Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

Seia promove Semana da Atividade Física e do Desporto

image_pdfimage_print

O Município de Seia promove, ao longo desta semana (de 11 a 15 de junho), um conjunto de atividades desportivas, relacionadas com os programas municipais …

… que desenvolve, a que se associam ações culturais promovidas pela Fundação INATEL, no âmbito da 4ª edição POPular – INATEL na Rua.

A semana iniciou hoje, com o Encontro Intermunicipal Sénior, reunindo cerca de 650 seniores no largo da Câmara e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

À semelhança de Seia, que participou com o projeto de promoção da atividade física “Saúde em Movimento”, direcionado a pessoas com idade igual ou superior aos 55 anos e reformados, também estiveram representados os concelhos de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia e Vila Nova de Foz Côa. Além da atividade física, este é um momento de convívio e partilha de experiências entre a população sénior do distrito.

Amanhã, dia 12, realiza-se um torneio de Boccia Intermunicipal Sénior no Gimnodesportivo Municipal Padre Martinho, em São Romão, e no dia seguinte as atividades repartem-se entre o Gym4all, os Saltaricos (atividade física para crianças que frequentam os Jardins-de-Infância públicos), na parte da manhã, e Atividade Física e Desportiva no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, durante a tarde, ambas no largo da Câmara.

A 14 de maio, o Município organiza na Casa Municipal da Cultura uma tertúlia sobre Desporto Municipal e, a finalizar a semana, no dia 15, um convívio formativo de natação para bebés (09h30) e um outro sobre Hidroterapia (10h45), ambos no Complexo Desportivo Municipal 2.

 Paralelamente, Seia recebe a 4ª edição POPular – INATEL na Rua, uma iniciativa que pretende divulgar as práticas culturais tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Assim, nos dias 13 e 14, no final da tarde (18h), realizam-se jogos tradicionais no parque municipal da cidade. Para o dia 15, estão igualmente programados, para a praça do Município, um concerto de música de Câmara com a Escola Profissional da Serra da Estrela, às 19h, animação de rua pelo Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena (21h) e o cine-concerto “o Garoto de Charlot” e “O Gajo”, às 22h.

Na sexta-feira, o largo da Câmara recebe animação de rua às 16h, com o Ensemble de Metais da Escola Profissional da Serra da Estrela, e às 21h, com a Escolinha da Sociedade Instrução e Recreio de Paços da Serra. À noite (22h), o Inatel promove um concerto com “Baile Folk com Ahkorda”.

A fechar o programa, no âmbito do POPular – INATEL na Rua, o largo da Câmara acolhe no sábado, a partir das 10h, jogos tradicionais e atividade para crianças e famílias, pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda. Ao longo do dia realizam-se ainda dois momentos de animação de rua, uma às 17h, com o Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”, e outra às 21h, pelo Centro Cultural de Famalicão – Fanfarra “NemFáNemFum”. O programa finaliza às 22h, com o concerto “Galandum Galundaina”.

 

Previous GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho
Next 66 acidentes e 928 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Última Hora

Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

As queimadas foram a principal causa dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 15 de agosto, segundo do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da

Última Hora

Juventude Socialista de Oliveira do Hospital preocupada com Estrada Nacional 17

A Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital revela “extrema preocupação” face ao estado em que se encontra a Nacional 17, conhecida Estrada da Beira.

Última Hora

GNR pode multar por falta de limpeza de terrenos a partir de 1 de junho

A Guarda Nacional Republicana (GNR) pode começar, a partir de sexta-feira, a aplicar coimas por incumprimento na limpeza de terrenos, que variam entre 280 e 120.000 euros, …

Vídeos

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a

Sociedade

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Última Hora

Temperatura baixa nesta segunda-feira

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral, …

Desporto

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Informação

Fábrica Têxtil fecha em Nelas e manda 90 pessoas para o desemprego

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi ontem comunicada aos funcionários, maioria mulheres, que hoje se concentraram à  porta

Sociedade

Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Mais de 500 pessoas morreram no ano passado nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que indicam também um aumento dos acidentes rodoviários e dos

Última Hora

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

Informação

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Destaque

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…