Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

…promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer no concelho de Seia, de 16 de julho a 3 de agosto do corrente ano.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem uma duração de 15 dias e contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas. Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 10€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que as atividades resultam da aprovação de uma candidatura submetida pela autarquia, no valor global de três mil euros, montante correspondente ao ressarcimento total de 20 voluntários, que engloba três medidas de intervenção: a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta em áreas definidas (8 vagas), o controlo de espécies invasoras (10 vagas) e a realização de atividades de sensibilização (2 vagas).

A vigilância móvel a pé ou em bicicleta vai ser realizada na freguesia de Loriga, na Quinta do Formigo, Lapa dos Dinheiros e Cabeça da Velha – Senhora do Desterro (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros).

O controlo de espécies lenhosas vai ser desenvolvido na Mata do Desterro, área percorrida pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, e consiste no controlo e arranque de pequenas mimosas.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. As ações de sensibilização vão ser coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal. A informação é disponibilizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Seia, utilizando os conteúdos disponíveis na página do Instituto da Conservação da Naturezas e das Florestas (ICNF) e outros conteúdos desenvolvidos pelo mesmo gabinete.

Os jovens interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas e inscrever-se na atividade desejada.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Previous CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Artigos Relacionados

Última Hora

Ana Abrunhosa partilhou “medalha de ouro” com equipa da CCDRC e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebeu, ontem, a medalha de Ouro do Município de Oliveira do Hospital.

Informação

FCOH desceu ao último lugar da Série E do Campeonato de Portugal Prio

  Com a derrota por 2-1 frente ao Sabugal nesta jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa oliveirense vê mais perto a descida de divisão. Se  antes era

Educação

Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com “casa cheia”

A Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu hoje as boas vindas ao cerca de 70 novos alunos dos cursos de desporto, turismo, mecatrónica, design e

Informação

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 26.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Governo disponibiliza 28 milhões para mudar espécies em áreas ardidas

O secretário de Estado das Florestas anunciou hoje que o Governo vai lançar uma medida de 28 milhões de euros para substituição em áreas ardidas de espécies de crescimento rápido,

Região

Penacova celebrou dia Mundial da Água com visita à ETAR de S. Paio do Mondego

Com o objetivo de consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a necessidade de preservação e poupança da água, …

Informação

Associação das vítimas dos incêndios de 15 de outubro queixa-se de “discriminação” nos apoios a fundo perdido

A  Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal queixa-se de que os lesados pelos incêndios de 15 de outubro estão a ser alvo de “discriminação negativa” nos

Informação

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Informação

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento

Cultura

Teatro e visita ao museu assinalam Dia Internacional dos Museus em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital comemorou hoje o Dia Internacional dos Museus brindando duas centenas de utentes de IPSS do concelho com uma peça de teatro e uma visita ao Museu Municipal