Seia integra plano de alojamento para o ensino superior

Seia integra plano de alojamento para o ensino superior

A Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A., realizou, a convite da Câmara Municipal de Seia, uma visita de trabalho a Seia, com o Instituto Politécnico da Guarda, para avaliar as propostas que a autarquia sinalizou no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que os coordenadores da sociedade que gere o Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado (FNRE), composto por capitais do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social, visitaram o conjunto de edifícios de que o município dispõe no Centro Histórico da cidade, assim como a antiga cantina da Fisel, propriedade da empresa pública Estamo, que o município acredita serem duas boas soluções para a criação de uma residência de estudantes.

Segundo Carlos Filipe Camelo, presidente do Município, o objetivo é promover a oferta para estudantes do ensino superior e famílias que, não sendo carenciadas, têm dificuldade em encontrar habitação condigna a valores que consigam suportar.

O presidente considera que a construção deste equipamento é absolutamente vital para a consolidação e afirmação da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, na medida em que a torna mais atrativa no que se refere à captação de novos alunos, nacionais e estrangeiros.

Filipe Camelo recorda que este fundo não implica verbas do Orçamento do Estado ou da autarquia, nem obriga as entidades, no caso o Instituto Politécnico da Guarda, a endividarem-se ou a consumirem capitais próprios.

“Neste momento, o que importa saber é se, economicamente, é viável transformar as instalações que sinalizámos, sendo que, só a partir desse momento, estaremos em condições de tomar uma decisão”, explicou.

No entendimento da autarquia, ambas os cenários apresentados trazem enormes vantagens. No caso do Centro Histórico permitiria reabilitar edifícios devolutos e repovoar o ‘miolo’ da cidade. No que se refere à solução da antiga cantina da Fisel, esta possibilitaria prosseguir com a intervenção de reconversão da zona cimeira da cidade, iniciada com a instalação do Continente, sendo que permitiria criar um equipamento com maior escala e abrangência, capaz de servir os alunos do ensino superior, profissional, secundário e artístico. Qualquer uma das alternativas possui boa ligação à rede de transportes urbanos, encontrando-se perfeitamente integradas na cidade.

A construção de uma residência de estudantes em Seia é vista como um forte contributo para melhorar a competitividade das instituições de ensino e minorar as dificuldades atualmente sentidas pelos estudantes deslocados em encontrar alojamento a preços acessíveis.

Após a identificação dos imóveis, será feita a avaliação preliminar sobre a viabilidade funcional e económico-financeira da operação (o valor existente, o custo da reabilitação e a rentabilidade), a consensualização do programa (tipologias) e a definição do respetivo modelo de gestão.

Atualmente existe uma residência de estudantes a funcionar provisoriamente num espaço adaptado para o efeito, cujo arrendamento é financiado pela Câmara Municipal.

Previous Oliveira do Hospital é o terceiro melhor exemplo de boa governação local em Portugal
Next Maratona Clube Vila Chã participou no Trail Giro do Horizonte e no 42º Grande Prémio de Atletismo

Artigos Relacionados

Informação

Pombal: Circulação na Linha do Norte retomada depois de atropelamento

A circulação ferroviária na Linha do Norte já foi normalizada, depois de um atropelamento que ocorreu ontem e que causou um morto em Pombal.

Informação

Enxurrada de lama agravou estado da Praia Fluvial de Avô

Uma enxurrada de lama agravou, ontem à tarde, o estado da Praia Fluvial de Avô que já se encontrava interdita a banhos devido ao lodo, cinzas e cascalho que foram

Informação

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Desporto

Rafael Delaunay Gomes foi Vice Campeão Ibérico de Triatlo Ironman – IBERICMAN

No passado dia 21 de outubro o Algarve e a província espanhola de Huelva receberam o Campeonato Ibérico de Triatlo de Média e Longa Distância. 

Cultura

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Informação

Sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter a 6 quilómetros de Arraiolos

Um sismo pequeno de magnitude 3,1 na escala de Richter foi hoje registado na Rede Sísmica do continente às 04h15 e teve epicentro perto de Arraiolos, distrito de Évora.

Programas

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da toponímia do Vale Ferreiro

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Última Hora

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Informação

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Última Hora

Turismo do Centro quer mudar ideia de que destino foi todo atingido

O presidente do Turismo do Centro de Portugal considera urgente mudar a perceção de que o destino foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para o usufruto

Informação

Tiveram hoje início os funerais das vítimas do incêndio em Oliveira do Hospital. Número de mortes subiu para 12

O funeral de Pedro Neves, de 46 anos, em Nogueira do Cravo, marcou esta sexta-feira o início das cerimónias fúnebres das vítimas…