Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes
5 Julho, 2018 1386 Views

Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes

A Transumância dos pastores, que teve lugar no passado sábado, dia 30 de junho, em Seia, atravessando as Aldeias de Montanha da Póvoa Velha e Sabugueiro,…

…assume-se cada vez mais como um evento que associa a autenticidade da pastorícia ao Turismo de Experiências na serra da Estrela.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta prática secular, que anualmente se cumpre por esta altura e que nos últimos 6 anos tem vindo a ser assinalada em Seia, como forma de valorização da atividade pastorícia, mas também de promoção do território, contou este ano com uma centena de participantes. Neste universo, é de destacar o crescente número de turistas estrangeiros, representando 20% dos participantes.

No que diz respeito aos pastores, é de salientar o orgulho e a motivação no seu envolvimento nestas iniciativas que são vistas como um contributo para a dignificação da pastorícia e, por conseguinte, para a preservação da qualidade do Queijo Serra da Estrela.

Do programa da atividade constaram ações de degustação gastronómica, animação musical, uma sessão de contos tradicionais e ações de conservação e preservação da fauna e flora, com a presença do CERVAS – Centro de Recuperação de Animais Selvagens.

A iniciativa resultou de uma parceria entre os pastores do concelho de Seia, o Município de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, integrando a Grande Rota da Transumância, projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha enquadrado na EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Previous Preço da água desce nos concelhos abastecidos pela Águas do Planalto
Next Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Artigos Relacionados

Destaque

Em Rio de Mel fazem-se os preparativos para a concretização do “sonho” (com vídeo)

Na localidade de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, os habitantes fazem os preparativos para a viagem de sonho que é proporcionada pela Fundação Inatel.

Região

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Região

Luís Almeida foi reeleito líder do PSD de Arganil

Luís Almeida foi reeleito presidente da Comissão Política de Secção de Arganil, no passado sábado, dia 7 de abril, tendo obtido cem por cento dos votos. Marcado por uma forte

Informação

Sociedade Recreativa Penalvense comemora aniversário com Semana Cultural

No âmbito da comemoração do seu 80º aniversário, a Sociedade Recreativa Penalvense, irá realizar na última semana de dezembro, em Penalva de Alva, um evento alargado dedicado à cultura e

Informação

Tribunal de Contas dá ‘luz verde’ à retirada de amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Contas emitiu o visto necessário para a requalificação da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que envolve a retirada de placas contendo amianto …

Região

Município de Nelas aposta no Turismo de Natureza através da implementação de Percursos Pedestres e de um Centro de BTT

No âmbito da candidatura efetuada pelo Município de Nelas, através da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, referente à Sinalização Turística – Produtos Turísticos Integrados e Património Natural e

Informação

Acidentes aumentaram: No distrito de Coimbra há registo de 5 177 acidentes e 25 mortos este ano

Os acidentes rodoviários aumentaram nos primeiros 11 meses do ano e provocaram a morte a 460 pessoas, segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Desporto

Nogueirense recebe o líder Gafanha para o Campeonato de Portugal. FCOH e Lagares da Beira jogam fora para os distritais…

A Associação desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 30, o Gafanha em jogo da jornada 8 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Informação

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Última Hora

Adolescente encontrado sem vida na barragem da Aguieira

Um jovem de 17 anos, que tinha sido dado como desaparecido este domingo, na barragem da Aguieira, foi encontrado sem vida algumas horas depois.

Última Hora

Defesa da coesão do território juntou Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior

O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na passada segunda-feira, num encontro “muito produtivo e em que ficou

Cultura

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro