Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

…promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer no concelho de Seia, de 16 de julho a 3 de agosto do corrente ano.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem uma duração de 15 dias e contempla a realização de 5 horas diárias, as quais podem decorrer todos os dias da semana entre as 9 e as 14 horas. Aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 10€, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que as atividades resultam da aprovação de uma candidatura submetida pela autarquia, no valor global de três mil euros, montante correspondente ao ressarcimento total de 20 voluntários, que engloba três medidas de intervenção: a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta em áreas definidas (8 vagas), o controlo de espécies invasoras (10 vagas) e a realização de atividades de sensibilização (2 vagas).

A vigilância móvel a pé ou em bicicleta vai ser realizada na freguesia de Loriga, na Quinta do Formigo, Lapa dos Dinheiros e Cabeça da Velha – Senhora do Desterro (União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros).

O controlo de espécies lenhosas vai ser desenvolvido na Mata do Desterro, área percorrida pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, e consiste no controlo e arranque de pequenas mimosas.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. As ações de sensibilização vão ser coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal. A informação é disponibilizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Seia, utilizando os conteúdos disponíveis na página do Instituto da Conservação da Naturezas e das Florestas (ICNF) e outros conteúdos desenvolvidos pelo mesmo gabinete.

Os jovens interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas e inscrever-se na atividade desejada.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

image_pdfimage_print
Previous CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)
Next Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Artigos Relacionados

Região

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Região

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.

Informação

Leiria quer ser Capital da Cultura e transformar o futuro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, afirmou hoje que objetivo principal da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 é …

Última Hora

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Sociedade

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Desporto

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Última Hora

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Informação

Município de Tábua avança com saneamento em Sevilha, Vale de Taipa e Babau

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, assinou no dia 4 de agosto, na Associação Recreativa Sevilhense, o Contrato de Adjudicação da Empreitada de …

Informação

Santa Maria da Feira: Fogo destrói armazém de cortiça

Um incêndio destruiu, esta manhã, um armazém de transformação de cortiça em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira.

Destaque

Nogueirense afastado da Taça de Portugal

A Associação Desportiva Nogueirense perdeu na 1ª eliminatória da taça de Portugal e afastou-se da competição.

Informação

GNR intensifica fiscalização em todo o país a partir de amanhã

Operação Hermes-Viajar em Segurança arranca amanhã e prolonga-se até ao dia 3 de setembro. Militares da GNR vão estar “particularmente atentos” atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa

Informação

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

Cultura

Aristides Sousa Mendes homenageado com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar hoje a título póstumo Aristides Sousa Mendes (1885-1954) com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no dia em que passam

Última Hora

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Última Hora

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Patrimó[email protected](e)”,…

Cultura

Manuel da Costa apresenta livro “Do Homem e Da Terra”

No próximo dia 4 de março (sábado) será apresentado o livro “Do Homem e Da Terra” da autoria de Manuel da Costa. A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal de Oliveira

Informação

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Informação

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Última Hora

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Cultura

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Região

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Região

Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares

As Praias Fluviais do concelho de Arganil distinguidas com “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Qualidade de Ouro” e “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” já se encontram ‘vestidas’ a rigor.

Programas

João Miguel apresentou “Vertigem” na Rádio Boa Nova

O cantor João Miguel apresentou, hoje, o seu novo trabalho “Vertigem” na Rádio Boa Nova. O percurso musical do conhecido artista de Leiria, os novos temas  e os próximos espectáculos

Última Hora

PJ investiga tentativa de ‘carjacking’ em Coimbra 

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, está a investigar uma tentativa de “carjacking” ocorrida ao início da madrugada de quarta-feira, na zona da Portela, em Coimbra.