Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

…promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer no concelho de Seia, de 16 de julho a 3 de agosto do corrente ano.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem uma duração de 15 dias e contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas. Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 10€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que as atividades resultam da aprovação de uma candidatura submetida pela autarquia, no valor global de três mil euros, montante correspondente ao ressarcimento total de 20 voluntários, que engloba três medidas de intervenção: a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta em áreas definidas (8 vagas), o controlo de espécies invasoras (10 vagas) e a realização de atividades de sensibilização (2 vagas).

A vigilância móvel a pé ou em bicicleta vai ser realizada na freguesia de Loriga, na Quinta do Formigo, Lapa dos Dinheiros e Cabeça da Velha – Senhora do Desterro (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros).

O controlo de espécies lenhosas vai ser desenvolvido na Mata do Desterro, área percorrida pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, e consiste no controlo e arranque de pequenas mimosas.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. As ações de sensibilização vão ser coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal. A informação é disponibilizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Seia, utilizando os conteúdos disponíveis na página do Instituto da Conservação da Naturezas e das Florestas (ICNF) e outros conteúdos desenvolvidos pelo mesmo gabinete.

Os jovens interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas e inscrever-se na atividade desejada.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Previous CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Artigos Relacionados

Informação

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Última Hora

Neve corta estrada e fecha escolas no distrito de Viseu

A queda de neve obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu.

Região

GNR de Leiria deteve homem por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve  ontem, em flagrante delito um homem de 49 anos, por tráfico de estupefacientes.

Programas

“Chemical Nature” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Cláudia Duarte e Diogo Carvalho, promotores do projeto “Chemical Nature, Lda”.

Nacional

Operação Baco: GNR intensifica fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, e até dia 28 de maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objetivo de prevenir a

Última Hora

Mulher morreu horas depois de ter sido atropelada pelo próprio carro em Oliveira do Hospital

Uma mulher de 72 anos morreu, ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, depois de ter sido colhida pelo próprio carro, à entrada da garagem, na cidade de Oliveira

Destaque

“Stormbringer” foi o grande vencedor do Concurso Soltem Talentos de Oliveira do Hospital

O grupo Stormbringer convenceu ontem à noite o júri do concurso Soltem Talentos, conquistando o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou o grupo “Overlay” e em terceiro o grupo “Quatro

Informação

Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, presidiu, no domingo , à ordenação de três sacerdotes e um diácono, momento que disse ser um “novo alento” para a diocese, …

Sociedade

Vinho de Oliveira do Hospital premiado com Ouro em concurso internacional

O vinho Alva Magna Tinto, uma produção da Quinta Vale do Cesto, localizada na Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu a Medalha de Ouro no Concurso Internacional …

Destaque

IC6: Autarca de Oliveira do Hospital não acredita no documento do PSD e quer reunião urgente com ministro das Infraestruturas

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considera “deplorável” a resposta dada pelo governo a um grupo de deputados do PSD, …

Região

Incêndio em Góis agrava-se depois de ter estado “praticamente dominado”

O incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares,…

Destaque

Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros

Foi unânime a posição da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital na aprovação da proposta de contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros…