoa. Neste dia, durante a tarde, Ana Lourenço e Anabela Fonseca, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), promovem uma sessão para profissionais sobre “os recreios e sua dinamização como forma de reduzir situações de violência”. No dia seguinte, João Caseiro (pedopsiquiatra no CHUC) abordará a temática da hiperatividade e défice de atenção, na oficina com e para pais.

Durante os dias 9 e 10 de abril e 2 de maio, os alunos do pré-escolar recebem a contadora de histórias da Biblioteca Municipal, Mariana Aires, nos Contos de todo o mundo.

A programação continua no dia 23 de abril com várias oficinas sobre sexualidade. Durante a manhã, Vânia Beliz (psicóloga clínica) promove a oficina “Sexualidade nos jovens: o que querem e o que precisam de saber” para alunos do ensino secundário. A sexualidade na deficiência é abordada mais tarde numa outra ação para profissionais, a cargo de Goretty Ribeiro (psicóloga clínica). A finalizar o dia, às 21h30, Vânia Beliz volta para mais uma palestra, esta com e para pais, sobre a temática da sexualidade – “Envelhecimento, amor e intimidade na idade madura”.

Na reta final do programa do mês da prevenção dos maus tratos infantis constam mais duas oficinas para alunos do ensino pré-escolar, sob o tema “Esqueci-me como se chama e outras histórias que me lembro”, dinamizada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora).

A campanha termina a 30 de abril, com a formação de um laço humano no largo do município.

Previous GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria
Next GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

Artigos Relacionados

Última Hora

Volta a Portugal do Futuro dá primeira vitória do ano

Oier Echevarria tornou-se ontem, em Águeda, o primeiro Camisola Amarela da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional para a categoria Sub23.

Última Hora

Pintura “Terra Que Já Foi Terra” em exposição em Arganil

“ Terra Que Já Foi Terra “é o título da Exposição Coletiva de Pintura, de autoria de J. Eliseu (filho) e Sérgio Eliseu, que está patente ao público até  13

Última Hora

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Nacional

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Sociedade

Duarte Mendonça Gouveia produz mais um excelente vídeo. Desta vez o destaque é o Piodão.

Já é mais do que sabido que Duarte Gouveia gosta de imagem e, em especial o vídeo produzido por um drone. Desta vez, e numa altura em que a aldeia

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Vídeos

Ministério da Agricultura doa 500 borregas à ANCOSE e garante que no concelho já apoiou 3 459 agricultores com 8,6 milhões de euros

O Ministério da Agricultura assinou, na passada sexta-feira, um protocolo com a ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, que visa repor o efetivo animal, que ficou

Última Hora

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Região

Centro de Portugal presente na Feira de Lyon

O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon – Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Sociedade

Fábio Oliveira “Fux Acústico” em entrevista na Rádio Boa Nova

Fábio Oliveira inicia agora um novo projecto de música a solo. O rosto principal do filme “Aquele querido mês de agosto” lançado a 21 de agosto de 2008 e com

Informação

Rally Vinho do Dão arranca hoje em Nelas

Decorre hoje e amanhã, em Nelas, o Rally Vinho do Dão. A pontuar para o Campeonato de Ralis Fpak e Campeonato Regional de Ralis,…