Seia: Município vai plantar 2500 medronheiros em Vide

Seia: Município vai plantar 2500 medronheiros em Vide

image_pdfimage_print

O Município de Seia, enquadrado no projeto “Floresta Resiliente”, vai promover no dia 7 de dezembro, na freguesia de Vide, uma ação de reflorestação em áreas florestais afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “a ação é aberta à participação de voluntários e traduzir-se-á na plantação de 3000 árvores, na sua grande maioria de medronheiro e algumas de sobreiro, em áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira, na freguesia de Vide”.

A iniciativa pretende” reconverter áreas ocupadas anteriormente com pinheiro bravo para povoamentos de medronheiro. A reflorestação será efetuada na faixa de gestão de combustíveis adjacentes à rede viária e de proteção ao aglomerado populacional, tendo como objetivo primordial contrariar a situação de vulnerabilidade dos espaços rurais, visando a proteção das pessoas e dos seus bens”, refere a autarquia de Seia.

De acordo com o comunicado, “além de funcionar como autênticos mosaicos de quebra de manchas florestais contínuas, contribuindo por si só para a descontinuidade florestal e para prevenção de incêndios severos, pretende-se ainda com esta medida valorizar a agricultura familiar através da exploração do medronho, com o objetivo de melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos pequenos agricultores”.

A ação é apoiada pelo Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do projeto “Floresta Resiliente – reconversão para medronhal das áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira”, e pela Associação Nacional de Empresas Florestais e Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), entidade que cedeu as árvores.

A autarquia senense disponibiliza, por sua vez, alimentação e transporte de Vide para as áreas de reflorestação. O ponto de encontro está agendado para as 09h, junto à sede da junta de Freguesia de Vide.

Os interessados em participar podem inscrever-se no site do Município (www.cm-seia.pt).

Previous Incêndio em habitação em Coimbra fez um ferido
Next Distrito: 714 infrações, 70 acidentes e um morto na última semana

Artigos Relacionados

Informação

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..

Última Hora

Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital vence Orçamento Participativo Jovem

Já é conhecido o vencedor do Orçamento Participativo Jovem, que teve o período de votação entre 29 de Outubro e 8 de Novembro. Das oito propostas…

Última Hora

“A Serra e a sua Envolvência” em exposição no Posto de Turismo de Loriga

“A Serra e a sua Envolvência”, de Otilia Rodrigues, vai estar em exposição no Posto de Turismo de Loriga, de 27 de julho a 24 de agosto.

Última Hora

Semana arranca com aguaceiros e trovoada mas também risco de incêndio

Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também

Informação

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Última Hora

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Região

Greve nos combustíveis continua com serviços mínimos definidos

A greve dos motoristas de camiões de transporte de matérias perigosas vai continuar, com serviços mínimos definidos.

Última Hora

AEOH integra “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) passou a integrar, a partir deste ano letivo, a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, de âmbito nacional.

Região

Pai Natal chega de ambulância da Cruz Vermelha às crianças das zonas atingidas pelos incêndios

A Cruz Vermelha de Coimbra transformou uma ambulância em casa do Pai Natal, que está a chegar com atividades e presentes às crianças de escolas de vários concelhos afetados pelos

Última Hora

Pedro Machado reeleito como presidente do Turismo Centro de Portugal

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu, no passado dia 6 de julho, a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato.

Informação

Centro de estudos de Coimbra pede informações a testemunhas dos incêndios de outubro

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, da Universidade de Coimbra, apelou a quem tenha vivenciado os incêndios de outubro de 2017

Desporto

Município de Tábua promove Gala do Desporto

A Gala do Desporto do Município de Tábua, referente à época desportiva 2017/2018, realiza-se a 20 de janeiro de 2018, no Centro Cultural de Tábua, a partir das 21h00.