Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

image_pdfimage_print

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

…promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer no concelho de Seia, de 16 de julho a 3 de agosto do corrente ano.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem uma duração de 15 dias e contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas. Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 10€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que as atividades resultam da aprovação de uma candidatura submetida pela autarquia, no valor global de três mil euros, montante correspondente ao ressarcimento total de 20 voluntários, que engloba três medidas de intervenção: a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta em áreas definidas (8 vagas), o controlo de espécies invasoras (10 vagas) e a realização de atividades de sensibilização (2 vagas).

A vigilância móvel a pé ou em bicicleta vai ser realizada na freguesia de Loriga, na Quinta do Formigo, Lapa dos Dinheiros e Cabeça da Velha – Senhora do Desterro (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros).

O controlo de espécies lenhosas vai ser desenvolvido na Mata do Desterro, área percorrida pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, e consiste no controlo e arranque de pequenas mimosas.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. As ações de sensibilização vão ser coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal. A informação é disponibilizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Seia, utilizando os conteúdos disponíveis na página do Instituto da Conservação da Naturezas e das Florestas (ICNF) e outros conteúdos desenvolvidos pelo mesmo gabinete.

Os jovens interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas e inscrever-se na atividade desejada.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Previous CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Artigos Relacionados

Região

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,

Informação

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Última Hora

Penacova: Coro Vox Et Communio “apadrinha” árvores no Parque Verde

No passado dia 8 de dezembro, os jovens, o maestro e os dirigentes do Coro Vox Et Communio, conscientes da necessidade de melhorar e preservar os espaços verdes do concelho

Desporto

“Sonho” da Taça de Portugal terminou para FCOH

O “sonho” da Taça de Portugal terminou, ontem, para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), depois de ter sido derrotado nas grandes penalidades pelo Lusitano Futebol Clube Vildemoinhos.

Última Hora

Há mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação vulnerável

Durante o passado mês de outubro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, em todo o território nacional, mais uma operação ‘Censos Sénior’, cujo propósito foi atualizar…

Desporto

Equipa de Santo António do Alva vence 1ª eliminatória da Taça da Fundação Inatel

Após o empate na quarta Jornada do Campeonato Distrital, a equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,venceu a ACR

Região

Ministro-Adjunto em  Góis para inaugurar Espaço do Cidadão e prestar reconhecimento à ADIBER

O Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, desloca-se ao concelho de Góis na próxima sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 16h30m, para inaugurar o novo Espaço Cidadão e para presidir à

Informação

Entrevista com Carlos Veiga: “A ESTGOH só pode crescer”

A formar quadros desde 2001, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é cada vez mais uma referência no concelho, na região e no mundo.

Última Hora

Coimbra: Ressonância Magnética tem lista de espera de mais de ano e meio

A secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está preocupada com  o tempo de espera para a realização de um exame de ressonância magnética no Centro Hospitalar…

Destaque

Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

No primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, dia 17 de março, o presidente da República inaugurou esta manhã…

Última Hora

Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância

As novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Pomares foram inauguradas no passado domingo, 15 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil,

Última Hora

Oliveira do Hospital vai ser palco das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental

O Município de Oliveira do Hospital vai ser o palco das comemorações nacionais do “Dia Mundial da Saúde Mental”. O evento, organizado pela Administração Regional de Saúde do Centro,…