Seia: Ações ambientais e educacionais marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta

Seia: Ações ambientais e educacionais marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta

image_pdfimage_print

Tendo subjacente a preservação das árvores e do meio ambiente, o Dia Mundial da Floresta foi comemorado com ações de arborização com as escolas, em Seia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, numa associação ao Dia do Carbono, que também se celebra no dia 21 de março, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizaram uma plantação simbólica de 7 carvalhos-alvarinhos na Barroca da Fonte, em Seia, um por cada período da Tabela Periódica.

A autarquia refere que o objetivo das ações é sensibilizar, em especial a comunidade escolar, para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. As árvores são um dos principais reservatórios de dióxido de carbono, pelo que são importantes reguladores do clima, combatendo as alterações climáticas.

Enquadrado no tema, o CISE também realizou uma ação de educação ambiental – “A Flora da Serra da Estrela” na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dirigida a todos os alunos dos quintos e sextos anos de escolaridade. Com esta ação pretendeu-se, não só dar a conhecer a flora e a vegetação da serra da Estrela e a função da floresta, mas principalmente alertar os alunos para a importância da conservação das espécies nativas da região.

Paralelamente, a convite do Chão do Rio – Turismo de Aldeia, o CISE realizou no dia 21 um percurso interpretativo por uma área que foi reflorestada, no início de 2018, em conjunto com a Casa de Santa Isabel e os alunos do 6ºA da Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho. A visita ao Chão do Rio incluiu ainda a colocação de uma série de 13 caixas ninho feitas na carpintaria da Casa Santa Isabel, que pretendem compensar um pouco a falta de abrigo pela redução da floresta no pós fogo Outubro 2017, e a plantação simbólica de dois vidoeiros. No final, os alunos foram protagonistas de momentos de poesia e da dramatização de uma obra da autoria de José Saramago.

No dia seguinte, a 22 de março, foi assinalado o Dia Mundial da Água no Centro Escolar de Seia com jogos e experiências, uma forma lúdica de chamar a atenção dos alunos do 1º ciclo para o uso sustentável da água.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), que através do jogo “Glória” deu a conhecer o ciclo da água, o valor associado a este bem precioso para a vida e algumas dicas para um uso eficiente, como o consumo de água da torneira. Por sua vez, a Loja da Poupança Energética do Município proporcionou a realização de experiências sobre a água no espaço da loja itinerante

Trata-se de um conjunto de ações fundamentais na formação da consciência ambiental. O objetivo das iniciativas visa mostrar que, através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível reduzir o consumo de água e contribuir para o seu uso eficiente, e sensibilizar os alunos sobre a importância que a água e as florestas têm na nossa vida, motivando-os para a sua preservação.

Associadas a estas medidas, o Município tem previstas outras iniciativas no plano de sensibilização educacional, como a ação sobre o uso da água que a EPAL vai realizar nos Jardins-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Paroquial, no próximo dia 4 de abril, e as visitas ao Ecocentro e Estação de Transferência, esta sexta-feira (29 de março), com o 8º ano do Agrupamento de Escolas de Seia.

Previous GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais
Next GNR deteve suspeito de furtos nos distritos de Coimbra, Viseu, Leiria e Aveiro

Artigos Relacionados

Região

Freguesia em Oliveira do Hospital perdeu 80 empregos em duas serrações

Pelo menos 80 pessoas perderam o emprego na área da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, em Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

Última Hora

Nuno Melo arrancou em Coimbra rumo às europeias

Nuno Melo deslocou-se a Coimbra, a convite da concelhia do CDS, para falar sobre a Direita no contexto Europeu e foi recebido por mais de uma centena de pessoas na

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital reforça rede de ilhas ecológicas

Encontram-se já em funcionamento as 16 novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da cidade de Oliveira do Hospital e em várias freguesias do concelho.

Informação

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Região

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Destaque

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Informação

13 detenções, 573 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 11 a 17 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Câmara Municipal volta a dinamizar o Mercado Municipal com uma programação repleta de atividades direcionadas para os mais novos e o habitual

Última Hora

Circulação restabelecida na Linha do Norte após descarrilamento de vagão

A circulação entre Souselas e Pampilhosa esteve cerca de duas horas interrompida, após o descarrilamento de um vagão de mercadorias, mas foi entretanto foi retomada “de forma alternada”.

Informação

Festas do Concelho animam Seia durante cinco dias

Seia está em festa entre 11 e 15 de agosto. Durante cinco dias, o centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município, ganha mais vida…

Última Hora

GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais

Face ao agravamento do risco de incêndio florestal, previsto para os próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje e até ao dia 31 de março,…