Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

…promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer no concelho de Seia, de 16 de julho a 3 de agosto do corrente ano.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem uma duração de 15 dias e contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas. Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 10€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que as atividades resultam da aprovação de uma candidatura submetida pela autarquia, no valor global de três mil euros, montante correspondente ao ressarcimento total de 20 voluntários, que engloba três medidas de intervenção: a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta em áreas definidas (8 vagas), o controlo de espécies invasoras (10 vagas) e a realização de atividades de sensibilização (2 vagas).

A vigilância móvel a pé ou em bicicleta vai ser realizada na freguesia de Loriga, na Quinta do Formigo, Lapa dos Dinheiros e Cabeça da Velha – Senhora do Desterro (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros).

O controlo de espécies lenhosas vai ser desenvolvido na Mata do Desterro, área percorrida pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, e consiste no controlo e arranque de pequenas mimosas.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. As ações de sensibilização vão ser coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal. A informação é disponibilizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Seia, utilizando os conteúdos disponíveis na página do Instituto da Conservação da Naturezas e das Florestas (ICNF) e outros conteúdos desenvolvidos pelo mesmo gabinete.

Os jovens interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas e inscrever-se na atividade desejada.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

image_pdfimage_print
Previous CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Artigos Relacionados

Cultura

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Informação

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Destaque

Antevisão: FCOH vs Alverca. ARC Oleiros vs ADN

As equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, jogam, este domingo, a 4ª jornada.

Informação

Governo atribui 6,35 milhões a projetos de regadio, um deles em Oliveira do Hospital

O governo vai atribuir 6,35 milhões de euros a 59 projetos de regadio que abrangem uma área superior a 1 800 hectares e 32 concelhos do norte e centro, verba

Última Hora

Falecimento de jovem bombeiro é “uma perda muito grande” para corporação de Vila Nova de Oliveirinha

A morte do bombeiro José Marques, o jovem de 25 anos que faleceu esta manhã num acidente de viação em Tábua, é motivo de grande consternação na corporação de Vila

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Informação

FCOH desloca-se aos Açores. Nogueirense recebe a Académica

Este fim de semana joga-se a jornada cinco do Campeonato de Portugal, Série E, fase da Manutenção. O FCOH tem jogo nos Açores. A ADN recebe a Académica. O Futebol

Última Hora

Rio de Mel: Viagem proporcionada a habitantes da “Aldeia dos Sonhos” foi inesquecível

Os habitantes de Rio de Mel, no concelho de Oliveira do Hospital, cumpriram este fim de semana o sonho de visitar as cidades do Porto e Viana do Castelo,…

Última Hora

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Última Hora

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Região

Família faz apelo para encontrar homem desaparecido desde os fogos de outubro

Rui Costa, de 49 anos, está dado como desaparecido desde os incêndios de outubro em Folgosinho, no concelho de Gouveia. A família lançou um apelo no Facebook.

Última Hora

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

Informação

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne em sessão ordinária

Realiza-se hoje, com início às 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no São Nobre do Município.

Informação

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Última Hora

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Programas

“A Escola e o Meio” apresenta 33º programa na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Vídeos

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

Última Hora

Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França tinha residência em Portugal, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Informação

Eptorádio resultou numa parceria de “sucesso” entre a Eptoliva e a Rádio Boa Nova

O último programa da primeira temporada do projeto EPTORÁDIO foi realizado em direto na emissão na Rádio Boa Nova.

Informação

50 Concelhos de dez distritos em risco máximo de incêndio

Mais de meia centena de concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Eptoliva  quer continuar a ser uma referência no ensino profissional

A Eptoliva, deu hoje as boas vindas aos 220 alunos que vão frequentar esta escola profissional em Oliveira do Hospital e no pólo de Tábua.

Região

Desporto de fim de semana

Está aí mais um fim de semana e com ele, muito desporto para acompanhar. No CNS, o Nogueirense recebe em casa o Mortágua e o Tourizense vai receber o líder