Seia: Pista de atletismo vai ser renovada. Prazo de recuperação da rede hidrográfica alargado. Assinatura revisão do ACEP com a STAL

Seia: Pista de atletismo vai ser renovada. Prazo de recuperação da rede hidrográfica alargado. Assinatura revisão do ACEP com a STAL

A Câmara Municipal viu aprovada a candidatura ao Programa “BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”, na ordem dos 190 mil euros, referente à renovação da pista de Atletismo do Estádio Municipal de Seia.

O contrato-programa para a recuperação da pista de atletismo estabelece uma comparticipação financeira de 113.594,40€ e foi rubricado no passado dia 20 de dezembro, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, e da Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Ana Abrunhosa.

Para além de Seia, o programa abrange outras cinco autarquias da Região Centro (Almeida, Alvaiázere, Gouveia, Manteigas e Trancoso), que também receberão apoio financeiro para remodelar ou requalificar equipamentos municipais, em territórios de baixa densidade, no valor de 813 mil euros.

Para o edil, a viabilização da proposta da recuperação da pista, intervenções necessárias e urgentes, permitirá qualificar a nossa pista de atletismo para a realização de provas oficiais, voltando a cumprir os requisitos da Associação Internacional das Federações de Atletismo, e garantirá neste concelho de interior a existência de uma infraestrutura desportiva digna e relevante para a afirmação de Seia no campo desportivo.

As intervenções a realizar dotarão igualmente a pista das condições ideais para o treino do atletismo e outras modalidades associadas, nomeadamente para os dois clubes do concelho que disputam o Campeonato Nacional da 1ª Divisão (facto apenas igualado por Lisboa), beneficiando também a prática de atividade física dos munícipes, com mais de 10.000 utilizadores anuais.

Inaugurada em 2003, a pista de atletismo de Seia está inserida no Complexo Desportivo da Quinta da Nogueira, em conjunto com os campos de ténis e estádio municipal com relvado natural, e esteve homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo até 2011, tendo durante este período sido utilizada constantemente para a realização de competições e treino.

As condições de utilização, mas em especial a exposição aos fatores climáticos da região, com temperaturas baixas (com gelo) no inverno e as temperaturas elevadas e exposição solar intensa do verão, levaram à degradação acelerada do pavimento, condicionando a utilização da infraestrutura para as várias modalidades, impedindo a sua utilização para a realização de provas desportivas oficiais.

Além dos problemas visíveis de degradação de marcações e alguns danos superficiais, a pista apresenta problemas estruturais do pavimento que implicam a renovação parcial da camada superficial (tartan), acompanhando a candidatura a substituição de equipamentos da modalidade.

Recuperação da rede hidrográfica com prazo alargado até julho

Filipe Camelo falou ainda da adenda ao protocolo de colaboração ao Fundo Ambiental para Financiamento das Intervenções Urgentes e Inadiáveis de Regularização Fluvial, assinado no passado dia 20 de dezembro com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que estabelece um novo prazo (até julho de 2019) para a conclusão dos trabalhos de recuperação fluvial nas zonas afetadas pelo incêndio de outubro de 2017.

A adenda ao protocolo resulta da impossibilidade do Município, à semelhança de outros 48 protocolos estabelecidos a nível nacional, de concluir os trabalhos até ao final deste ano, justificado por atrasos no procedimento de contratação, condições atmosféricas adversas, que originaram a impossibilidade de executar as intervenções previstas numa época de caudal elevado.

Recorde-se que o protocolo de colaboração estabelece financiamento no valor global de 430 mil euros para a execução de obras de engenharia natural em áreas afetadas pelos incêndios, com incidência nos rios Alva, Mondego, Seia e ribeira de Alvoco, por forma a garantir o escoamento dinâmico nas linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos e, por sua vez, o efeito das cheias e inundações, assegurando as condições necessárias para o uso geral das linhas de água.

Os trabalhos a realizar no rio Alva e ribeira de Alvoco consistem na realização da limpeza marginal, consolidação e reperfilamento do leito e taludes marginais, construção de travessões para correção torrencial e reparação de açudes existentes.

Já no rio Seia, estão previstas ações de corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, a remoção de sedimentos e outros materiais nos leitos, a consolidação e recuperação de taludes (de forma a minimizar a erosão e o arrastamento dos solos), a reposição / reabilitação da galeria ripícola (plantação e/ou sementeira de espécies autóctones) e a reabilitação de açudes existentes, com objetivos de correção torrencial.

No rio Mondego serão executadas ações de limpeza marginal.

Câmara assinou revisão do ACEP com a STAL

O autarca senense deu igualmente conhecimento do novo ACEP (Acordo Coletivo de Empregador Público) estabelecido com os membros da Direção Regional da Guarda do STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins).

O documento prevê a reposição de alguns direitos que haviam sido, injustamente, retirados aos trabalhadores pela administração central, durante o período em que o País esteve sob assistência financeira.

Este ACEP restabelece o direito aos 25 dias úteis de férias, em função da avaliação de desempenho, a consolidação das tolerâncias de ponto no dia do aniversário do trabalhador, bem como algumas alterações no que diz respeito à Segurança e Higiene no trabalho, entre outras.

O presidente do Município destaca a importância destes acordos, na medida em que não só permitem a reposição de direitos dos trabalhadores, como também constituem um fator de motivação para o futuro, elogiando o excelente espírito de diálogo mantido entre ambas as partes durante as negociações, que permitiu alcançar este resultado.

Previous Quase mil pessoas apanhadas a conduzir com álcool. 300 ficaram detidas
Next Operação “DRUGS” da GNR: 24 detenções e 174 indivíduos identificados por tráfico de droga

Artigos Relacionados

Informação

Governo atribui 6,35 milhões a projetos de regadio, um deles em Oliveira do Hospital

O governo vai atribuir 6,35 milhões de euros a 59 projetos de regadio que abrangem uma área superior a 1 800 hectares e 32 concelhos do norte e centro, verba

Região

Sinistralidade: 71 acidentes e 458 infrações no distrito de Coimbra

A semana de 14 a 20 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra, pela ocorrência de 71 acidentes que resultaram em 28 feridos leves e um morto.

Região

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Região

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Destaque

José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)

No dia em que se assinala um ano após o grande incêndio, que devastou o concelho de Oliveira do Hospital, é hora de fazer um balanço do que foi feito

Região

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Educação

Câmara Municipal de Penacova promoveu Festa de Natal Infantil

No âmbito das festividades da Quadra Natalícia, o município de Penacova promoveu, no Auditório da Biblioteca Municipal / Centro Cultural de Penacova, a tradicional Festa de Natal dirigida ao público

Sociedade

XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital é já este fim de semana

O FC Oliveira do Hospital – Secção de Hoquei em Patins, vai levar a cabo o XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital que decorrerá nos próximos dias 10,

Última Hora

ANPC alerta para fenómenos extremos de vento, chuva, neve e agitação marítima

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de “fenómenos extremos de vento”, além da chuva, queda de neve e agitação marítima. São os efeitos da depressão

Destaque

Senhor das Almas: “Stop Solidário” volta a apoiar peregrinos de Fátima

O grupo “Stop Solidário” cumpre, este ano, mais uma missão de apoiar os peregrinos que, por esta altura, rumam ao Santuário de Fátima. Os irmãos André e Carlos Silva e

Desporto

Volta a Portugal começa hoje. No sábado tem chegada a Oliveira do Hospital

A 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta começa hoje com um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal, com o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor em 2017,

Educação

Feira do livro promove hábitos de leitura e autores do concelho até 1 de junho

Em Oliveira do Hospital decorre, até 1 de junho, a 11ª edição da Feira do Livro. O certame que visa a promoção de hábitos de leitura e dos autores do