Seia promove Semana da Criança e do Brincar
14 Maio, 2019 357 Views

Seia promove Semana da Criança e do Brincar

image_pdfimage_print

Conferências, workshops, conversas informais, espetáculos, são as principais ações lúdicas e de formação que compõem a Semana da Criança e do Brincar, que este ano decorre de 25 de maio a 2 de junho em Seia.

A importância do brincar e da atividade lúdica no bem-estar e desenvolvimento psicossocial da criança motivam a realização de uma semana dedicada à temática em Seia. A iniciativa é promovida pelo Município ,que pelo segundo ano consecutivo, apresenta propostas direcionadas a pais, profissionais, crianças e jovens e à comunidade em geral.

A segunda edição da Conferência de Terapias Expressivas dá o pontapé de saída para a semana. A conferência é organizada em parceria com a Associação de Musicoterapeutas MUTEpt e realiza-se no dia 25 de maio, na Casa Municipal da Cultura, com enfoque nas áreas da Arteterapia, Dramaterapia, Dançaterapia, entre outras formas de abordagem das artes no ciclo de vida do Ser Humano.

A musicoterapia também será o enfoque do workshop de música para grávidas que decorre no final da tarde (18h), com a Musicoterapeuta Eduarda Carvalho, na Ludoteca Municipal.

No dia seguinte, a Ludoteca acolhe “Afinal o Caracol”, o espetáculo para bebés com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões. Dinamizado pela Associação Artística ANDANTE, o espetáculo de promoção da leitura divide-se em duas sessões, a primeira para bebés até aos 2 anos (10h30) e a segunda dos 3 aos 5 anos (11h30).

Durante a tarde (15h30), o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura acolhe um festival muito especial. Protagonizado por crianças e adultos portadores de deficiência, o 10º Festival Especial promete aquecer o coração do público com representações dramáticas e momentos musicais singulares, mostrando mais uma vez que na diferença, todo o Homem tem dons.

A partilha de experiências e vivências de pais são o mote para as “Conversas Sem Nome” agendadas para os dias 27 e 31 de maio, às 18h, na Casa Municipal da Cultura. A primeira sessão conta com a participação de Carla Antunes, economista e autora do blogue “No Reino dos 7” e do casal de empresários Ricardo e Fátima Mota Veiga, numa abordagem à vivência em famílias numerosas. No dia 31, Carmen Garcia, enfermeira, autora de livros e do blogue “A Mãe Imperfeita” conversa com Paula Cunhal, também enfermeira e mãe de dois filhos, sobre a maternidade numa partilha constante com o público presente.

Para o dia 27 (21h30) também está programada a primeira representação teatral integrada no MOTIN – Mostra de Teatro Infanto Juvenil. “As Bruxas de Toledo” é o nome da peça apresentada por alunos da turma do 10º e 12º Ano do Curso Técnico Psicossocial da Escola Secundária de Seia. Ainda, no âmbito da educação artística desenvolvida com as escolas, sobem ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, no dia 29, o grupo de teatro da EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho, com a dramatização “Macbeth”, e, no dia 30 de maio, alunos do clube de Expressão Dramática /Teatro da Escola Evaristo Nogueira, com “A Fada Oriana”.

A 28 de maio o Município assinala o Dia Mundial do Brincar com atividades ao ar livre na Quinta do Carvalhal (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), direcionadas a crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo do concelho.

A meio da tarde, às 16h, decorre a sessão oficial de reconhecimento de Seia como “Cidade Amiga das Crianças”, pela Unicef Portugal.

O vasto programa da Semana da Criança continua no dia 29 de maio, na Casa Municipal da Cultura, com um wokshop sobre “Alimentação do Bebé”, pela nutricionista Sandra Santos, autora do blogue “Papinhas da Xica” e do livro “Papinhas da Xica – Guia de alimentação para o primeiro ano do bebé”.

A quinta-feira é dedicada aos avós e netos, com uma oficina de origami, às 18h, no Museu do Brinquedo. No último dia de maio, a autarquia convida toda a família a ir ao cinema para assistir ao filme “A Grande Viagem”.

Para o dia 1 de junho, está agendado o 2º Encontro a Criança e o Brincar, este ano dedicado ao tema “A Influência do Brincar no Desenvolvimento da Criança”, que conta com a participação de oradores de referência.

Ainda, neste dia, o Anfiteatro Municipal acolhe, às 21h, o espetáculo “Vozes do Oceano”, projeto artístico Vozes em Meia Ponta.

 

A finalizar a Semana da Criança, no dia 2 de junho, o parque municipal da cidade transforma-se novamente no Parque Encantado. A viagem ao mundo mágico é proporcionada por mais de uma centena de trabalhadores do Município de Seia que, voluntariamente, neste dia vestem o papel de personagens populares do imaginário infantil. A entrada, à semelhança dos anos anteriores, é gratuita, sendo que este ano funcionará durante a tarde (das 14h às 20h).

Previous Hospitais de Coimbra homenagearam 204 enfermeiros em sinal de "respeito"
Next Jovem é suspeito de matar a tia com arma branca em Viseu

Artigos Relacionados

Informação

Outono traz temperaturas altas e risco de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, …

Informação

GNR intensifica fiscalização com operação “Hermes – Viajar em Segurança”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, dia 28 de junho e até dia 1 de setembro, intensifica as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes…

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

Encontram-se a decorrer, até 20 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2018”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Destaque

70º aniversário marca um ‘virar de página’ nos Bombeiros de Lagares da Beira

A comemoração do 70º aniversário da corporação de Lagares da Beira ficou marcada pela inauguração da remodelação e ampliação do quartel, e de um veículo de comando e comunicação.

Informação

Em Oliveira do Hospital voltou a ser difícil ter consulta com o médico de família

O serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está, desde fevereiro, a ser assegurado pelos médicos de família, que desta forma se veem impossibilitados das

Informação

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

Desporto

Ténis de mesa do CCPOH com jornada tripla no campeonato nacional

No passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Região

Greve dos enfermeiros: blocos fechados e cirurgias canceladas em Viseu e Tondela

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter uma adesão de 67% no hospital de Viseu e de 90% no hospital de Tondela.

Última Hora

Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto foi assaltada

A Capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, no concelho de Arganil, foi assaltada, tendo sido furtados os cofres da porta e do lampadário.

Informação

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Última Hora

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica na Guarda

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas deteve um homem, de 68 anos, suspeito de violência doméstica, no concelho da Guarda.