Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Seia acolhe 4ª edição Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

O Município de Seia acolhe, de 22 a 25 de agosto, a quarta edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), com 13 países representados.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que o evento é um festival que dá voz a jovens talentos que, este ano, conta com 40 participantes, de 13 nacionalidades diferentes, que procuram a sua sorte e reconhecimento, no único festival do género que se realiza na Serra da Estrela.

Hungria e México são os países em estreia, num palco que também será preenchido pelas bandeiras da Arménia, Brasil, Bulgária, China, Lituânia, Malta, Moldávia, Polónia e Roménia. Portugal volta a congregar o maior número de participantes, com 14, cinco dos quais da cidade anfitriã – Seia.

Os participantes vão ser avaliados ao longo dos próximos dias, no decorrer das eliminatórias, pelo júri internacional do festival, que é constituído por personalidades com ligação ao mundo da música.

Melodia, timbre, ritmo, afinação, personalidade, e presença são um conjugar de atributos que destacam os melhores e ditam os finalistas. E serão estes que se apresentam ao público na Gala final, que acontece no sábado, dia 25, pelas 16h00 no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e onde se ficam a conhecer os grandes vencedores.

Ao espirito competitivo inerente a este tipo de festivais, no contexto dos que acontecem na Europa, o evento representa também uma oportunidade de intercâmbio cultural, enriquecimento pessoal e troca de experiências e técnicas de interpretação musicais e coreográficas, proporcionado pelo contacto entre participantes de diferentes nacionalidades, dando igualmente espaço para visitar o concelho e a região, num programa cultural delineado em paralelo à competição.

image_pdfimage_print
Previous Cerca de 50 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio
Next Governo abre hoje candidaturas para apoiar aos agricultores de Monchique

Artigos Relacionados

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Última Hora

Catarina Nunes, investigadora na área da Engenharia Biológica, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Catarina Nunes, investigadora no ramo da Engenharia Biológica na vertente alimentar.

Última Hora

Mercado Municipal acolhe mais uma edição da Mostra “Da Nossa Terra”

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 12 de agosto, …

Informação

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

Sociedade

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Informação

O Departamento de Saúde Pública da ARSCentro, deixa alguns conselhos para ter em conta com as temperaturas altas

  Listam-se abaixo conselhos que deverão ser divulgados: – Manutenção do corpo hidratado e fresco com ingestão de líquidos; – Evitar a exposição solar em especial entre as 11h e

Sociedade

GNR deteve quatro homens por posse de armas, explosivos e estupefacientes

A GNR deteve quatro homens, com idades entre 17 e 66 anos, nos concelhos de Guarda e de Pinhel, pela alegada prática dos crimes de posse de armas, explosivos e

Região

Despiste de camião faz um ferido na A25

Uma pessoa ficou ferida, esta quinta-feira, na sequência do despiste de um camião na saída da A25, em Albergaria-a-Velha.

Última Hora

Agrupamento de Escolas promove debate sobre Fátima que vai ser transmitido pela Rádio Boa Nova

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no dia 28 de abril, pelas 18h00, o debate «O sol bailou ao meio dia»?! Fátima, fé e História… 100 anos depois»,

Sociedade

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

Região

Região: GNR deteve dez pessoas na posse de mais de cinco mil doses de haxixe

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede detiveram, nos dias 12 e 13 de dezembro, dez pessoas por tráfico de droga e apreenderam 5066 doses de haxixe.

Região

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Informação

Misericórdia de Galizes promove “Jornadas do Conhecimento” por ocasião dos 350 anos

No âmbito das comemorações dos 350 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza hoje as “Jornadas do Conhecimento” alusivas ao “Novo Código dos Contratos Públicos” e…

Última Hora

 “Leituras de Abril” é o tema do mês do Clube de Leitura em Voz Alta

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, amanhã, 17 de abril, pelas 21 horas, na sala de adultos, mais uma atividade do “Clube de Leitura em Voz Alta”.

Informação

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Vídeos

Cláudio Figueiredo promete trabalho e empenho na nova época do Sampaense Basket (com vídeo)

Cláudio Figueiredo, técnico do Sampaense Basket, fala da nova época na Proliga, dos jogos da Taça António Pratas e da formação.

Nacional

Miguel Ventura convidado para Adjunto do Ministro da Agricultura Capoulas dos Santos

Miguel Ventura, até aqui presidente da ADIBER, passa a partir desta segunda-feira, a exercer funções como adjunto no gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural liderado por Capoulas

Informação

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

Destaque

Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprova “voto de protesto” pelas indefinições e atrasos nos apoios às vítimas dos incêndios  

A Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprovou um voto de protesto apresentado por João Dinis, eleito pela CDU, pelas “indefinições paralisantes e atrasos inadmissíveis…

Nacional

Mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931

O mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931, com médias de temperaturas máximas e mínimas muito superiores ao normal, …

Destaque

“Apesar de tanta desgraça, estamos todos aqui a comemorar os 96 anos desta Associação”

A realização de um minuto de silêncio pelas vítimas mortais da tragédia de outubro marcou, ontem, a comemoração do 96º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira Hospital

Última Hora

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Última Hora

“A Floresta- Presente e Futuro” em debate no auditório Crédito Agrícola

Amanhã, dia 20 de março, pelas 18h30, o auditório do Crédito Agrícola, em Oliveira do Hospital, acolhe o debate “ A Floresta – Presente e Futuro”.