Seia comemora semana europeia da mobilidade   

Seia comemora semana europeia da mobilidade  

image_pdfimage_print

De 16 a 22 de setembro, integrado nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade do Município de Seia …

… e dando seguimento à sua política de baixo carbono, com especial destaque para a mobilidade suave, a utilização dos transportes urbanos “VaieVem” é gratuita, informa a autarquia.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município de Seia refere que “para além do incentivo à utilização dos transportes urbanos, nesta edição da Semana Europeia da Mobilidade a Câmara valoriza igualmente as boas práticas relacionadas com o tema transversal “Caminhar e pedalar em segurança” cujo slogan é “Caminha connosco”. Neste âmbito, a autarquia promove, no dia 18, uma caminhada pelo circuito urbano, com início no largo da Câmara Municipal, às 20h30.

Por sua vez, dando especial ênfase ao tema da Semana Europeia, o Município convida a população escolar a usufruir da rua sem carros, demonstrando que caminhar e pedalar traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao ambiente.

Neste sentido, no dia 20 de setembro, o trânsito vai estar encerrado no eixo escolar entre a rotunda do Centro Escolar de Seia e a rotunda da Escola Secundária de Seia (rua Cândido dos Reis à rua Dr.º Abel Mota Veiga). O desafio é as crianças e jovens deslocarem-se por modos de transporte ativos e livres de emissões, como andar a pé, de bicicleta, trotinete, skate. A via vai ser ainda preenchida, das 09h às 19h, com um conjunto de atividades lúdicas (carrinhos de rolamentos, campos de jogos, pinturas de rua, slide, circuito Escola Segura, Gym4All, Voleibol, música, etc) para a comunidade escolar, mas também para a restante população.

No sábado, em parceria com o Município, a Associação Empresarial da Serra da Estrela promove, às 19h30, um desfile de moda no Mercado Municipal de Seia. Mais tarde, às 21h30, decorre no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia a apresentação da 25ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a que se seguirá a exibição do filme “Aquarela”, de Victor Kossakovsk. A noite termina com um sunset no Mercado Municipal.

Previous Rafael Gomes percorreu 738 quilómetros em 24 horas e 30 minutos em homenagem ao irmão
Next Incêndio em Póvoa de S. Cosme foi combatido por 27 bombeiros e um meio aéreo

Artigos Relacionados

Cultura

“Ciclo pelas Igrejas” inicia amanhã na Igreja da Misericórdia em Galizes

O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, está a promover vários concertos no âmbito da iniciativa “Ciclo pelas Igrejas”…

Sociedade

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

Nacional

29 concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Bragança, Guarda e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Região

Sapador suspeito de atear fogo na Covilhã fica em prisão preventiva

O sapador florestal de 34 anos suspeito de ter ateado um fogo no concelho da Covilhã vai ficar em prisão preventiva.  Segundo disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária

Vídeos

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital tem impacto económico superior a 2,5 milhões de Euros

A Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza nos dias 16 e 17 de março foi, ontem, apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como o

Última Hora

Região: Ex-bancária confessa em tribunal ter desviado 655 mil euros

Uma ex-bancária do BCP, em Vila Nova de Poiares, confessou ter desviado 655 mil euros de contas de clientes tal como é relatado pelo Ministério Público.

Desporto

Hóquei em Patins do FCOH organiza “Troféu Joaquim Caçapo” este sábado

A Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital promove, este sábado, 21 de setembro, o “Troféu Joaquim Caçapo 2019”, a decorrer no Pavilhão Desportivo de

Região

PJ detém 17 suspeitos da prática de crimes de associação criminosa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de 17 suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, usura, coação, extorsão, incêndio, sequestro, roubo,…

Região

Região: Suspeitos de roubo na via pública ficaram em prisão preventiva

Dois jovens, de 17 e 21 anos, ficaram em prisão preventiva depois de terem sido detidos pela PSP de Pombal por suspeita da prática de roubos na via pública, com

Região

Segurança Social apoiou 292 famílias afetadas pelos fogos de 2017

A Segurança Social anunciou, ontem, ter concedido um conjunto de apoios às populações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 que ascende a 152 mil euros destinados a 292 famílias.

Informação

Região: Apreendidos  805 quilos de longueirão por não possuíam medidas regulamentares

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no passado dia 26 de junho, na localidade de Estarreja, 805 quilos de longueirão-direito (Ensis síliqua).

Informação

Jovens de Oliveira do Hospital debatem alterações climáticas no Parlamento dos Jovens (com vídeo)

No âmbito das sessões do Parlamento dos Jovens, e subordinados ao tema Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos, 30 jovens deputados do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira