Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Seia volta a aderir à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

image_pdfimage_print

“Pluralidade, diversidade cultural e colaboração é o tema subjacente à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, à qual Seia se associa pelo sexto ano consecutivo.

Lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, a organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e conta com a realização de iniciativas diferenciadas, dirigidas à comunidade, aos pais, aos alunos, mas também destinadas a profissionais. As ações são desenvolvidas por entidades com competências em matéria de infância e juventude e têm como principais objetivos sensibilizar, formar e informar, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

Para assinalar a causa, à semelhança das edições anteriores, os edifícios senenses ostentarão um Laço Azul, uma ação simbólica a que se associaram todas as escolas do concelho, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas e Uniões de Freguesia e os restantes serviços públicos da autarquia e demais entidades públicas.

O amplo programa contra os maus tratos infantis inicia com uma caminhada pelo Dia da consciencialização do autismo, na manhã do dia 2, dinamizada pelos agrupamentos de escoas do concelho. Durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, acontece a primeira oficina para profissionais, sob o tema “Somos uma família – intervenção no divórcio”, promovida por Rute Agulhas (psicóloga clínica).

O dia 4 de abril é dedicado ao cinema, proporcionado pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia. Durante o dia serão exibidas duas sessões cinematográfica com “Billy Elliot”, para alunos do ensino secundário, e à noite (às 21h30) o Cineteatro recebe o filme “Cafarnaum”. O cinema regressa no dia 25 de abril, com a exibição do filme “Inimigo da turma”.

Para a segunda semana de abril estão agendadas quatro oficinas. No dia 9, o Grupo de teatro universitário de intervenção do CAOJ da Beira Alta será responsável pela dinamização da oficina “questões de género, maternidade/paternidade responsável”, tendo como público os jovens participantes no FootPáscoa. Neste dia, durante a tarde, Ana Lourenço e Anabela Fonseca, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), promovem uma sessão para profissionais sobre “os recreios e sua dinamização como forma de reduzir situações de violência”. No dia seguinte, João Caseiro (pedopsiquiatra no CHUC) abordará a temática da hiperatividade e défice de atenção, na oficina com e para pais.

Durante os dias 9 e 10 de abril e 2 de maio, os alunos do pré-escolar recebem a contadora de histórias da Biblioteca Municipal, Mariana Aires, nos Contos de todo o mundo.

A programação continua no dia 23 de abril com várias oficinas sobre sexualidade. Durante a manhã, Vânia Beliz (psicóloga clínica) promove a oficina “Sexualidade nos jovens: o que querem e o que precisam de saber” para alunos do ensino secundário. A sexualidade na deficiência é abordada mais tarde numa outra ação para profissionais, a cargo de Goretty Ribeiro (psicóloga clínica). A finalizar o dia, às 21h30, Vânia Beliz volta para mais uma palestra, esta com e para pais, sobre a temática da sexualidade – “Envelhecimento, amor e intimidade na idade madura”.

Na reta final do programa do mês da prevenção dos maus tratos infantis constam mais duas oficinas para alunos do ensino pré-escolar, sob o tema “Esqueci-me como se chama e outras histórias que me lembro”, dinamizada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora).

A campanha termina a 30 de abril, com a formação de um laço humano no largo do município.

Previous GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria
Next GNR apreendeu duas armas e constituiu um arguido por suspeita de maus tratos a animais

Artigos Relacionados

Programas

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, o programa da EPTORADIO será um programa dedicado à Festa do Queijo, apresentando algumas curiosidades sobre este certame. 

Destaque

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Politica

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Região

Homem de 36 anos detido por violência doméstica na Mêda

A GNR, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve na última quinta-feira um homem com 36 anos, por suspeita de violência doméstica, no concelho

Região

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de março, a um almoço solidário em Oliveira do Hospital, no âmbito da Feira do Queijo, agendada

Sociedade

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Última Hora

Atualização do recenseamento eleitoral suspensa a partir de hoje

A atualização do recenseamento eleitoral está suspensa a partir de hoje e até dia 1 de outubro, data das eleições autárquicas, de acordo com o mapa-calendário das operações eleitorais divulgado

Última Hora

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Última Hora

Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na forma tentada, e de dois crimes de

Região

Unidade de Missão apresenta Programa de Revitalização do Pinhal Interior

A Unidade de Missão para a Valorização do Interior apresentou, ontem, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior, …

Última Hora

Rádio Boa Nova transmite “15 Memórias do Fogo” de 1 a 15 de outubro

A websérie “15 Memórias do Fogo”, realizada pelo oliveirense Tiago Cerveira e pelo arganilense Rodrigo Oliveira, vai ser transmitida na Rádio Boa Nova, na primeira quinzena do mês de outubro,